Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Via Norte trará desenvolvimento urbano e comercial a bairros

Publicado

em

A Via Norte é mais uma obra da gestão Ronaldo Dimas que mudará Araguaína para sempre. Uma referência em mobilidade urbana que fará parte da transformação do Município já na próxima década. O investimento impulsionará o desenvolvimento de um novo corredor comercial e criará uma via de acesso que cruzará diretamente 14 bairros para desafogar o trânsito no Centro.  Com extensão de 9,3 quilômetros, a nova via ligará o final da Avenida Marginal Neblina até a BR-153 no Setor Barros.
 
“Inicialmente, eu não tenho dúvida de que o trecho central vai propiciar novos investimentos quase que de imediato e, ao longo do tempo, toda avenida vai se tornar extremamente comercial. Com alguns pontos propícios para empreendimentos imobiliários, principalmente empreendimentos verticais, porque o acesso vai ser facilitado, mais rápido”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas.
 
O projeto, que contempla bacias de contenção, ainda resolverá um problema crônico no centro da cidade: o alagamento de casas às margens dos córregos. A obra faz parte do Projeto Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pela Comunidade Andina de Fomento (CAF).
 
Redução do fluxo na rodovia

De acordo com o secretário de Planejamento e Tecnologia, Frederico Prado, a possibilidade de transitar em vias rápidas por dentro do Município também é importante para diminuir os acidentes na BR-153.  “A mobilidade vai resolver problemas nos setores como Maracanã, Vila Goiás e Costa Esmeralda, que acabam chegando ao Centro pela rodovia”, explicou.
 
Além de canalizar o fluxo de veículos dos bairros mais afastados do norte do Município ao Centro, a Via Norte ligará os extremos com a interligação com as Avenidas Neblina e Via Lago, seguindo até a Avenida Dionísio Farias, no Bairro de Fátima, onde fica o Aeroporto Municipal. 
 
Etapa A até a Avenida Castelo Branco

Sua construção será realizada em duas etapas. A Etapa A, entre as Avenidas Cônego João Lima e Castelo Branco, passará sobre o canal do Córrego Canindé, que será fechado. Os imóveis a serem desocupados ou desapropriados já foram cadastrados.
 
O trecho de 1,5 km atenderá diretamente cinco bairros: Neblina, Jardim Goiás, São Luiz, Brasil e Cimba. No projeto atual consta as ligações com as ruas Gaúcha, Santa Cruz, Sete de Setembro, Quinze de Novembro, Vinte e Cinco de Dezembro, Souza Porto, Cuiabá, Vinte e Um de Abril, Neif Murad e Ademar Vicente Ferreira. As ligações continuam com as ruas das Mangueiras, Araguaia e Castelo Branco, com retornos para dar fluidez ao tráfego.
 
Serão duas pistas, cada uma com sete metros de largura, divididas pelo canteiro que abrigará uma ciclofaixa com largura de 2,5 metros. Nos locais onde os dois sentidos se afastam, a ciclofaixa continuará pela pista em sentido ao Centro, delimitada com tachões refletores. Haverá ainda calçadas acessíveis com largura de três metros nas duas margens da via.
 
Etapa B até a BR-153

Após a Avenida Castelo Branco, a Etapa B começa na interligação com a Rua Dois de Julho e Avenida Amazonas, no Setor Araguaína Sul, tendo aproximadamente 2,6 km. A Via Norte segue por mais 5,2 km até o Setor Barros. O projeto deste trecho está em elaboração e busca manter os mesmos parâmetros do outro percurso. (Marcelo Martin – Foto: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Pesquisa Vetor mostra Vagner liderando com 45% seguido de Elenil com 24%

Publicado

em

Foi publicada no site www.fieto.com.br a pesquisa de intenção de votos nas eleições de 2020 para o cargo de prefeito no município de Araguaína, no norte do Tocantins, encomendada ao Instituto Vetor, pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e TV Jovem/Record Tocantins.

As entrevistas foram realizadas de 13 a 15 de outubro com intervalo de confiança de 95% e margem de erro estimada em 4,4 pontos percentuais. O registro da pesquisa foi feito no Tribunal Regional Eleitoral (TO – 03533/2020 – Prefeito).

Continue lendo

Tocantins

Tocantins tem 7 novas mortes por Covid-19 oficializadas nesta terça

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta terça-feira, 20 de outubro, foram contabilizados 365 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 118 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 224.311 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 73.065 casos confirmados da doença. Destes 59.719 pacientes estão recuperados e 12.291 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.055 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Servidor do Detran no Tocantins é preso por cobrar para agilizar processos

Publicado

em

A 1ª Central de Flagrantes da Polícia Civil do Tocantins lavrou na segunda-feira, 19, um Auto de Prisão em Flagrante (APF) de um servidor contratado do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) pela prática de corrupção passiva. O servidor em questão foi conduzido pela equipe do Núcleo de Inteligência do Detran-TO até à Central, onde foi lavrado o APF depois de cobrar vantagens indevidas para iniciar processos no setor de veículos do Detran.

Conforme apurado, a corrupção por parte do servidor foi descoberta porque um agente do Núcleo de Inteligência presenciou o momento em que um homem, ao sair de perto de outros, um que estava em pé e o outro sentado, disse que não pagaria nada a nenhum “malandro” para ter suas questões no Detran-TO resolvidas. Ao ouvir isso, o agente se aproximou dos outros dois homens e percebeu que o que estava em pé pegou uma pasta das mãos do que estava sentado. Ao perceber do que se tratava e que o homem em pé era servidor do órgão, o agente deu voz de prisão a ele.

No desenrolar dos fatos, o subornado relatou que estava na fila quando o homem, que ele não sabia ser servidor do órgão, se aproximou e disse que poderia agilizar a transferência que ele precisava desde que ele pagasse a quantia de R$ 50,00. Assegurou ainda que seria mais em conta dos que os despachantes cobram e que seria bem mais rápido também.

Alerta

O Detran-TO alerta aos usuários que ato suspeito ou criminoso deve ser reportado para que as devidas providências sejam tomadas. A atual gestão reafirma não compactuar com tais práticas criminosas e tem o compromisso de seguir as normas e leis estabelecidas.

Continue lendo
publicidade Bronze