Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Ações do Bolsa Família levam cursos de geração de renda a famílias carentes

Publicado

em

 

Foto 1 - Carlessandro Souza-56

Famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF) em Araguatins, no extremo Norte do Tocantins, puderam participar dos cursos de geração de renda ofertados pela equipe intersetorial da Secretaria do Trabalho e Assistência Social nesta terça-feira, 29. A ação, realizada pelo Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (AAFETO), continua nesta quarta-feira, 30, e também é aberta a famílias não beneficiadas com o Programa.

Rosimar da Silva, 59 anos, e Aline Frazano, 30, participaram da turma do curso de Chita Chick, mas juntas já somam muitas experiências. Elas contam que já fizeram curso de artesanato e pintura e que também gostariam de participar de mais cursos. “Eu não dispenso uma oportunidade. É sempre bom aprender alguma coisa nova e interagir com os colegas”, destacou Rosimar.

No curso de arte em retalhos, Luzinete Silva, 52, já faz planos para decoração do seu aniversário de 60 anos. “Adorei essas flores e quero usar para dar como lembrança no meu aniversário daqui a oito anos. Vai ser uma flor cada ano de vida, vão ser 60 flores feitas por mim mesma para comemorar”, contou.

Já a aluna Paula Guimarães, 29, percebeu na técnica uma nova oportunidade de empreender. “Esse ano eu percebi que os cursos que já fiz podem realmente me dar dinheiro e comecei a vender. Estou fazendo essas flores aqui e pensando se posso usá-las para acessórios de cabelo. Vou testar, se der certo, posso começar a vender também”, analisou.

A secretária Patrícia do Amaral, que acompanhou a equipe em Araguatins destacou a importância dessas ações para a comunidade. “Estas ações integradas que estamos realizando em várias cidades do Estado, ajudam a população trazendo para perto serviços necessários e estes cursos de geração de renda”, disse.

Quarta-feira

Nesta quarta-feira,30, a população pode participar ainda dos cursos de peso de porta e pintura por imersão. As inscrições podem ser realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras),

onde os cursos estão acontecendo, ou no posto do Sistema Nacional de Emprego do Tocantins (Sine).

Ações descentralizadas As equipes da Setas, Educação e Saúde iniciaram em dia 15 de agosto, a Ação Intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF) que tem como objetivo orientar técnicos que atuam no monitoramento da execução do PBF, Cartão do Idoso e Cadastro Único. Concomitantemente a essa programação, as famílias podem participar dos cursos ofertados pela Aafeto e realizar emissão de carteira de trabalho. (Aline Gusmão/Fotos: Carlessandro Souza)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Idosos acima de 70 anos recebem nesta quinta, segunda dose contra Covid

Publicado

em

Nesta quinta, 22, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza Drive-Thru de vacinação, em segunda dose da vacina contra Covid-19, para idoso com 70 anos ou mais.

O local de vacinação será na praça da Rodoviária e o idoso deve comprovar ser morador de Araguatins e levar cartão de vacina, CPF, documento de identidade. O horário de atendimento será das 8h às 13h30.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá tem mortes por Covid confirmadas pela SES nesta quarta, 22

Publicado

em

Neste feriado de quarta, 21, o Boletim Epodemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou a confirmação de cinco novas mortes por Covid-19, no Bico do Papagaio. Os óbitos confirmados são nos munícipios de Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá.

Algumas dessas mortes, já haviam sido confirmadas pelas Secretarias Municipal de Saúde, que continuam com seus dados divergindo na compactação com os dados estaduais. Não existe sintonia entre os órgãos.

Veja os óbitos confirmados nesta quarta:

Buriti – Homem de 49 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 20/04/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.
Tocantinópolis – Homem de 85 anos. Comorbidades: hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de próstata. Óbito em 16/04/21 no Hospital Regional de Araguaína.
Tocantinópolis – Mulher de 60 anos. Comorbidades: hipertensão. Óbito em 17/04/21 no Instituto Sinai de Araguaína.
Xambioá – Homem de 63 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 15/04/21 no Instituto Sinai.
Araguatins – Mulher de 62 anos. Comorbidades: hipertensão e diabetes. Óbito em 14/04/21 no Instituto Sinai.

Comparação dos dados

Araguatins – Boletim Municipal: 49 | Boletim Estadual: 47
Tocantinópolis – Boletim Municipal: 32 | Boletim Estadual: 33
Xambioá – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 22
Buriti – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 06

*Prefeitura não publica boletim de forma confiável e constante em suas páginas de internet oficiais ou redes sociais oficiais. Durante dias incertos são espalhados em grupos de whatsapp sem nenhum tipo de comprovação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: SAAE tem dívida de mais de R$ 1 milhão em energia elétrica

Publicado

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do município de Ananás, no Bico do Papagaio, possui uma dívida milionária com a Energisa, concessionária que fornece energia elétrica. Segundo documento divulgado pela Prefeitura Municipal, gestões anteriores deixaram um débito de R$ 1.060.458,13.

Conforme a Prefeitura, o SAAE vem funcionando de forma limitada e afirmou que buscar tentar neste semestre, regularizar a dívida, evitando o corte de energia do SAAE e o colapso total no abastecimento de água de todo o município.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze