Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Acadêmicos da Unitins realizam ações de integração social junto à comunidade

Publicado

em

Acadêmicos do 7º do curso de Pedagogia do Câmpus Bico do Papagaio, de Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), fazem um balanço positivo de ações realizadas junto à comunidade local. Divididos em grupos os estudantes desenvolveram atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em parceira com o Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Araguatins. Ações foram desenvolvidas no final de outubro.

O primeiro grupo, formado pelas acadêmicas Luana Maria da Silva Rangel Costa, Flávia Lino Zambello e Mirian Pereira dos Santos trabalhou com crianças do CRAS e desenvolvendo atividades como corrida no saco, corrida ovo na colher, danças, músicas, distribuição de brinquedos e no final serviram lanche em confraternização com a criançada e colaboradores. Para assessora de estágio professora Suely Martins dos Santos foi gratificante ver a alegria das crianças recebendo brinquedos, mas o melhor foi ver o grande avanço das nossas futuras professoras nos trabalhos realizados.

O segundo grupo formado pelas acadêmicas Girlene Gonçalves Pereira, Lucivane Pereira de Souza Silva e Valdinete Silva Sousa desenvolveu atividades na APAE oferecendo o que chamaram de tarde de alegria aos apaianos. As estudantes contaram histórias, participaram de roda de conversas e também ouviram os apainos contarem suas histórias. No final foi servido um lanche preparado pelas acadêmicas. A diretora da entidade Arábia Dias parabenizou aos acadêmicos pelo trabalho realizado e agradeceu a Universidade pela parceria.

O Terceiro grupo composto pelos acadêmicos Silas Oliveira Frazão, Raiane dos Santos Claudiano Silva, Jaciara dos Santos Silva e Jayne Souza Nogueira desenvolveu a ação com o tema alimentação saudável que contou com palestra ministrada pela nutricionista Thayanny Lira Gomes, direcionada ao pessoal do CRAS. A palestra abordou o que é uma alimentação saudável e adequada para as pessoas da terceira idade. No encerramento foi servido lanche a base de frutas e sucos para todos os presentes. A coordenadora da instituição Keiliane Santos destacou a importância do trabalho que a Unitins realiza na região.

Já o quarto grupo formado pelos acadêmicos Ednir Carmo de Sousa, Jocineide Dantas Borges, Joilza Pereira da Cruz, com orientação da professora Esp. Maria da Paz Coelho de Sousa, desenvolveu a ação com o tema harmonia e motivação, direcionada também ao pessoal CAPS. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Napne, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Araguatins. A programação ainda contou com palestra ministrada pelo professor Willian Jhone Ferreira Dias sobre harmonia e motivação. “A parceria com o IFTO contribuiu muito para o nosso crescimento, pois não conhecíamos o Napne que tem um trabalho interessante para as pessoas com necessidades especiais e para todos nós” declarou a professora Maria da Paz Coelho de Sousa ao término dos trabalhos. Um piquenique oferecido pelas acadêmicas com a participação de todos envolvidos marcou o encerramento da ação.

O quinto grupo composto pelas acadêmicas Edivani Coonceição da Silva, Maria de Fátima Alves dos Santos, Maria de Jesus Pereira dos Santos Miranda, Nizelma Pereira dos Santos Veríssimo e Rhayllanny da Silva Tomaz, realizou a ação empoderamento direcionada ao púbico do CRAS. As acadêmicas sob a orientação da professora Esp. Maria da Paz Coelho de Sousa desenvolveram com muita precisão a ação envolvendo todos os presentes. A ação contou com a palestra e orientação sobre a saúde da mulher, ministrada pela enfermeira Samira Gomes que enfatizou os cuidados que toda mulher precisa ter com os sinais de alerta do seu corpo. Na oportunidade a enfermeira destacou a importância de campanhas de prevenção pontuais como o outubro rosa que tenta conscientizar as mulheres sobre a necessidade de exames preventivos, que segundo ela, que podem evitar doenças.

