Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Últimas exigências de segurança são atendidas para que Azul Linhas Aéreas opere voos

Publicado

em

Por meio de ofício enviado para a Prefeitura de Araguaína, a SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil) do Ministério da Infraestrutura autorizou mais uma etapa para a modernização do Aeroporto de Araguaína: a implantação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão). O equipamento é um sistema de auxílio visual à navegação aérea, que informa aos pilotos a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso e proporcionará mais segurança à operação e aos passageiros.

“Ano passado tivemos a implantação da EMSA (Estação Meteorológica de Superfície Automática) e agora fomos autorizados a implantar o PAPI, última das exigências da Azul Linhas Aéreas durante a visita da equipe técnica ao aeroporto para que operasse o voo com o Jato Embraer-195, com capacidade de até 118 passageiros, em nosso Município”, explicou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Hélter Dantas.

Próximos passos
Segundo o secretário, o próximo passo para implantação do equipamento de segurança é a apresentação do Termo de Referência para contratação do projeto executivo. “O Município já providenciará o termo, conforme requerido no ofício da SAC, logo depois faremos o processo licitatório para aquisição. A previsão é de que o aparelho esteja funcionando no aeroporto em seis meses”.

Sobre o PAPI
O equipamento é constituído por quatro aparelhos de iluminação, que são instalados na cabeceira da pista de pouso e decolagem. O equipamento reforça o nível de segurança às operações. Em cada uma das quatro caixas, há um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho.

De acordo com o ângulo de aproximação do avião, as luzes podem variar, dando uma posição precisa do ângulo de aproximação da aeronave em relação à pista de pouso.

Potencializando a economia
O secretário executivo Hélter Dantas lembra ainda que a modernização do aeroporto iniciou na gestão do ex-prefeito Ronaldo Dimas e agora é uma meta do prefeito Wagner Rodrigues, com apoio do deputado federal Tiago Dimas.

“A implantação do instrumento de pouso vai potencializar a economia, impulsionando o desenvolvimento econômico através da atração de novos investidores no comércio e indústria local e do turismo regional. Esse é mais um investimento autorizado pela SAC ao Aeroporto de Araguaína”, finalizou Dantas.

Voos
O Aeoporto de Araguaína opera atualmente com voos comerciais às terças-feiras, quintas-feiras e sábados com destino a Brasília às 15h30 e retorno às 11h10. A venda de passagem é realizada diretamente no site da Gol Linhas Aéreas (www.voegol.com.br), em um sistema de “codeshare”, com voo operado pela Passaredo Linhas Aéreas até Brasília e seguindo para todos os destinos no território nacional por meio da Gol.

A partir do dia 28 de fevereiro, os voos passarão a ser realizados às terças, quartas e quintas-feiras, sábados e domingos, não operando apenas nas segundas e sextas-feiras.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Governo do Tocantins anuncia novo concurso da Segurança Pública

Publicado

em

Conforme o secretário Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, a formação da comissão que irá preparar o novo concurso público da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O anúncio, feito em solenidade restrita no Palácio Araguaia.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais. 

Continue lendo

Tocantins

PF realiza operação para investigar organização criminosa suspeita de corrupção no TCE do Tocantins

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta, 3, a Operação “Esopo 267”, visando desarticular organização criminosa suspeita de fraudar processos licitatórios e a execução de contratos relacionados a construção do prédio anexo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

Aproximadamente 70 policiais cumprem 13 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Ministro Og Fernandes do Superior Tribunal de Justiça, além de outras medidas de interesse da investigação, nas cidades de Palmas/TO e Goiânia/GO.

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União constataram além dos indícios de fraude à licitação e de desvios na execução dos contratos, diversos outros elementos que apontam para o cometimento dos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, além da constituição de organização criminosa por servidores públicos e empresários do ramo da construção civil.

Além da obtenção de novas provas, busca-se interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, além de resguardar a aplicação da lei penal.

Os contratos investigados somam mais de R$ 25 milhões. A partir das movimentações financeiras suspeitas, laudos periciais e informações de campo, estima-se um prejuízo aos cofres púbicos da União superior a R$ 4 milhões.

A operação Esopo 267 faz referência a uma das versões da fábula do Lobo em pele de cordeiro, em virtude de que os ilícitos investigados estariam associados ao próprio órgão responsável por evitá-los.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: BRK Ambiental realiza obra emergencial após soterramento de unidade de captação de água no setor Maracanã

Publicado

em

A BRK Ambiental trabalha na perfuração de um novo poço em Araguaína, após o soterramento de uma unidade responsável pelo abastecimento de 16 bairros da cidade. Após o incidente, a concessionária precisou desativar o poço localizado no setor Maracanã e, por isso, até que seja concluída a obra da nova unidade, a região poderá enfrentar intermitência no fornecimento de água. 

Além de dar início imediato à perfuração de um novo poço para normalizar o abastecimento, a empresa vem adotando ações emergenciais para suprir a falta desse poço durante a obra, que deve durar cerca de 45 dias. Dentre as medidas já adotadas para suprir o déficit de produção de água na região, a BRK Ambiental aumentou as horas de operação de outros poços existentes, realiza manobras nas unidades de tratamento circunvizinhas e conta com o apoio de caminhão pipa (para atender unidades de saúde, escolas e situações emergenciais específicas). 

“Nossas equipes estão mobilizadas para reduzir ao máximo os transtornos para os clientes. Além do monitoramento do abastecimento nesta região, atuamos para concluir o quanto antes a perfuração do novo poço. Até lá, contamos também com a contribuição de todos, com o uso racional de água, para evitar maiores transtornos”, destaca Álem Felipe da Silva, responsável operacional da BRK Ambiental em Araguaína. 

A empresa orienta ainda que os clientes que possuem caixa d’água devem economizar para que os níveis dos reservatórios continuem suprindo a necessidade durante o período de obra e recuperação do sistema de abastecimento. Caso o cliente precise de alguma informação, pode procurar a concessionária pelos canais de atendimento como o 0800 6440 195, disponível 24h, e o Whatsapp (11) 99988-0001, que funciona em horário comercial e apenas por mensagem. 

Os bairros impactados pela ocorrência são: Maracanã, Universitário, Setor Sul, Presidente Lula, Costa Esmeralda, Costa Esmeralda Norte, Vila Norte, Vila Couto, Jardim das Mangueiras, Bela Vista I e II, Belchior, Vila Jardim, Boa Vista, Parque Bom Viver e Setor Barros. 

Continue lendo
publicidade Bronze