Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: 21 partidos aptos para disputar eleição em 2012

Publicado

em

Muitos lideres, empresários e parlamentares estão de olho na cadeira que o atual prefeito Rocha Miranda deve deixar em 31 de dezembro de 2012. Restando apenas 1 ano à frente do comando da Prefeitura. Para se saber quem sucederá Miranda, falta menos ainda, 10 meses, pois como de costume a eleição será em outubro.

Este tempo para política é curto, e muito dos pretensos candidatos sabem disso. Enquanto uns desistem, outros vêem esperanças renascerem. Mas o poder de articulação é fundamental. Juntar grupos e partidos em um projeto político é duro, demanda muita conversa, acordos, estrutura e promessas de poder futuro.

O processo vai se afunilando os nomes vão se definindo e quem exercerá papel importante de agora para frente serão os partidos políticos. Em Araguatins esta eleição vai bater um recorde histórico. Pela primeira vez 21 legendas partidárias das 27 existentes no país, estarão no cenário prontas para participarem do processo de escolha de candidatos a vereadores e prefeitos ou a quem apoiar. E os partidos valem muito. Valem candidaturas, valem tempo de propaganda de rádio, valem militantes nas campanhas.

Nunca aconteceu de tantos partidos estarem efetivamente organizados no município. Outro ponto que o eleitor araguatinense vai observar na eleição do ano que vem, será o efeito do elevado numero de legendas, que trará consigo um forte aumento do numero de candidatos a vereador, que sempre foi alto, mas em 2012 promete ser ainda maior.

Para se fazer um comparativo, Tocantinópolis por exemplo na eleição de 2008 teve 51 candidatos a vereador disputando 9 vagas, uma média de 5,6 candidatos por vaga. Em Araguatins foram 72 candidatos resultando uma média de 8 candidatos por vaga. Augustinópolis 47 candidatos, 5,2 por vaga. Ananás 30 candidatos, 3,3 por vaga.

As correntes partidárias estão atendendo os mais variados seguimentos da sociedade, só presidentes de partidos ligados às igrejas são pelo menos três, DEM, PSC e PHS. O meio empresarial tem como lideres representantes o PTB, PT e PSDB. Os emergentes são representados por PRP, PPS, PDT e PSL. Os que estão em baixo das asas de parlamentares são PMDB, PR, PSD, PSB e PP. Existem também os partidos satélites aqueles que estão no jogo já definidos tentando representar os interesses de algum grupo com o PTC, PMN e PCdoB. Outra categoria é a dos profissionais liberais como é o caso de PTdoB e PRB.

Veja lista completa de partidos organizados em Araguatins e seus presidentes

DEM   

Pedro Gomes dos Santos

PCdoB 

Jorge Paulo Pontes da Silva

PDT 

Lourival Pereira dos Santos (Lorim)

PHS 

Raimundo Pereira Filho

PMDB 

Cláudio Carneiro Santana

PMN 

Osmar Pereira Milhomem

PP 

Abraão da Gama Lima

PPS 

Euclides Souza Guimarães (Soldado Guimarães)

PR 

Francisco de Assis Almeida

PRB 

Wendell Silva Miranda

PRP 

José Aparecido Vieira (Aparecido da Belina)

PSB 

José Vaz da Costa (Zé do Coco)

PSC 

Natividae Alves

PSD 

Josenildo Marques Amado

PSDB 

Maria Ires da Gama Lima (Dona Ires)

PSL 

Antônio Frasão Neto

PT 

João Rodrigues de Queiroz Júnior (Júnior da Vidraçaria)

PTdoB 

Wiston Fernandes Dantas (Dr. Wiston)

PTB 

Macos Antônio Feitosa da Costa (Marcos da Eticcam)

PTC 

Carlos Cezar Aquino Leal

PTN 

João Renildo Gomes Aguiar

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
9 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze