- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 24 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: 4ª CIPM finaliza treinamento de tiro com militares da unidade

Mais Lidas

O comando da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), finalizou na quarta-feira, 13, a última instrução e treino de tiro dividido em sete etapas ministradas pela equipe do Policiamento da Área Bancária (PABAN) a qual atua em ocorrências de maior gravidade em que exige uma pronta atuação e resposta por parte da Policia Militar na área da 4ª CIPM. 

Ao todo, foram quase 200 policiais militares que participaram da instrução e foram efetuados cerca de 10.000 disparos de arma de fogo incluindo todos os calibres. A primeira e segunda etapa realizada nos dias 22 e 23/03 participaram os policiais militares do 1º Pelotão e o Pelotão de Comando e Serviço (PCS) lotados na sede da OPM.

As outras etapas ocorridas nos dias 05 à 07, 12 e 13/04, foram ministradas instruções aos policiais militares pertencentes ao 2ª Pelotão Destacado sediado na cidade de Augustinópolis-TO e o 3ª Pelotão com sede no município de Bela Vista, pertencente a cidade de São Miguel, ambas no Tocantins.

As instruções foram divididas em dois períodos, pela manhã os militares recebiam instruções teóricas de como manusear, montar e desmontar as armas usadas no treinamento e no dia a dia da atividade policial, incluindo o emprego da mais nova arma não letal adquirida pela Polícia Militar do Estado, a qual funciona através de choque elétrico –Taser x26, ela é de Pressão por Ação de Gás Comprimido, que emite “ondas T” (forma de onda semelhante à onda cerebral), com ação direta sobre o sistema nervoso motor do oponente de forma a paralisá-lo sem causar dano físico em decorrência da mesma.

Em todas as aulas práticas, a PM contou com o apoio do Hospital Municipal de Araguatins, viabilizando um enfermeiro para acompanhar o treino a fim de dar assistência a algum policial militar que viesse se ferir durante as instruções, as quais transcorreram sem nenhum registro de caso.

Para o Comando da 4ª CIPM, tenente coronel Murussi, o resultado das instruções foi satisfatório, pois trouxe uma melhor atuação e desempenho do policial militar frente as atividades que exige capacitação e técnica, especialmente em ocorrências que se faz necessário o emprego do uso de arma de fogo e arma não letal. (Assessoria de Comunicação 4º CIPM)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

8 Comentários

  1. Não acho injusto por parte dos policiais eles retirarem-se na hora de um assalto porque trata-se de pais de família e tem respossabilidade, e as vezes o estado não dar estrutura de armamento necessário para esse tipo de combate . Enquanto aqueles que chegam com alto poder de fogo, causando desordem e pânico á população não tem nada a perder, pelo contrário se tiverem algum impedimento podem até tirar vidas de inocente. Agora o que nós esperamos da polícia é que faça tratamento distintos, porque muitas vezes cidadãos de bem são confundidos com bandidos e são tratados de forma inadequada.

  2. É VERDADE(ZEZIM DO POVO) O CIDADÃO NÃO TEM O RESPEITO QUE DEVERIA TER POR PARTE DE ALGUNS POLICIAS QUE NÃO SABE ABORDAR UM CIDADÃO DE BEM É O QUE MAIS ACONTECE EM NOSSA CIDADE ALGUNS DEVERIA FAZER AULAS DE RELAÇÕES HUMANAS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO…

  3. É sempre a mesma coisa…
    Affs, de que vale esse(s) treinamento(s), se a policia ñ cumpre com o seu dever em realção a segurança pública?
    Segundo o art. 144 da CF estabelece que, “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos policiais”. Assim, não se pode permitir que a violência seja a regra na sociedade brasileira, e a tranqüilidade e a paz social uma exceção, que possa alcançar algumas famílias ou alguns eleitos que possuem condições econômicas para contratarem seguranças ou empresas especializadas em segurança pessoal. Mas isso infelizmente ñ acontece, parece que estão virando jornalistas, ou estrelas de revista. Essas críticas é para ver se melhora esta situação, pois de acordo com art. 37, caput, da CF “as críticas para o sistema de segurança pública devem estar voltadas para a melhoria da qualidade dos serviços que são prestados à população”
    Mais parece que nada adianta, tudo escrito aqui ñ é levado em consideração. Só serve para divulgar mais este jornal.

    Que pena Araguatins, bela cidade! Mas, infelizmente tudo é a mesma coisa. E nada do povo desfrutar uma excelente segurança pública.

    Pura propaganda e nada de ação, vamos ver até aonde isso vai!

  4. Quero informar aos amigos comentaristas acima que Segurança Pública não é só responsabilidade das polícias e sim de toda a sociedade, bem como dos mais diversos órgãos dos Estados, municípios e da União. Inclusive a nós mesmos como cidadãos e pais de famílias.
    No momento em que você matricula seu filho em uma escola ou mesmo quando “cumpre” seus deveres de cidadão, como: obedecer as leis, etc, vc já está praticando segurança pública. Por exemplo se vc dirige seu carro sem cinto de segurança ou joga papel no meio da rua, certamente estás contribuindo significativamente para o crescimento do nível de Insegurança Pública. Cabe a nós então não somente criticar,mas contribuir cidadão.

  5. ISTO É VERDADE, CAXIXA. A RESPONSABILIDADE DA SEGURANÇA É DE TODOS E, SE FORMOS CONSIDERAR JOGAR LIXO NA RUA…NOSSA POPULACAO JOVEM VAI MAU, POIS BASTAR DAR UMA OLHADA NA BEIRA RIO APOS ELES SAIREM. A FORMA DA POLICIA ABORDAR É PELA FALTA DE UMA PLACA NA TESTA DE CADA UM ONDE ESTARIA ESCRITO: BANDIDO OU CIDADAO DE BEM. PORTANTO, PARA PROTEGER A PROPRIA INTEGRIDADE FISICA (AFINAL SAO SERES HUMANOS TAMBEM), O POLICIAL USA TECNICAS QUE NÃO AGRADA ALGUNS. MAS MEUS PARABENS A NOSSA POLICIA. POIS AINDA É UMA DAS MELHORES DO PAÍS, QUEM VIAJA POR AÍ SABE DISTO.

  6. Caro amigo(a)CAXIXA, Que sería do mundo se ñ fosse as críticas?
    Quem critíca quer ver algo melhor, además quem critíca está “cumprindo com o seu dever”, pois queremos ver melhorias em uma determinada regiao.
    Mais se vc é do tipo que ver tudo e aceita. só lamento, também vc tá “cumprindo” seu dever, o de ficar calado mediante os erros, ou seja ñ tem o livre arbítrio.
    ahhh vc esqueceu, estamos em um regime democrático, que todos tem o direito de falar e criticar segundo permitido na lei.

    Por favor CAXIXA, ñ misture as coisas… … um dia vc vai ver (entender) que a crítica tem seus resultados.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias