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terça-feira, 05 / julho / 2022
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ARAGUAÍNA: Procon e Aciara promovem campanha para quitação de débitos

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Consumidores de Araguaína e região com seus nomes negativados no comércio local, durante esta semana, terão a oportunidade de quitar seus débitos. Entre os dias 10 e 14 de dezembro, o Procon, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), realiza a campanha Limpe seu nome.

A ação acontece na sede do Núcleo de Atendimento do Procon, em Araguaína, na Avenida Paranaíba, Sala 02, no centro, com atendimento continuado das 8 às 18 horas. Os atendimentos realizados pelo Procon vão permitir a negociação de forma facilitada, para que o consumidor possa restaurar seu crédito junto ao comércio.

Aderiram à campanha os estabelecimentos: Prepara Cursos, Dismacom material para construção, Central do pano, Ótica Perfil, Cemitério Jardim das Paineiras, Colégio Intelectus, Inviolável Araguaína, Casa da Construção, Kamilla Modas, Drogaria do Povo, Visual Calçados e Simone calçados.

Para participar, o consumidor interessado deve procurar o Núcleo de Atendimento do Procon estadual portando documentos de identificação oficial com foto. Após a consulta do CPF no SPC e Serasa junto à Aciara e, em caso do nome estar negativado, o cidadão passa a ser atendimento por uma equipe do Procon que verificará se a loja onde o cliente tem o débito está participando da campanha.

Orientações Procon

De acordo com a técnica do Procon e especialista em direitos do consumidor, Liliane Borges, mesmo que haja atendimento de consulta às empresas de proteção ao crédito, é importante que o consumidor, por uma questão de zelo, na hora de negociar os débitos, tenha em mãos todos os documentos relativos à dívida, como comprovantes de pagamento e contratos. Outra orientação é realizar uma negociação dentro da capacidade real de pagamento. “Não é importante para o consumidor fazer um novo parcelamento com valores que saiam do orçamento, levando o problema a se agravar ainda mais”, recomendou a técnica do Procon.

Segundo o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, a participação do Órgão, nesse atendimento ao público, demonstra ao cidadão que as ações não se limitam à proteção dos seus direitos enquanto consumidor, mas também oferece suporte legal às demandas que advêm do consumo. “Uma maioria considerável dos consumidores querem quitar suas dívidas, então cabe a nós, instituições e ou entidades, promover campanhas que possibilitem ao cidadão restabelecer o seu crédito no comércio”, considerou o gestor, lembrando, ao consumidor, que o mais importante é não perder de vista que o melhor caminho é o consumo consciente. (Luciene Lopes)

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