Ao final das ações apresentadas em cada espaço não formal a assessora pedagógica Vera Lúcia de Andrade ressaltou que a Unitins caminha com suas ações rumo a um novo direcionamento pautado na idealização das ações desenvolvidas pelos acadêmicos, com um novo olhar pedagógico que tem se esforçado a cada dia em busca da melhoria na qualidade de ensino e da aprendizagem. (Ruy Bucar)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Homem furta retrovisor de moto, é flagrado por videomonitoramento e preso

Publicado

em

A Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 26 anos na noite desta quinta-feira, 25, acusado de furtar um retrovisor de uma motocicleta que se encontrava estacionada no Centro da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio. A PM chegou ao acusado através das câmeras de videomonitoramento.

As primeiras imagens flagrando o momento exato em que o autor retirava o objeto do veículo da vítima foram captadas pelas câmaras de segurança de uma loja instaladas próximo ao local.

Através do registro de imagens das câmeras de alta resolução do sistema de videomonitoramento instalado na cidade e monitorado na sede do 9º Batalhão da PM (9º BPM), os policiais militares checaram os dados da moto e do autor e descobriram que o indivíduo morava em São Sebastião do Tocantins, também no Norte do Estado. O homem estava em sua residência quando acabou preso pelos militares do destacamento da PM em Buriti.

O autor e o acessório furtado foram apresentados na Central de Flagrantes em Araguatins para as devidas providências.

Resultados do videomonitoramento desde a implantação da nova tecnologia

Graças a esse sistema de videomonitoramento instalado em Araguatins, a PM já conseguiu prender diversos autores de variados crimes praticados na cidade, bem como, a apreensão de objetos recuperados nas ações.

Entre as ocorrências de destaque, estão a apreensão de um menor flagrado nitidamente pelas câmeras quando roubou o aparelho celular de uma vítima com uso da força física e saiu correndo. As imagens captadas mostraram o rosto do menor, facilitando com que a PM chegasse de imediato até ele.

Outra ocorrência que ganhou destaque na mídia foi a prisão de um homem que estava com uma arma de fogo na cintura no Cais do Porto. Da central, a PM constatou o comportamento estranho do homem que constantemente colocava a mão na cintura. Os militares constaram que era uma arma e sem saber que estava sendo monitorado, o autor foi abordado,acabou preso e a arma apreendida.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Campanha promove prevenção da gravidez na adolescência

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social, realizaram durante toda esta semana, a Campanha de Conscientização e Prevenção da Gravidez na Adolescência, no âmbito do Projeto: “Criança não tem Criança”.

A iniciativa teve como objetivo de informar a população sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, além de promover a conscientização das famílias.

Por conta do isolamento social imposto pela pandemia, a campanha de divulgação priorizou as ferramentas online, com produções de vídeos e materiais informativos nos canais oficiais e redes sociais da Prefeitura.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Aquiles e Elizabete recorrem de sentença que reprovou contas de campanha

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP) e sua vice, Professora Elizabete (PSD), recorreram da decisão da Justiça, que reprovou a prestação de contas de campanha de 2020. A assessoria jurídica entrou com Embargos de Declaração, com pedido de efeito modificativo.

A Sentença proferia na prestação de contas que julgou pela desaprovação, apontou uma série de irregularidades entre ela, a existência de dívida de campanha sem a anuência do partido; aplicação irregular de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e extrapolação do limite de gastos.

A Justiça ainda determinou que Aquiles e Elizabete paguem ao Tesouro Nacional do valor apurado correspondente ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha em R$ 78.305,00 (Setenta e Oito Mil Trezentos e Cinco Reais), além de serem multados no valor de R$ 56.432,21 à título de violação ao limite de gastos efetuados na campanha eleitoral.

Em trecho da defesa, os advogados de Aquiles atacam a decisão. “Salta aos olhos a flagrante violação ao direito constitucional da ampla defesa e do contraditório, pois tamanha velocidade implementada no julgamento do processo, suprimiu significativo tempo concedido aos Requerentes para a apresentação das necessárias justificativas, que, uma vez juntadas aos autos a tempo e modo, certamente mudaria o rumo da decisão”.

Clique AQUI e leia o recurso completo.

Continue lendo
publicidade Bronze