Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Uma a cada quatro mortes por Covid-19 no município não tinha nenhuma comorbidade

Publicado

em

Um a cada quatro moradores de Araguaína que morreram devido a covid-19 não tinha nenhuma comorbidade, aponta o Boletim Epidemiológico do último dia 20. A porcentagem exata é de 26,6% e representa 21 dos 79 óbitos registrados até a data. A proporção de óbitos também é a mesma para o grupo abaixo dos 60 anos, em que não são considerados idosos.
 
De acordo com o médico Vinícius Menezes, que é gestor de assistência e qualidade do Instituto Saúde e Cidadania (Isac), os cuidados devem ser constantes por todos. “A covid-19 é uma doença nova e temos alguns fatores de risco que aumentam a chance de evolução ruim, entretanto, todas as pessoas são suscetíveis a evoluir com gravidade e morte, independente de idade ou doenças crônicas”, alertou.
 
Dentre as pessoas que morreram, além do grupo sem comorbidade, outros três grupos se destacam: pacientes com hipertensão (12,7%), doença cardíaca (11,4%) e hipertensão mais diabetes (10,1%).
 
Falsa segurança

Na pirâmide etária dos 5.688 casos confirmados para covid-19 até a data do boletim, 70% se concentram entre os 20 e 49 anos, principalmente na casa dos 30.  A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Regina Gomes, alerta que muitos casos que têm manifestação leve, com sintomas por 3 a 5 dias, acabam por conta própria descartando a doença antes do resultado do exame.
 
“Tem muitos casos que manifestam leve, não acham que é covid-19 e acabam não cumprindo o isolamento correto. Ficam em casa, mas acham que podem ter a mesma convivência e quando ligamos para fazer o acompanhamento relatam que outras pessoas da casa já sentem sintomas”, citou a coordenadora.
 
Ela também alerta que essa transmissão dentro da família é perigosa, porque pode atingir o grupo de pessoas com comorbidade e idosos. “Tem idoso que pensa que só vai morrer se for realmente a hora, mas tem muitos que se cuidam. Alguns idosos relatam à equipe de monitoramento que devemos é pegar no pé dos jovens, que adoecem e levam a doença para dentro de casa”, destacou.
 
Precauções

Para evitar o aumento da disseminação do novo coronavírus, é necessário seguir as recomendações dos órgãos de Saúde, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou higienizá-las com álcool em gel; usar máscara em locais públicos; manter distância mínima de 2 metros das outras pessoas; não tocar nos olhos, nariz ou boca; se tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável ou com a parte interna do cotovelo.
 
Em caso de contaminação, a pessoa deve ficar em isolamento dentro de um quarto na residência e, se possível, ter banheiro exclusivo para uso.  É ideal também que a pessoa em isolamento domiciliar tenha uma lixeira exclusiva para seus resíduos, que deve ficar no cômodo reservado somente para ela.
 
Todos os resíduos como máscaras descartáveis, lenços de papel e outros materiais usados na higiene pessoal devem ser acondicionados em sacos plásticos resistentes, que só devem ser preenchidos até dois terços de sua capacidade total, isso facilitará a amarração com nó duplo, evitando uma abertura acidental.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins tem 66.865 casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta segunda, 28 de setembro, foram contabilizados 164 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 51 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 203.163 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.865 casos confirmados da doença. Destes 50.384 pacientes estão recuperados e 15.448 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 922 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Motorista bêbado mata mulher, foge do local, mas é capturado pela PM

Publicado

em

No final da tarde deste domingo, 27, um motorista embriagado provocou um acidente com vítima fatal no km 98 da TO-222 no município de Araguaína. Uma mulher veio a óbito e o condutor fugiu do local, mas foi detido logo em seguida pela Polícia Militar.

Durante patrulhamento, policiais do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas(BPMRED) foram informados por transeuntes sobre um acidente que acabara de acontecer entre um automóvel e uma motocicleta na altura do KM 98 da TO – 222. Ao chegar no local do sinistro já havia uma aglomeração de pessoas que informaram que o condutor envolvido havia fugido do local em outro veículo.

Como o socorro já havia sido acionado, os patrulheiros do BPMRED focaram em encontrar o autor do acidente. Após buscas pela região, os policiais encontraram o motorista que apresentava sintomas de embriaguez e recusou-se a realizar o teste do etilômetro. 

Testemunhas do acidente informaram que o condutor do veículo dirigia em alta velocidade fazendo “zig zag” na pista e que na hora do acidente havia outras pessoas no veículo que o ajudaram a fugir e intimidaram as pessoas que tentaram impedi-lo.

O acidente deixou uma vítima fatal. A mulher morta no acidente era mãe de uma jovem de 14 anos, que acompanhava a mãe no momento do sinistro. A menor teve fratura na bacia e lesões internas tendo sido levada pelo SAMU ao Hospital Regional de Araguaína onde passou por procedimento cirúrgico.

A motocicleta conduzida pela vítima fatal incendiou-se e ficou totalmente carbonizada. O tráfego no local do acidente ficou interditado por algumas horas e a equipe do BPMRED contou com o apoio de outras viaturas do 2° Batalhão da PM para controle da situação.

Após a liberação do fluxo na rodovia e finalização dos trabalhos, os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de plantão onde foram tomadas as providências cabíveis.

Continue lendo

Tocantins

Confira o cronograma de interdições de ruas para obras de água e esgoto em Araguaína e Colinas

Publicado

em

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, está realizando a implantação de redes de esgoto em novas áreas de Araguaína e Colinas do Tocantins, na região norte do estado.

O projeto, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população por meio do saneamento básico, contempla a substituição de 24,1 km de redes de água e 33,7 km de redes de esgoto, que beneficiarão mais de 2 mil famílias de Araguaína. Na cidade de Colinas, a empresa está expandido as redes de esgoto para novas áreas.

Nesta semana, as equipes continuam trabalhando nas ruas e avenidas do setor Morada do Sol em Araguaína e do setor Santo Antônio em Colinas. 

Confira o cronograma completo das ruas que serão interditadas: 

Setor Morada do Sol em Araguaína

Segunda-feira (28)

Rua 12

Rua C

Terça-feira (29)

Rua B

Quarta-feira (30)

Rua 11

Rua Boa Esperança

Quinta-feira (01)

Rua B

Rua Boa Esperança

Setor Santo Antônio em Colinas do Tocantins

Segunda-feira (28)

Rua Pachorel entre as ruas Goiás e das Flores;

Rua das Flores entre as ruas Pachorel e Joviano;

Rua Pachorel entre as ruas São Francisco e Luiz Alves Guida;

Rua Luz Alves Guida entre ruas Pachorel e Araguaína;

Terça-feira (29)

Rua Goiás entre as ruas Joviano Manoel De Oliveira e Pachorel;

Rua Luz Alves Guida entre as ruas Pachorel e Araguaína;

Rua Pachorel entre as ruas Alves Guida e São João;

Quarta-feira (30)

Rua Joviano entre as ruas Goiás e das Flores;

Rua Das Flores entre as ruas Joviano e Pachorel;

Rua Pachorel entre as ruas São João e São Paulo;

Quinta-feira (01)

Rua São José entre as ruas José Moisés de Araújo e Goiás;

Sexta-feira (02)

Rua José Moisés de Araújo entre a rua São José e Av. Santos Dumont;

Av. Santos Dumont entre as ruas José Moisés De Araújo e Goiás;

Rua São Paulo entre as ruas Pachorel e Santos Dumont;

Sábado (03)

Rua Goiás entre Av. Santos Dumont e rua Joviano;

Continue lendo
publicidade Bronze