Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: 10ª Zona Eleitoral passa por inspeção da Corregedoria

Publicado

em

A Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins (CRE) realizou, na última quinta-feira, 19, inspeção no Cartório da 10ª Zona Eleitoral em Araguatins. A inspeção faz parte do cronograma elaborado pela Corregedoria para 2017.

Durante o procedimento, uma equipe da CRE fiscalizou o andamento dos trabalhos cartorários, prestando orientações para aperfeiçoar e ampliar a qualidade da prestação do serviço público e apresentar as funcionalidades do Portal de Indicadores e Metas da Justiça Eleitoral (PortCRE) ao magistrado da 10ª ZE de Araguatins e servidores.

Para o Juiz Eleitoral, José Carlos Tajra Junior, “o PortCRE é uma excelente ferramenta de gestão, que vai auxiliar no acompanhamento dos processos judiciais e também das metas do CNJ”.

A Corregedora Regional Eleitoral, Desembargadora Ângela Prudente, explicou a importância das inspeções e que “a Corregedoria tem como missão velar pela regularidade dos serviços eleitorais, assegurando a correta aplicação de princípios e normas”.

A Corregedoria utiliza o Sistema SICEL, ferramenta de execução e base de registro dos trabalhos relativos aos procedimentos de correição ordinária e extraordinária, bem como daqueles pertinentes a inspeção. Nele é verificada a regularidade de 48 quesitos, divididos em 5 categorias, dentre eles os aspectos gerais do cartório, instalações, patrimônio, mobiliário, equipamentos de TI, serviços eleitorais, sistemas, trâmite processual, entre outros.

 Zona Eleitoral                               

Localizada na Região do Bico do Papagaio, de grande extensão territorial, a 10ª Zona Eleitoral é composta pelos municípios de Araguatins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Esperantina e São Bento do Tocantins, que somam mais de 36 mil eleitores.

 Audiência Pública

A audiência contou com a participação de diversas autoridades dos Poderes Executivos e Legislativos Municipais, Policia Militar, Ministério Público Eleitoral, dentre outras.

“A Audiência Pública é um importante momento para mantermos um diálogo aberto com a comunidade. E também para prestarmos conta das atividades desenvolvidas pela Justiça Eleitoral”, disse a Corregedora regional Eleitoral.

 Autoridades

Participaram da audiência o Juiz Eleitoral José Carlos Tajra Reis Junior, o Promotor Eleitoral Décio Gueirado Júnior, Prefeito de Araguatins, Cláudio Carneiro Santana, o Sub-Comandate do 9º Batalhão da PM Frank Cynatra Sousa Melo, o Prefeito de São Bento do Tocantins, Ronaldo Rodrigues Parente, o Presidente da Câmara de Vereadores de Araguatins Sérgio Gomes de Sousa, o Presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Tocantins Dacimar Cortez, o Vice-Prefeito de Araguatins Domingos Coimbra dos Santos, o Vice-Prefeito de Cachoeirinha Francisco Andrade Silva, o Vereador de Araguatins José Azevedo de Oliveira, Vereador de Cachoeirinha Edivaldo Gomes Marques, a Chefe de Cartório Edilândia Marques de Sousa Costa, as servidoras Ana Lucia Fernandes Castro, Edilândia Marques de Sousa Costa, Vângela Maria Pereira da Silva Oliveira, além da equipe da Corregedoria Ana Carina Mendes Souto, Marisa Webler, Josué Batista, Ivana Leão e Paulo Vitor Gutierrez.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Cadáver é encontrado boiando no Rio Tocantins nas proximidades do povoado Camarão

Publicado

em

O corpo de um homem de 26 anos, foi localizado por pescadores no Rio Tocantins, próximo ao povoado Camarão, no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio, nesta terça, 29. Moradores acionaram a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), dando conta do fato, por volta das 17h30.

O corpo já estava em estado de decomposição.

Os pescadores que encontraram o cadáver, amarraram o mesmo e o arrastaram até às margens do rio, lado do Tocantins.

A Polícia Científica e o Instituto Médico Legal (IML), foram acionados para remanejamento do corpo para as devidas providências.

As primeiras informações são que o corpo seja de um dos assaltantes que tombaram em confronto com as Polícias Civil e Militar na última quarta-feira, 24 de novembro, no povoado de Bela Vista, em São Miguel, também no Bico do Papagaio, após os criminosos atirarem nos policiais que realizam a operação no intuito de prender os autores acusados de crimes de roubo e furto.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Moradores reclamam de falta de iluminação pública em bairros

Publicado

em

A falta de iluminação em alguns bairros da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, tem provocado reclamação. De acordo com moradores ouvidos nos bairros Conjunto Vitória e também em pontos da Nova Araguatins, a situação tem causado insegurança.

Eles também reclamam que já pediram por diversas vezes, para que a Prefeitura faça a manutenção do serviço, mas tem sido ignorados.

“O prefeito tem de entender que não adianta colocar luminária bonita em ruas do centro, e deixar os bairros dessa maneira. Ele tem de ter consciência da necessidade e parar de ficar empurrando as coisas sem resolver ou dar resposta”, disse a moradora Maria Rosana.

Já o pedreiro Moisés Amorim, considera que o descaso da Prefeitura prejudica a segurança dos bairros. “A iluminação é importante demais, pois nos dá segurança, tanto para nós que moramos aqui, quanto para quem passa por aqui. Pedimos que o prefeito Aquiles olhe com mais carinho e mais atenção”, afirmou.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Redação do vestibular do IFTO será dia 5 de dezembro, domingo

Publicado

em

No próximo domingo, 5 dezembro, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizará a prova de redação do Vestibular Unificado, das 9h às 11h (horário local), com abertura dos portões às 8h e fechamento às 8h50. O candidato que chegar ao local de prova após o fechamento dos portões não poderá entrar sob nenhuma justificativa, ficando automaticamente eliminado.

Para a realização das provas, o candidato deve estar munido de documento original de identificação com foto, máscara, frasco individual de álcool em gel e caneta esferográfica de tinta PRETA fabricada em material transparente. Todo material para a resolução da prova é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato.

A Prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter eliminatório, deverá ser feita à mão, com letra legível. Não será permitida a entrada do candidato: a) que se apresentar após o fechamento dos portões; b) que estiver sem máscara; c) que apresentar temperatura corpórea acima de 36,5 °C.

 
Somente os candidatos inscritos para as vagas nos cursos de nível superior farão a prova de redação, uma vez que a seleção dos candidatos aos cursos de nível médio consistirá apenas em análise curricular. Já para os cursos de nível superior, a seleção conta com análise curricular e prova de redação presencial. Após a análise do histórico escolar para os candidatos aos cursos técnicos e a análise do histórico escolar e da prova de redação para os candidatos aos cursos de graduação, serão convocados o número de candidatos 7 (sete) vezes o número de vagas de cada modalidade para a entrega de documentos que comprovem a adequação do candidato às modalidades de reserva de vagas e ações afirmativas.  

Confira mais informações no: seja.ifto.edu.br

Unidade de Araguatins

Na unidade Araguatins são ofertadas vagas para os cursos técnicos em Agropecuária e Redes de Computadores integrados ao Ensino Médio, Subsequente em Agropecuária, Engenharia Agronômica, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação.  

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze