Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Agricultor aumenta produção e reduz custos da melancia e maracujá

Publicado

em

O agricultor Vicente Rivaldo Borges da Silva, de Araguatins, melhorou a produtividade no cultivo de melancia e maracujá em sua propriedade

O agricultor familiar Vicente Rivaldo Borges da Silva, do Projeto de Assentamento Tobasa, em Araguatins, melhorou a produtividade e ainda conseguiu reduzir os custos na produção de melancia e maracujá em sua propriedade. Tudo isso, devido ao incentivo do Convênio Oportunidade, fruto de parceria firmada entre o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para prestar assistência técnica aos produtores rurais com renda de zero a quatro salários mínimos.

Antes da assistência técnica do Ruraltins, o senhor Ilton, como é conhecido, morava na cidade, com o incentivo do Convênio Oportunidade, foi possível voltar para sua propriedade no início do ano, e hoje colhe os frutos do seu empenho em parceria com Ruraltins. “Quando cheguei aqui as pessoas diziam que a terra era fraca, pra mim fraco é quem não quer trabalhar! Faz oito meses que comecei a trabalhar na terra e não tem faltado maracujá para meu consumo e agora já estou vendendo, já tenho pra quem vender ao preço de nove reais o quilo”, comemorou.

O engenheiro ambiental do Ruraltins de Esperantina, Janilson de Brito, é um dos técnicos que acompanha o plantio na propriedade e explica como começou o trabalho de assistência técnica: “Começamos aqui com orientação do plantio de maracujá, de um projeto de doações de mudas realizado pelo Ruraltins, e, com o interesse dele, ingressamos no atendimento por meio do Convênio Oportunidade, com a cultura da melancia”, disse.

Ainda segundo o engenheiro ambiental, a equipe de assistência técnica buscou facilitar ao máximo a produção do senhor Ilton, aproveitando os recursos disponíveis na propriedade ou na região para implementar a primeira cultura. “Aproveitamos os insumos que ele tinha na propriedade, utilizando da maneira mais fácil para não encarecer o processo produtivo, já que ele não dispunha de recursos por ser recém-chegado na propriedade”, explicou.

O Convênio Oportunidade tem como objetivo fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural

No acompanhamento, entre as estratégias para dar continuidade a produção, durante o período de estiagem foi a cultura irrigada, e ainda implementar outras produções de ciclo curto para garantir a renda da família. A sugestão foi o plantio de melancia, onde a equipe de assistência entrou com as recomendações de adubação e controle de pragas com o preparo de defensivos naturais de produtos extraídos da região. “O resultado dessa cultura foi a colheita de cerca de seis mil quilos de melancia e a lucratividade das vendas com a parceria do PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar]” explicou o engenheiro agrônomo Jesus Tadeu Monteiro, que também faz parte da equipe de assistência técnica na propriedade, junto com a técnica em agroecologia, Maria Valcinaíde Soares.

Convênio Oportunidade

O Convênio Oportunidade tem como objetivo fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural no sentido de garantir o aumento da renda, melhorias na gestão da propriedade e na qualidade de vida das famílias que vivem no meio rural.

O convênio tem prazo previsto para encerrar em dezembro deste ano, porém o Ruraltins trabalha no sentido de fazer um aditivo por mais três anos, e assim garantir a continuidade das ações.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura faz recuperação de trecho do córrego Brejo

Publicado

em

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, uma ação emergencial foi realizada para corrigir o crime ambiental contra o córrego Brejo, que corta parte da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio.

Nas última semana, uma pessoas, ainda não identificada, jogou no córrego, resíduos de aterro misturado com gesso, no final da Rua Vicente Bernardinho, onde a via termina, por conta do córrego. A intenção seria facilitara o acesso aos bairros Três Poderes e Buriti. Toda ação foi feita sem autorização dos órgãos competentes.

Agora, a ação emergencial da Prefeitura recuperou o local.

Prefeitura e Naturatins não informaram que haverá punição ao responsável pela prática delituosa.

Imagem da agressão ambiental, agora corrigida pela Prefeitura
Continue lendo

Bico do Papagaio

Diretorias de Ensino do Bico promovem formação para professores do ensino médio

Publicado

em

Dando continuidade à retomada gradual das atividades não presenciais na rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc) promove a segunda etapa da formação para os professores da 1ª e 2ª série do ensino médio, da qual também participam coordenadores pedagógicos, diretores escolares, além de supervisores e assessores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

A formação, que teve início nessa segunda, 3, e prossegue até sexta-feira,7, atenderá à 3,5 mil professores lotados nas 291 unidades escolares que ofertam esta modalidade de ensino. Como medida de segurança, o encontro será on-line, por meio da ferramenta google meet, em salas virtuais com capacidade para 250 profissionais. Na pauta, estão previstas a apresentação da proposta de retomada das aulas, orientação sobre as rotinas pedagógicas, além do planejamento dos roteiros de estudos.

“A formação tem ainda o intuito de estreitar os laços com os professores e demais profissionais das escolas. A programação foi organizada de forma que possamos levar a eles o nosso planejamento, cuidando para que todos tenham as informações necessárias para que o retorno das aulas não presenciais ocorra de forma segura para estudantes e professores”, enfatiza a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Aulas não presenciais

A retomada gradual do ano letivo na rede estadual teve início no dia 29 de junho, com o ensino não presencial para os alunos da 3ª série do ensino médio. As aulas para os estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio está prevista para o dia 10 de agosto.

A proposta de retomada traz cinco pilares: a segurança dos profissionais da educação e dos estudantes; o respeito à diversidade da comunidade escolar do Estado; a garantia de que os estudantes da rede estadual não percam o ano letivo de 2020; a segurança que o ano de 2021 não seja comprometido em decorrência do ano de 2020; e ainda assegura a conclusão do ensino médio para os alunos da 3ª série do ensino durante o calendário civil de 2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 4

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO

Veja as vagas de emprego em outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade