- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 22 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

ARAGUATINS: 21 partidos aptos para disputar eleição em 2012

Mais Lidas

Muitos lideres, empresários e parlamentares estão de olho na cadeira que o atual prefeito Rocha Miranda deve deixar em 31 de dezembro de 2012. Restando apenas 1 ano à frente do comando da Prefeitura. Para se saber quem sucederá Miranda, falta menos ainda, 10 meses, pois como de costume a eleição será em outubro.

Este tempo para política é curto, e muito dos pretensos candidatos sabem disso. Enquanto uns desistem, outros vêem esperanças renascerem. Mas o poder de articulação é fundamental. Juntar grupos e partidos em um projeto político é duro, demanda muita conversa, acordos, estrutura e promessas de poder futuro.

O processo vai se afunilando os nomes vão se definindo e quem exercerá papel importante de agora para frente serão os partidos políticos. Em Araguatins esta eleição vai bater um recorde histórico. Pela primeira vez 21 legendas partidárias das 27 existentes no país, estarão no cenário prontas para participarem do processo de escolha de candidatos a vereadores e prefeitos ou a quem apoiar. E os partidos valem muito. Valem candidaturas, valem tempo de propaganda de rádio, valem militantes nas campanhas.

Nunca aconteceu de tantos partidos estarem efetivamente organizados no município. Outro ponto que o eleitor araguatinense vai observar na eleição do ano que vem, será o efeito do elevado numero de legendas, que trará consigo um forte aumento do numero de candidatos a vereador, que sempre foi alto, mas em 2012 promete ser ainda maior.

Para se fazer um comparativo, Tocantinópolis por exemplo na eleição de 2008 teve 51 candidatos a vereador disputando 9 vagas, uma média de 5,6 candidatos por vaga. Em Araguatins foram 72 candidatos resultando uma média de 8 candidatos por vaga. Augustinópolis 47 candidatos, 5,2 por vaga. Ananás 30 candidatos, 3,3 por vaga.

As correntes partidárias estão atendendo os mais variados seguimentos da sociedade, só presidentes de partidos ligados às igrejas são pelo menos três, DEM, PSC e PHS. O meio empresarial tem como lideres representantes o PTB, PT e PSDB. Os emergentes são representados por PRP, PPS, PDT e PSL. Os que estão em baixo das asas de parlamentares são PMDB, PR, PSD, PSB e PP. Existem também os partidos satélites aqueles que estão no jogo já definidos tentando representar os interesses de algum grupo com o PTC, PMN e PCdoB. Outra categoria é a dos profissionais liberais como é o caso de PTdoB e PRB.

Veja lista completa de partidos organizados em Araguatins e seus presidentes

DEM   

Pedro Gomes dos Santos

PCdoB 

Jorge Paulo Pontes da Silva

PDT 

Lourival Pereira dos Santos (Lorim)

PHS 

Raimundo Pereira Filho

PMDB 

Cláudio Carneiro Santana

PMN 

Osmar Pereira Milhomem

PP 

Abraão da Gama Lima

PPS 

Euclides Souza Guimarães (Soldado Guimarães)

PR 

Francisco de Assis Almeida

PRB 

Wendell Silva Miranda

PRP 

José Aparecido Vieira (Aparecido da Belina)

PSB 

José Vaz da Costa (Zé do Coco)

PSC 

Natividae Alves

PSD 

Josenildo Marques Amado

PSDB 

Maria Ires da Gama Lima (Dona Ires)

PSL 

Antônio Frasão Neto

PT 

João Rodrigues de Queiroz Júnior (Júnior da Vidraçaria)

PTdoB 

Wiston Fernandes Dantas (Dr. Wiston)

PTB 

Macos Antônio Feitosa da Costa (Marcos da Eticcam)

PTC 

Carlos Cezar Aquino Leal

PTN 

João Renildo Gomes Aguiar

- Publicidade -spot_img

9 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
9 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Freitas

Um pequeno engano no que se refere ao PT, o provavel candidato a prefeito é o companheiro Beto do INCRA, que representa mais os trabalhadores do campo e da cidade do que empresarios, embora nao tenhamos nada contra o empresariado, muito pelo contrario, os queremos nos apoiando.
Freitas do PT

marcio

O partido verde tb tem candidato a referida reportagem acho q esqueceu de se referi ao senhor roger tolentino q esta sendo cotado ao paço munipal,sendo assim pessoa de curricilum e moral a concorrer ao exucutivo municipal!!!!abracos

Joge Pontes

De maneira algumas o PCdoB representa “os interesses de algum grupo”, como declara a matéria.Pelo contrário, repudiamos a política mesquinha e facciosa abraçada por alguns partidos.O nosso compromisso é com a sociedade e de maneira alguma aceitaremos que manchem a nossa reputação.

Jorge Pontes – PCdoB

serginho

Parabens ao Prof. Jô Soares pré candidato prefeito pelo o PHS e o presidente do partido o Raimundo Filho do Ceretran

PT do Bico

Senhor Freitas do PT. Cara toma jeito, não distorce as coisas assim desavergonhadamente. O Junhão do PT tem história no PT. É do PT. O Freitas do PT caiu em Araguatins por puro oportunismo, abucanhou o INCRA numa manobra malandra com o que restou de petistas do Bico e se uniu a máfia do INCRA que espezinhou a companheirada da luta durante a ditadura militar e nestes tempos de governança dos Ptraíras. Dizer que o tal Beto representa os trabalhadores do campo é uma ofensa a toda categoria de camponeses de Araguatins, do Bico, do Tocantins e do país. Respéito é bom. Respeita Freitas do PT a vida e a história dos que lutaram, para garantir nebulosamente a sua vida boa e dos malas a quem você se associou no INCRA.

clayvidson

VCS querem saber eu preferia ver mais candidatos capacitados quer ver esse monte de partido que não representa nada “SIPLISMENTE UMA SIGLA “

GUI

O TAL DE BETO DO INCRA NÃO GANHA NEM PRA SER CHEFE DE PUTEIRO, QUANTO MAIS PRA PREFEITO. SR. FREITAS VC NÃO CONHECE O BETO E NEM O ELEITORADO DE ARAGUATINS PROVA DISSO É QUE O CANDIDATO A DEPUTADO QUE O TAL DE BETO APOIOU SÓ TEVE UNS 40 VOTOS. CADÊ O PRESTIGIO DELE E DO P.T?? CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAR APOIANDO ESSE OPORTUNISTA. CAI FORA DESSA ROUBADA ENQUANTO É TEMPO.

Jamanta

MEU DEUS, QUANTA ASNEIRA ESSE FREITAS DIZ, QUEM É ELE MESMO, É DA MESMA LAIA DO BETO . CHEGARAM EM ARAGUATINS COM UMA MÃO NA FRENTE OUTRA ATRÁS FIZERAM TANTA FALCATRUAS NO INCRA, BETÃO TÁ RICO ATÉ TOCOU FOGO NO INCRA,O CHEFÕES LÁ DE CIMA FAZEM VISTA GROSSA PRA NÃO VÊ O QUE É OBVIO :DESTRUIU PROVAS , TOCANDO FOGO NAS PROVAS, E QUER SER PREFEITO, CUIDADO POVO, POIS IRÁ INCENDIAR A PREFEITURA E O ARAGUATINS INTEIRO JUNTAMENTE COM QUEM VOTAR NELE, SEM MORAL ALGUMA PARA REPRESENTAR O CIDADÃO DE BEM.

Comandante

De que adianta tanto partido se não temos mais lideranças, a grande maioria dessas siglas partidárias é só pra barganhar apoio em troca de…

Eleitor Araguatinense fique de olho nestes pilantras.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias