Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Via Norte começa a receber pavimentação asfáltica

Publicado

em

As obras da primeira etapa da Avenida Via Norte, o maior projeto de infraestrutura urbana do Tocantins, já ultrapassam os 60% executados. Nesta quarta-feira, 1°, o trecho entre a Avenida Neief Murad e Rua Ademar Vicente Ferreira, no Setor Noroeste, começou a receber a pavimentação asfáltica.

O trecho receberá 5.000 metros quadrados de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente). “A obra está indo bem, dentro do que foi planejado e com previsão de entrega até novembro. Uma via importantíssima que vai mudar a cara de Araguaína ainda mais. Vocês verão o fluxo da cidade mudando para cá, gerando oportunidades, gerando empregos, segurança no trânsito”, comentou o prefeito Wagner Rodrigues.

Ainda nesta quarta-feira, está prevista a liberação do tráfego na Rua Araguaia para que o trecho do cruzamento da Rua Ademar Vicente Ferreira com a Via Norte seja interditado para execução de drenagem e pavimentação.

Reforço estrutural

O trecho inicial da via, no cruzamento com a Avenida Cônego João Lima, no Centro, está sendo preparado para receber uma laje em concreto reforçando as aduelas que ficarão sob a nova via.


“A laje tem a função de distribuição da carga do tráfego sobre o canal, além da adequação das cotas entre a Via Norte e as ruas perpendiculares ou transversais”, explicou o secretário da Infraestrutura, Simão Moura Fé.

Andamento das obras

Com previsão de entrega até o final deste ano, a primeira etapa da Via Norte já conta com a bacia de detenção e rampa de manutenção concluídas. As obras seguem avançando em diversas frentes de serviço, com a demolição de pontes existentes, já com 89% executados; terraplanagem 40% concluída; implantação da rede de águas pluviais 37% concluída; e canalização com aduelas em concreto, 84% do total previsto implantadas até o último dia 12.

Ainda estão previstas as etapas de pavimentação, seguida do plantio de grama nas áreas permeáveis, implantação de calçadas com acessibilidade, ciclovias, iluminação pública e sinalização vertical, horizontal e semafórica.

Águas de Araguaína

O desenvolvimento sustentável, com investimentos em infraestrutura aliado à preservação das nascentes é o objetivo do Projeto Águas de Araguaína. O projeto é executado com financiamento obtido por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF).

Durante o processo de desocupação das áreas para implantação da Via Norte, foram identificados 30 lançamentos clandestinos de esgoto no córrego Neblina. Com a canalização, não será mais possível a ocorrência destas situações, evitando a degradação dos recursos hídricos disponíveis nos córregos Canindé e Neblina, principais afluentes da bacia do Lontra e consequentemente colaborando para a despoluição do Lago Azul.

Além da implantação da Via Norte, avenida que ligará o centro da cidade a 14 bairros, contribuindo para desafogar o trânsito de Araguaína, o Projeto contempla uma série de obras nos bairros, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões.

A criação de bacias de detenção da água das chuvas, evitará futuros alagamentos e a implantação de vários pontos de área verde, com os parques Nascentes do Neblina, São Miguel e Raizal, garantirá a preservação dos córregos Neblina, Jacuba e do Rio Lontra. (Marcelo Martin / Foto: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

PALMAS: Janad Valcari destina emenda para compra de equipamentos e insumos para Saúde

Publicado

em

Emendas sim, mas com o destino certo, a saúde. Este é o jeito com que a presidente da Câmara de Palmas, vereadora e professora, Janad Valcari (PODE), escolheu aplicar os recursos oriundos de emendas impositivas do orçamento de 2022.

Ainda no mês de dezembro de 2021, Valcari apresentou um pedido onde solicita que o destino de parte das suas emendas seja direcionado para a aquisição de equipamentos e bens permanentes que serão entregues às unidades básicas de saúde do município de Palmas.

Além dos recursos para a aquisição dos equipamentos, a presidente da Casa, também destinou verbas para a compra de insumos e medicamentos, que serão disponibilizados pelas unidades básicas de saúde.

De acordo com a parlamentar, os recursos foram destinados após a necessidade permanente de uma maior oferta de insumos e medicamentos pelas unidades, além de um melhor atendimento oferecido pelas unidades com os novos equipamentos.

Continue lendo

Tocantins

Permissionários do transporte rodoviário de passageiros no Tocantins terão concessão de dez anos

Publicado

em

A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR), se reuniu na terça-feira, 25, com permissionários do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Reunião teve como pauta o anúncio de novos benefícios visando melhorias para os usuários do transporte.

Uma das novidades é o novo prazo de concessão/autorização, o Governo do Tocantins, por meio da ATR, estende para dez anos. A concessão dá o direito de uso de determinada linha a uma empresa ou permissionário.

Também foi anunciado o projeto de parcelamento de multas onde o permissionário que estiver com dívidas poderá parcelar em 36 vezes, sem juros, os débitos que estão em aberto e/ou atraso, tendo em vista que os prejuízos foram altos por conta da pandemia. 

Continue lendo

Tocantins

Servidores públicos do Tocantins recebem salários nesta sexta, 28

Publicado

em

Os servidores públicos estaduais, ativos e pensionistas, do Governo do Tocantins recebem nesta sexta-feira, 28, o pagamento do salário referente ao mês de janeiro, que estará disponível para saque ao longo do dia. 

O pagamento adiantado possibilitará que mais de R$ 192,7 milhões sejam injetados na economia tocantinense. 

“Mais uma vez o Governo do Tocantins honra com sua palavra e faz o pagamento dos salários dos servidores de forma adiantada para que eles também possam honrar seus compromissos financeiros e movimentar a nossa economia”, ressalta o governador em exercício do estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze