- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 25 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Acadêmicos da Unitins realizam ações de integração social junto à comunidade

EDUCAÇÃO

Mais Lidas

Acadêmicos do 7º do curso de Pedagogia do Câmpus Bico do Papagaio, de Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), fazem um balanço positivo de ações realizadas junto à comunidade local. Divididos em grupos os estudantes desenvolveram atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em parceira com o Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Araguatins. Ações foram desenvolvidas no final de outubro.

O primeiro grupo, formado pelas acadêmicas Luana Maria da Silva Rangel Costa, Flávia Lino Zambello e Mirian Pereira dos Santos trabalhou com crianças do CRAS e desenvolvendo atividades como corrida no saco, corrida ovo na colher, danças, músicas, distribuição de brinquedos e no final serviram lanche em confraternização com a criançada e colaboradores. Para assessora de estágio professora Suely Martins dos Santos foi gratificante ver a alegria das crianças recebendo brinquedos, mas o melhor foi ver o grande avanço das nossas futuras professoras nos trabalhos realizados.

O segundo grupo formado pelas acadêmicas Girlene Gonçalves Pereira, Lucivane Pereira de Souza Silva e Valdinete Silva Sousa desenvolveu atividades na APAE oferecendo o que chamaram de tarde de alegria aos apaianos. As estudantes contaram histórias, participaram de roda de conversas e também ouviram os apainos contarem suas histórias. No final foi servido um lanche preparado pelas acadêmicas. A diretora da entidade Arábia Dias parabenizou aos acadêmicos pelo trabalho realizado e agradeceu a Universidade pela parceria.

O Terceiro grupo composto pelos acadêmicos Silas Oliveira Frazão, Raiane dos Santos Claudiano Silva, Jaciara dos Santos Silva e Jayne Souza Nogueira desenvolveu a ação com o tema alimentação saudável que contou com palestra ministrada pela nutricionista Thayanny Lira Gomes, direcionada ao pessoal do CRAS. A palestra abordou o que é uma alimentação saudável e adequada para as pessoas da terceira idade. No encerramento foi servido lanche a base de frutas e sucos para todos os presentes. A coordenadora da instituição Keiliane Santos destacou a importância do trabalho que a Unitins realiza na região.

Já o quarto grupo formado pelos acadêmicos Ednir Carmo de Sousa, Jocineide Dantas Borges, Joilza Pereira da Cruz, com orientação da professora Esp. Maria da Paz Coelho de Sousa, desenvolveu a ação com o tema harmonia e motivação, direcionada também ao pessoal CAPS. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Napne, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Araguatins. A programação ainda contou com palestra ministrada pelo professor Willian Jhone Ferreira Dias sobre harmonia e motivação. “A parceria com o IFTO contribuiu muito para o nosso crescimento, pois não conhecíamos o Napne que tem um trabalho interessante para as pessoas com necessidades especiais e para todos nós” declarou a professora Maria da Paz Coelho de Sousa ao término dos trabalhos. Um piquenique oferecido pelas acadêmicas com a participação de todos envolvidos marcou o encerramento da ação.

O quinto grupo composto pelas acadêmicas Edivani Coonceição da Silva, Maria de Fátima Alves dos Santos, Maria de Jesus Pereira dos Santos Miranda, Nizelma Pereira dos Santos Veríssimo e Rhayllanny da Silva Tomaz, realizou a ação empoderamento direcionada ao púbico do CRAS. As acadêmicas sob a orientação da professora Esp. Maria da Paz Coelho de Sousa desenvolveram com muita precisão a ação envolvendo todos os presentes. A ação contou com a palestra e orientação sobre a saúde da mulher, ministrada pela enfermeira Samira Gomes que enfatizou os cuidados que toda mulher precisa ter com os sinais de alerta do seu corpo. Na oportunidade a enfermeira destacou a importância de campanhas de prevenção pontuais como o outubro rosa que tenta conscientizar as mulheres sobre a necessidade de exames preventivos, que segundo ela, que podem evitar doenças.

Ao final das ações apresentadas em cada espaço não formal a assessora pedagógica Vera Lúcia de Andrade ressaltou que a Unitins caminha com suas ações rumo a um novo direcionamento pautado na idealização das ações desenvolvidas pelos acadêmicos, com um novo olhar pedagógico que tem se esforçado a cada dia em busca da melhoria na qualidade de ensino e da aprendizagem. (Ruy Bucar)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias