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ARAGUAÍNA: Pesquisa pretende descobrir nível de infecção real da Covi-19 na população

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A Prefeitura de Araguaína, por meio de agentes de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) iniciaram nesta segunda-feira, 1º, a entrega de cartas-convites nas residências para realização do projeto de testagem para a covid-19 em Araguaína. A pesquisa pretende descobrir o nível de infecção real da doença na população local, levando em consideração os casos de pessoas assintomáticas, além da população com sintomas leves, que não chegaram a procurar as unidades de referência e não entram para as estatísticas da Secretaria Municipal da Saúde.

Os testes serão realizados por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde, UFT (Universidade Federal do Tocantins), Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína) e o Ministério Público do Trabalho, que direcionou os recursos para a aquisição dos testes. Serão selecionados por meio de sorteio moradores em todos os bairros da cidade, totalizando 536 pessoas testadas pelo sistema de amostragem.

“A testagem é voluntária, o agente de endemias do CCZ visita a residência sorteada e entrega a carta-convite ao morador. Caso o morador não aceite participar da pesquisa, outra residência será sorteada”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Eduardo Freitas.

A aposentada Nora Fernandes, 66 anos, foi uma das primeiras a receber a visita da equipe da Vigilância Epidemiológica de Araguaína e diz ter ficado feliz com o convite. “Há muito tempo tenho vontade de fazer esse teste e acho muito importante este trabalho, conheço vizinhos que não apresentaram sintomas e acabaram contaminando toda a família, isso nos deixará mais seguros”, comentou.

As coletas serão feitas em um espaço cedido pelo Sindicato Rural de Araguaína e ocorrerão dos dias 8 a 12 de fevereiro por meio de agendamento. De acordo com a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia, o resultado ajudará em novas medidas contra a pandemia, inclusive para o plano de vacinação. “Além do teste, uma equipe técnica da UFT aplicará questionário com as pessoas voluntárias no dia da testagem, sobre condições socioeconômicas, sintomáticas, contatos que tiveram a doença e outras variáveis que serão cruzadas para identificarmos as tendências de contaminação”.

Projeto inédito

Diferente do que foi realizado pelo Ibope e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), esse projeto será dedicado à estatística no Município. “O estudo será complementar ao anterior, porque as 200 amostras feitas em municípios de todo Brasil deram o resultado nacional, mas a nível local não foi suficiente”, afirmou o professor da UFT José Carlos Ribeiro Júnior.

O projeto inédito, com 536 testes, segue um modelo matemático com amostragem superior à quantidade mínima necessária para uma cidade com 180 mil habitantes. O método prevê ainda dividir Araguaína em cinco regiões e aplicar mais testes em áreas que houver mais moradores por metro quadrado. Já as casas serão sorteadas e o morador aleatório, maior de 18 anos e que não teve diagnóstico de covid-19 será convidado a participar. O nível de confiança do estudo é de 95%.

Os exames

A pesquisa usará dois testes diferentes, o Elisa, que usa amostra de sangue para reações antígeno-anticorpo detectáveis, e RT-PCR, usa uma coleta de mucosa por swab.

O RT-PCR será realizado pela UFT para medir a carga viral da covid-19, mesmo em pessoas sem sintomas, enquanto o Elisa tem financiamento do Ministério Público do Trabalho e diagnóstico do Laboratório Analisys para avaliar se o morador já teve a presença do vírus no organismo, mesmo sem saber.

“Esse projeto é importante porque Araguaína está protagonizando muitas ações baseada em dados e pesquisas sobre a covid-19. Esse estudo feito pela UFT é um passo muito grande dado por esses pesquisadores que estão contribuindo com o combate ao novo coronavírus e norteando as ações dos gestores para o controle dessa doença em nossa cidade. A equipe da UFT está de parabéns e a Aciara se coloca como parceira para que esse projeto tome corpo e seja executado. Além de beneficiar nossa cidade, a pesquisa será referência para outros municípios e regiões no controle desse vírus”, informou a presidente da Aciara, Hélida Dantas.

Novo modelo

O professor doutor em microbiologista da escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFT, José Carlos Ribeiro Júnior, explica ainda que essa pesquisa é diferente da idealizada no início da pandemia, em abril.  “Agora que conseguimos adaptar o método oficial, recomendado pela OMS. Aquele anterior é um modelo novo, desenvolvido na UFT, que custa um terço do valor comum, mas que precisa passar por todos os processos de aprovação e por isso não foi autorizado meses atrás”.

O teste para validação do novo modelo usou o exame pareado com o RT-PCR em 346 pacientes da Atenção Básica de Araguaína e alcançou eficiência em 95%. (Felipe Maranhão / Foto: Marcos Sandes)

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Participantes de sequestro de gerente do Sicoob no Tocantins são denunciados

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O Ministério Público do Tocantins (MPTO) propôs, nesta sexta-feira, 23, denúncia contra Sherlley dos Santos Lima e Roniel Pereira de Souza, pela participação no sequestro do gerente do Sicoob de Porto Nacional, de sua esposa, seus dois filhos e da tesoureira da instituição financeira. O crime ocorreu em 28 de junho.

Segundo é narrado na denúncia, Sherlley dos Santos Lima, que é servidor público, foi o idealizador e participou da execução do crime, prestando todo o suporte necessário à ação. Já Roniel Pereira Souza é caracterizado como um dos autores do delito.

Ao serem ouvidos pela autoridade policial, eles confessaram a participação no sequestro. Ambos encontram-se presos preventivamente na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP).


Sherlley e Roniel responderão pelo crime de sequestro, com a qualificadora de que o ato envolveu sequestrado menor de 18 anos, o que implica pena de reclusão de 12 a 20 anos. Eles foram denunciados também pela prática de corrupção de menores, já que um adolescente de 16 anos participou da ação.

Conforme a denúncia, Sherlley responderá ainda pelo uso de documento falso, por ter apresentado na Delegacia de Polícia identidade em nome de outra pessoa, e Roniel responderá pelo crime de roubo, por ter subtraído o celular da tesoureira do Sicoob.

O adolescente envolvido também confessou sua participação e deverá responder, na Vara da Infância e Juventude, pela prática de ato infracional.

O gerente do Sicoob, sua esposa e os filhos, com idade de dois e nove anos, foram sequestrados em casa e levados para o mato. Em seguida, a tesoureira foi sequestrada, por possuir a chave do cofre da instituição financeira.

A denúncia foi proposta pela 1ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional.

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Tocantins

Sebrae orienta donos de pequenos negócios sobre como se adequarem à LGPD

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Desde a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em 18 de setembro do ano passado, o Sebrae tem atuado para orientar os donos de pequenos negócios para que eles se adequem à nova legislação que determina a proteção de informações pessoais de clientes de todas as empresas do país, incluindo as micro e pequenas, assim como os microempreendedores individuais (MEI). Para isso, a instituição tem promovido ações para esclarecer os empreendedores sobre as diretrizes da lei, com a disponibilização de conteúdos orientativos em https://www.sebraelgpd.com.br/, além de curso online gratuito sobre o tema.

A analista do Sebrae, Solivania Dantas, explica que cada dono de um pequeno negócio deve analisar a realidade da sua empresa, mas recomenda que, primeiramente, o empreendedor realize o mapeamento dos dados pessoais dos clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores já cadastrados. “O mapeamento deve nortear todo o processo de adequação à lei. Com ele, é possível ter um entendimento de quais controles devem ser estabelecidos e quais contratos precisaram ser ajustados”, destacou.

Apesar das penalidades previstas na LGPD só começarem a valer a partir de 1º de agosto deste ano, é fundamental que os empresários entendam a importância da lei e os benefícios que ela traz para o negócio. “Tratar os dados pessoais dos clientes com responsabilidade é tratar os consumidores com respeito e atenção, preservando sua privacidade. Isso gera a oportunidade de conquistar e fidelizar o público, que vai perceber como a empresa está mesmo preocupada com a segurança e a satisfação das pessoas”, ressaltou a analista.

De acordo com a LGPD, são considerados dados pessoais as informações como nome, RG, data e local de nascimento, localização via GPS, prontuário de saúde, histórico de pagamentos, entre outros, inclusive em meio digital. Entre as penalidades determinadas para quem for pego usando esses dados de maneira indevida ou sem autorização, está uma multa que pode chegar a 2% do faturamento, limitadas a R$ 50 milhões, além de advertência e sanções que incluem a suspensão das atividades parcial ou totalmente.

Outras medidas

Entre as ações desenvolvidas dentro do Sebrae, destacam-se também o estabelecimento de um Programa de Governança em Privacidade, o mapeamento dos dados pessoais, a elaboração de uma nova Política de Privacidade e Termos de Uso, além da adequação de contratos e aprimoramento das diretrizes e procedimentos de segurança da informação.

A instituição também criou um canal de atendimento específico para atender solicitações dos empreendedores cadastrados no Portal Sebrae em relação à proteção de seus dados pessoais, como por exemplo: solicitar acesso aos dados, solicitar a correção, confirmar a existência de tratamento, revogar consentimento de uso e até mesmo solicitar a portabilidade. O atendimento é feito de forma online e pode ser acessado em https://bit.ly/2UqYZre. (Assessoria de Imprensa do Sebrae)

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ARAGUAÍNA: Entidades têm até dia 30 para inscrever projetos em seleção do Fundo da Infância e Adolescência

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Estão abertas desde o início do mês de julho as inscrições para seleção de projetos que serão financiados com recursos do FIA (Fundo da Infância e do Adolescente) em Araguaína. Serão selecionados projetos que visam a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social.
 
De acordo com o Edital de Chamamento nº 001/2021, as entidades cadastradas junto ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) têm até o próximo dia 30 de julho para apresentar seus projetos para avaliação.
 
 Este ano, o valor destinado do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) é de R$ 320 mil, sendo que cada instituição interessada poderá ser financiada em até R$ 40 mil. A inovação nesse edital foi a disponibilidade de Assessoria Técnica na área de elaboração de projetos feita por profissional técnica que atua na área da Assistência Social.
 
O edital está pautado em cinco eixos: Promoção, Proteção e Defesa do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e adolescentes, Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Trabalho Infantil e Promoção e Prevenção em Defesa dos Direitos do Adolescente de Cumprimento ou Egressos de Medidas Socioeducativas.
 
Doação melhora serviços
Para a coordenadora da regional norte das APAEs, Davanita Ferreira, os recursos destinados ao FIA ajudam nos projetos sociais das entidades locais. “A nossa APAE em Araguaína já foi contemplada com projetos nas áreas de arte, cultura e esporte e fomos destaques estadual e nacional. Quem doa para o fundo está ajudando muito a comunidade”, agradeceu.
 
O coordenador do FIA, Edson Silva, ressalta que esses recursos são oriundos de destinação de parte do Imposto de Renda (IR) dos doadores tanto pessoas físicas como jurídicas. “Os recursos doados são importantes para viabilizar financeiramente a implantação dos projetos que atendem a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em nossa comunidade”, pontuou.
 
Mais informações
As entidades interessadas em se inscrever podem entrar em contato com a comissão da seleção pelo telefone (63) 3411 1257. O edital também está disponível on-line pelo link https://bit.ly/3iufnik
 
Cronograma
Período de inscrição: 1º a 30 de julho;
 
Análise e resultado: 2 a 4 de agosto;
 
Aprovação: 5 de agosto;
 
Publicação preliminar do resultado: 6 de agosto;
 
Recursos apresentados: 9 a 13 de agosto;
 
Resultado final e homologação: 16 de agosto;
 
Repasse dos recursos:  31 de agosto.

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