Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Acadêmicos da Unitins realizam ações de integração social junto à comunidade

Publicado

em

Acadêmicos do 7º do curso de Pedagogia do Câmpus Bico do Papagaio, de Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), fazem um balanço positivo de ações realizadas junto à comunidade local. Divididos em grupos os estudantes desenvolveram atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em parceira com o Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Araguatins. Ações foram desenvolvidas no final de outubro.

O primeiro grupo, formado pelas acadêmicas Luana Maria da Silva Rangel Costa, Flávia Lino Zambello e Mirian Pereira dos Santos trabalhou com crianças do CRAS e desenvolvendo atividades como corrida no saco, corrida ovo na colher, danças, músicas, distribuição de brinquedos e no final serviram lanche em confraternização com a criançada e colaboradores. Para assessora de estágio professora Suely Martins dos Santos foi gratificante ver a alegria das crianças recebendo brinquedos, mas o melhor foi ver o grande avanço das nossas futuras professoras nos trabalhos realizados.

O segundo grupo formado pelas acadêmicas Girlene Gonçalves Pereira, Lucivane Pereira de Souza Silva e Valdinete Silva Sousa desenvolveu atividades na APAE oferecendo o que chamaram de tarde de alegria aos apaianos. As estudantes contaram histórias, participaram de roda de conversas e também ouviram os apainos contarem suas histórias. No final foi servido um lanche preparado pelas acadêmicas. A diretora da entidade Arábia Dias parabenizou aos acadêmicos pelo trabalho realizado e agradeceu a Universidade pela parceria.

O Terceiro grupo composto pelos acadêmicos Silas Oliveira Frazão, Raiane dos Santos Claudiano Silva, Jaciara dos Santos Silva e Jayne Souza Nogueira desenvolveu a ação com o tema alimentação saudável que contou com palestra ministrada pela nutricionista Thayanny Lira Gomes, direcionada ao pessoal do CRAS. A palestra abordou o que é uma alimentação saudável e adequada para as pessoas da terceira idade. No encerramento foi servido lanche a base de frutas e sucos para todos os presentes. A coordenadora da instituição Keiliane Santos destacou a importância do trabalho que a Unitins realiza na região.

Já o quarto grupo formado pelos acadêmicos Ednir Carmo de Sousa, Jocineide Dantas Borges, Joilza Pereira da Cruz, com orientação da professora Esp. Maria da Paz Coelho de Sousa, desenvolveu a ação com o tema harmonia e motivação, direcionada também ao pessoal CAPS. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Napne, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Araguatins. A programação ainda contou com palestra ministrada pelo professor Willian Jhone Ferreira Dias sobre harmonia e motivação. “A parceria com o IFTO contribuiu muito para o nosso crescimento, pois não conhecíamos o Napne que tem um trabalho interessante para as pessoas com necessidades especiais e para todos nós” declarou a professora Maria da Paz Coelho de Sousa ao término dos trabalhos. Um piquenique oferecido pelas acadêmicas com a participação de todos envolvidos marcou o encerramento da ação.

O quinto grupo composto pelas acadêmicas Edivani Coonceição da Silva, Maria de Fátima Alves dos Santos, Maria de Jesus Pereira dos Santos Miranda, Nizelma Pereira dos Santos Veríssimo e Rhayllanny da Silva Tomaz, realizou a ação empoderamento direcionada ao púbico do CRAS. As acadêmicas sob a orientação da professora Esp. Maria da Paz Coelho de Sousa desenvolveram com muita precisão a ação envolvendo todos os presentes. A ação contou com a palestra e orientação sobre a saúde da mulher, ministrada pela enfermeira Samira Gomes que enfatizou os cuidados que toda mulher precisa ter com os sinais de alerta do seu corpo. Na oportunidade a enfermeira destacou a importância de campanhas de prevenção pontuais como o outubro rosa que tenta conscientizar as mulheres sobre a necessidade de exames preventivos, que segundo ela, que podem evitar doenças.

Ao final das ações apresentadas em cada espaço não formal a assessora pedagógica Vera Lúcia de Andrade ressaltou que a Unitins caminha com suas ações rumo a um novo direcionamento pautado na idealização das ações desenvolvidas pelos acadêmicos, com um novo olhar pedagógico que tem se esforçado a cada dia em busca da melhoria na qualidade de ensino e da aprendizagem. (Ruy Bucar)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Polícia e MP novamente na cola de Júlio. Agora, suspeita é de corrupção eleitoral e peculato com uso de retroescavadeira

Publicado

em

Após uma denúncia anônima, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Civil do Tocantins apreenderam nesta segunda-feira, 19, uma máquina retroescavadeira que pertence ao município de Augustinópolis sendo utilizada em uma propriedade particular no município de Buriti do Tocantins. O promotor eleitoral da 21ª Zona Eleitoral do Tocantins, Paulo Sérgio de Almeida, e agentes da polícia civil flagraram o momento exato em que o funcionário da Prefeitura de Augustinópolis operava a retroescavadeira para construir um açude na propriedade rural.

De acordo com o promotor Paulo Sérgio de Almeida, as informações iniciais indicam que a retroescavadeira estava na propriedade particular desde o último domingo, 18, e que a autorização para a realização do serviço irregular teve motivações eleitoreiras. O atual prefeito é candidato a reeleição.

Estão sendo apurados os crimes de corrupção eleitoral e peculato. O operador da retroescavadeira já passou pela oitiva do Ministério Público. A Promotoria Eleitoral está levantando todas as informações para analisar as medidas judiciais cabíveis ao caso. (Luiz Melchiades)

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: 15ª morte por Covid-19 é oficializada

Publicado

em

Xambioá, no Bico do Papagaio, registrou sua 15ª vítima pela Covid-19. A informação foi confirmada no Boletim epidemiológico da Secretaria de estado da Saúde, desta segunda, dia 19.

A vítima é um homem de 72 anos, com diabetes. Ele morreu neste domingo, 18, no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Com modelo de parceria inovador, Complexo de Delegacias começa a ser construído

Publicado

em

Foi iniciada em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, as obras para construção do Complexo de Delegacias da Polícia Civil.

A obra é resultado de parceria envolvendo órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, local e estadual.

O projeto começou a ser rascunhado no final de 2018. No início de 2019, a Prefeitura Municipal realizou a doação da área para construção. Já no final de 2019, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, se reuniu com os deputados estaduais para tratar da construção do Complexo de Delegacias da Polícia Civil e solicitar a destinação de recursos para a obra.

O Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Augustinópolis vai abrigar a 12ª Delegacia de Polícia Civil, a 13ª Delegacia de Polícia Civil e a 2ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Vulneráveis (Deamv);

A licitação para construção do Complexo não teve previsão de lucro (BDI), sendo que a empresa vencedora vai realizar a construção da obra pública apenas e tão-somente com fins sociais. No valor da obra, foram descontados os valores referentes à utilização parcial da mão de obra voluntária dos presos, tendo como contrapartida o direito à remissão de pena, em observância aos fins educativos, produtivos e ressocializadores do trabalho.

Essa será a primeira Delegacia de Polícia Civil do Tocantins construída com essa forma de convênio entre a Polícia Civil e os outros poderes, instituições e particulares.

Continue lendo
publicidade Bronze