Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Agricultor aumenta produção e reduz custos da melancia e maracujá

Publicado

em

O agricultor Vicente Rivaldo Borges da Silva, de Araguatins, melhorou a produtividade no cultivo de melancia e maracujá em sua propriedade

O agricultor familiar Vicente Rivaldo Borges da Silva, do Projeto de Assentamento Tobasa, em Araguatins, melhorou a produtividade e ainda conseguiu reduzir os custos na produção de melancia e maracujá em sua propriedade. Tudo isso, devido ao incentivo do Convênio Oportunidade, fruto de parceria firmada entre o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para prestar assistência técnica aos produtores rurais com renda de zero a quatro salários mínimos.

Antes da assistência técnica do Ruraltins, o senhor Ilton, como é conhecido, morava na cidade, com o incentivo do Convênio Oportunidade, foi possível voltar para sua propriedade no início do ano, e hoje colhe os frutos do seu empenho em parceria com Ruraltins. “Quando cheguei aqui as pessoas diziam que a terra era fraca, pra mim fraco é quem não quer trabalhar! Faz oito meses que comecei a trabalhar na terra e não tem faltado maracujá para meu consumo e agora já estou vendendo, já tenho pra quem vender ao preço de nove reais o quilo”, comemorou.

O engenheiro ambiental do Ruraltins de Esperantina, Janilson de Brito, é um dos técnicos que acompanha o plantio na propriedade e explica como começou o trabalho de assistência técnica: “Começamos aqui com orientação do plantio de maracujá, de um projeto de doações de mudas realizado pelo Ruraltins, e, com o interesse dele, ingressamos no atendimento por meio do Convênio Oportunidade, com a cultura da melancia”, disse.

Ainda segundo o engenheiro ambiental, a equipe de assistência técnica buscou facilitar ao máximo a produção do senhor Ilton, aproveitando os recursos disponíveis na propriedade ou na região para implementar a primeira cultura. “Aproveitamos os insumos que ele tinha na propriedade, utilizando da maneira mais fácil para não encarecer o processo produtivo, já que ele não dispunha de recursos por ser recém-chegado na propriedade”, explicou.

O Convênio Oportunidade tem como objetivo fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural

No acompanhamento, entre as estratégias para dar continuidade a produção, durante o período de estiagem foi a cultura irrigada, e ainda implementar outras produções de ciclo curto para garantir a renda da família. A sugestão foi o plantio de melancia, onde a equipe de assistência entrou com as recomendações de adubação e controle de pragas com o preparo de defensivos naturais de produtos extraídos da região. “O resultado dessa cultura foi a colheita de cerca de seis mil quilos de melancia e a lucratividade das vendas com a parceria do PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar]” explicou o engenheiro agrônomo Jesus Tadeu Monteiro, que também faz parte da equipe de assistência técnica na propriedade, junto com a técnica em agroecologia, Maria Valcinaíde Soares.

Convênio Oportunidade

O Convênio Oportunidade tem como objetivo fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural no sentido de garantir o aumento da renda, melhorias na gestão da propriedade e na qualidade de vida das famílias que vivem no meio rural.

O convênio tem prazo previsto para encerrar em dezembro deste ano, porém o Ruraltins trabalha no sentido de fazer um aditivo por mais três anos, e assim garantir a continuidade das ações.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: representante da Sousa Cruz visita 9º BPM

Publicado

em

Na última sexta-feira, 22, o capitão José Carlos da Costa Abreu, que está respondendo pelo comando do 9º BPM, recebeu o coordenador de segurança da empresa Sousa Cruz, na região Norte e Nordeste, Bruno da Hora de Sousa.

A visita serviu para estreitar os laços e efetivar futuras parcerias entre a empresa de cigarro e a Polícia Militar (PM) por meio do 9º BPM.

Conhecida anteriormente como Souza Cruz, a empresa é uma indústria de cigarros brasileira, atual subsidiária da British American Tobacco no Brasil (BAT Brasil).

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Reforma do Núcleo de Saúde da Fundação Pró-Tocantins é entregue

Publicado

em

Na manhã da última sexta, 22, foi entregue a reforma da sede do Núcleo de Saúde da Polícia Militar, em Araguatins, no Bico do Papagaio. O órgão de saúde pertencente a entidade privada e sem fins lucrativos, Fundação Pró-Tocantins (FPTO).

Em parceria com a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), a entrega da obra, com recursos próprios da FPTO, foi a fim de possibilitar melhoria na qualidade da saúde e bem-estar dos militares da PM e Corpo de Bombeiros e seus dependentes na área do 9º Batalhão.

Atualmente o Núcleo de Saúde em Araguatins presta aos usuários da FPTO atendimento odontológico e psicológico. De acordo com o major Sodré, em breve o órgão estará retomando com o atendimento fisioterapêutico, e assim, garantindo mais qualidade de vida para os militares e seus dependentes. Após o descerramento da placa os participantes participaram de um café da manhã.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: Parte de objetos furtados em loja de celular são recuperados

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na noite desse domingo, 24, diversos objetos que haviam sido furtados do interior de um comércio do ramo de eletrônica, durante a madrugada do dia 23, sábado, na cidade de Itaguatins, no Bico do Papagaio.

A PM tomou conhecimento após denúncia formulada pela própria vítima, 32 anos, dando conta de que parte dos objetos furtados de sua empresa havia sido localizados em uma residência em Itaguatins.

A companheira de um dos suspeitos do furto, disse a PM que seu companheiro havia deixado uma sacola contendo vários objetos no meio das flores do jardim daquela casa. Os policiais encontraram os objetos e apreenderam todo o material.

Os suspeitos de envolvimento direto no furto dos materiais apreendidos não foram localizados. O material foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos.

Continue lendo
publicidade Bronze