Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: 5ª edição da Olimpíada Geobrasil terá estudantes araguatinenses

Publicado

em

Angelo Emanoel Araújo, Maria Eduarda Melo Paiva e Nara Vitoria Silva Veras, esses são os nomes dos estudantes do Curso Técnico em Redes de Computadores, da unidade Araguatins do IFTO, que representarão o Estado do Tocantins na fase nacional da 5ª edição da Olimpíada Geobrasil, sob a coordenação da professora do IFTO, Cristina Fonseca. A competição ocorrerá de 18 a 20 de outubro deste ano, na Unicamp Campinas-SP.

Os estudantes são membros da equipe Desnorteados, que conquistou medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada. Outras equipes da unidade Araguatins participaram da etapa estadual da competição, obtendo medalhas de ouro, prata e bronze. O critério de desempate foi a maior pontuação, considerando as três etapas online. A relação das equipes da unidade Araguatins pode ser consultada aqui.

“Não esperávamos por esse resultado, havia várias equipes muito boas, inclusive do 3° ano. Quando fizemos a prova estávamos em cidades diferentes, o que dificultou um pouco a comunicação. Cada um respondia as questões individualmente, e no fim das semanas discutíamos a respeito das questões mais complexas. No fim, o tempo dedicado as questões foi o essencial para uma pontuação tão alta”, declarou o estudante Angelo Emanoel Araújo.

Para a professora Cristina Fonseca a participação dos estudantes na Geobrasil os incentiva a buscarem conhecimento, por meio do trabalho em equipe. Segundo ela, a modalidade online lança desafios que, inicialmente, muitos estudantes não acreditam que podem obter bons resultados, mas ao final eles percebem o potencial que têm e sentem-se motivados para buscarem melhores resultados nas próximas edições.

A professora destacou, ainda, que a conquista da equipe na fase presencial foi resultado de muito estudo e determinação, uma vez que os estudantes abriram mão de parte das férias para participarem da primeira fase.

Geobrasil

A OGB é constituída de duas olimpíadas: a Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). Ambas têm como intuito fomentar o conhecimento para empoderar os estudantes no sentido de contribuírem para uma transformação social. (site do IFAL)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected]l.com que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Bico tem confirmados 1.319 casos de Covid-19

Publicado

em

Os dados são do Boletim Epidemiológico deste sábado, 6, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das Secretarias Municipais, da noite de sexta, 6. Os números devem aumentar, com a divulgação de novos Boletins das Secretarias Municipais, na noite deste sábado, 6.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Quarta morte por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

O 83º Boletim Epidemiológico Notificações da Covid-19 no Tocantins, trouxe neste sábado, 6, a confirmação da quarta morte por Covid-19, no município de São Miguel, no Bico do Papagaio.

Trata-se de uma mulher de 51 anos, hipertensa e diabética, faleceu na madrugada deste sábado, 6, no Hospital Geral de Palmas.

Além das 4 mortes, São Miguel já registrou 89 casos de Covid-19 e 61 estão recuperados da doença.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Criança com ferimento exposto e sem cuidados da mãe é resgata por policiais

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 05, por volta das 18 horas, quando a viatura da Polícia Militar de Tocantinópolis realizava doações de cestas básicas na cidade, ao chegar ao Povoado Ribeirão Grande Pedro Isaías, encontraram numa residência, uma criança de 2 anos de idade, com uma grande ferida exposta em um dos pés.

A criança demonstrava sentir muitas dores em razão da gravidade da lesão.  Diante daquela situação chocante, o comandante da 5ª CIPM, major Dernivaldo Tirelo, imediatamente ligou para o Secretário de Saúde de Tocantinópolis, que por sua vez acionou os profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento – UPA da cidade. Os militares conduziram a criança na viatura da Polícia Militar até a Unidade de Saúde onde a equipe médica aguardava a criança. O estado clínico da criança era grave sendo necessário interná-la.

A Polícia Militar acionou o Conselho Tutelar da cidade que compareceu ao local e acompanhará o caso, uma vez que a mãe da criança apresenta ter problemas psicológicos ou ignorava a situação que seu filho se encontrava. A mãe também foi encaminhada para o serviço de Assistência Social da UPA.

Segundo informações de parentes, a criança havia se lesionado a cerca de 10 dias, quando teve o pé preso entre os raios de uma bicicleta e desde então vinha sofrendo muita dores, apresentando dificuldade de dormir.  

Continue lendo
publicidade