Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Ações de qualificação e inclusão são pactuados com municípios

Publicado

em

Sem título

Vice-governador, João Oliveira, durante discurso ao presentes na pactuação

Em evento que reuniu mais de 3 mil beneficiários de programas sociais como Bolsa Família, Pioneiros Mirins e Tocantins sem Fome o vice-governador João Oliveira e o secretário do Trabalho e Assistência Social (SETAS), Agimiro Costa, assinaram juntamente com o prefeito de Araguatins, Lindomar Madalena e outros 11 municípios da região o termo de “Pactuação Técnica do PRONATEC Tocantins sem Miséria e outros Programas Sociais”. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 15, no Colégio Professora Maria de Lourdes em Araguatins. Com a assinatura do Termo os municípios passam a ter acesso a ações de qualificação profissional e inclusão produtiva voltadas para a população inscrita em programas sociais federais e estaduais.

Sem título1

Agimiro, João Oliveira, Lindomar Madalena e Dona Deija

Uma das principais ações disponibilizadas com o Termo é o “PRONATEC Tocantins sem Miséria” que oferece cursos de formação inicial e continuada com duração mínima de 160 horas. A capacitação é oferecida em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os cursos são gratuitos e os beneficiários recebem alimentação, transporte, uma bolsa e todos os materiais escolares.

O vice-governador do Estado, João Oliveira, comemorou a chegada de oportunidades de qualificação profissional para a população da região do Bico do Papagaio e incentivou os presentes durante o seu discurso: “Quando eu era jovem não contávamos com oportunidades como essa que vocês estão tendo hoje, tudo era mais difícil, por isso convido cada um de vocês a abraçarem essa oportunidade e escreverem uma nova história”.

Sem título2

Prefeita de Buriti, Rubia Amorim, durante pronunciamento

Para a prefeita de Buriti do Tocantins, Rúbia Amorim, a iniciativa é o grande incentivo que a região precisava para se desenvolver e deixar a condição de extrema pobreza: “Somos uma região muito rica em recursos, mas para que possamos nos desenvolver são necessárias ações concretas como essa que dão oportunidade de formação aos nossos jovens e valorizam esse potencial” Afirmou a prefeita.

PRONATEC no Bico do Papagaio

Na região contemplada nesta quinta-feira os municípios que já estão oferecendo os cursos do PRONATEC Tocantins sem Miséria são: Araguatins, com 160 vagas em 4 diferentes  cursos, Axixá do Tocantins, 50 vagas, São Miguel, 32 vagas, e Sítio Novo com 32 vagas.

13556_395683043864786_1021667937_n

Em Araguatins, os cursos irão atender 160 famílias como a de Poliana Cirilo, dona de casa, mãe de duas crianças e que conta com o Bolsa Família para complementar o sustento da casa. Poliana ficou sabendo dos cursos pela rádio da cidade e não perdeu a oportunidade: “Eu trabalho em casa, mas com essa capacitação posso aprender mais, me desenvolver e conseguir um trabalho. Estou animada” Comemora a aluna do curso de Embutidos e Defumados oferecido pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Araguatins.

Secretária de Assistência Social de Araguatins, secretário estadual de Assistência Social, prefeito de Araguatins e vice-governador do TO

Secretária de Assistência Social de Araguatins, secretário estadual de Assistência Social, prefeito de Araguatins e vice-governador do TO

Durante o evento de pactuação as famílias inscritas no cadastro único da assistência social – o CadÚnico, realizaram uma pré-incrição para participarem dos cursos do PRONATEC.

Ações disponibilizadas

Além do PRONATEC – Tocantins sem Miséria, o Termo de Pactuação oferecer aos municípios as seguintes ações de inclusão produtiva: Inclusão Produtiva Urbana e Rural; Economia Solidária; Projeto Ecosol territorial, Troca Solidária e Bancos Comunitários; Política Pública de Produtos Sólidos Recicláveis; Microcrédito Produtivo Orientado – Crescer; Mulheres Mil; Projetos Arranjos Produtivos Sustentáveis; Projeto Empreendedores Individuais Solidários; Cursos de Qualificação e Capacitação Profissional; Ação de Capacitação de Projetos de Geração de Renda para os beneficiários de programa sociais; Projeto de Apicultura para os 139 municípios e Projeto de Associativismo e Cooperativismo.

Municípios contemplados na ação

Araguatins – Augustinópolis – Axixá do Tocantins – Buriti do Tocantins – Carrasco Bonito – Esperantina – Praia Norte – Sampaio – São Bento do Tocantins – São Sebastião do Tocantins – São Miguel do Tocantins – Sitio Novo.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

ANANÁS: Com registro de novo óbito, município é o 3º do Bico em mortes por Covid-19

Publicado

em

Foi confirmada nesta quarta, 20, a 17ª morte por Covid-19, no município de Ananás, no Bico do Papagaio. As informações estão no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

A vítima é um homem de 78 anos, com hipertensão e faleceu na segunda, dia 18, no Hospital de Ananás.

O município é o terceiro em número de mortos pela doença, atrás de Araguatins com 31 óbitos e Tocantinópolis com 24.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quarta, 20

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Mercado Municipal e Feira Coberta passarão por reforma

Publicado

em

O Mercado Municipal Antônio Alves de Sousa e a Feira Coberta do Município Antônio Goiano de Lucena passarão por reformas e adequações na estrutura para melhor atender às necessidades da comunidade local.

As melhorias vão priorizar medidas sanitárias e de saúde pública. A ideia é que as obras ofereçam otimização do local, proporcionando maior segurança para atender aos moradores, turistas e profissionais locais.

Continue lendo
publicidade Bronze