Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: 123 eleitores transferiram titulo para participar de plebiscito no Pará

Publicado

em

De 1º de janeiro até 12 de setembro deste ano, 2.551 eleitores tocantinenses transferiram seus títulos para o Estado do Pará, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Essas transferências ocorrem no ano em que os eleitores do Pará vão escolher se aceitam, ou não, dividir o Estado, criando duas novas unidades da federação – Carajás e Tapajós.

A cidade do Tocantins que mais perdeu eleitores para o Pará foi Araguaína. No município, que o é segundo maior do Tocantins e está localizado no Norte do Estado, portanto perto do Pará, 369 pessoas transferiram seu título para o território vizinho.

Atrás de Araguaína, aparece Palmas como o segundo município que mais têm eleitores no Tocantins que transferiram seus títulos para o Pará. Conforme a estatística fornecida pelo TRE, na Capital, neste ano, 341 pessoas abdicaram do direito de votar no Tocantins para ser eleitor do Pará.

Em Araguatins, também, 123 eleitores pediram transferência de título para o Pará. Em quarto lugar, na mesma localização do Tocantins, a cidade de Xambioá, que faz divisa com o Pará, e teve 113 pessoas que migraram o título para o Pará.

Ainda conforme os dados do Tribunal Regional Eleitoral, dos 139 municípios do Estado, apenas treze não estão na lista dos que tiveram eleitores com pedido de transferência do título para o Pará.

Plebiscito

Em julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o calendário eleitoral para a votação do plebiscito. Conforme o cronograma, a decisão sobre a possível criação de mais dois estado no Brasil será dia 11 de dezembro deste ano. Os elitores que transferiram seus títulos terão o direito de votar nessa consulta popular.

Na votação do plebiscito duas perguntas serão feitas aos eleitores: Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás? / Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, todos os eleitores do Pará deverão participar da consulta popular. A determinação segue o artigo 7° da Lei 9.709/98. (Jornal do Tocanins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze