Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Agricultor do PA Palmares é citado por Dilma Rousseff no programa “Café com a Presidenta”

Publicado

em

Na segunda-feira, 07, a edição do programa “Café com a Presidenta”, produzido pela Diretoria de Serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), teve como pauta o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Durante o programa a presidenta, Dilma Rousseff, apresentou algumas histórias de sucesso de alunos do PRONATEC, uma delas foi à do senhor José Carlos, morador do assentamento Palmares, localizado no município de Araguatins. Seu José participou no primeiro semestre deste ano, do curso de auxiliar técnico em agropecuária do PRONATEC Campo, ministrado pelo campus Araguatins do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Antes do curso José Carlos tinha uma pequena plantação de abacaxi. Ele e esposa, Jaciara, fizeram três cursos diferentes do PRONATEC, aprenderam adubar melhor a terra e descobriram técnicas mais modernas de cultivo de frutas e hortaliças. Hoje, o negócio cresceu e eles estão vendendo seus produtos na feira de Araguatins. A renda da família, que era de R$ 400 reais subiu agora para mais de R$ 1.000 reais. Ao falar da história de José Carlos no programa, a presidenta declarou que ele é um exemplo que o brasileiro tem uma grande vontade de melhorar de vida.

A presidenta informou, ainda, que o governo está investido 14 bilhões no PRONATEC. A meta até 2014 é matricular 8 milhões de alunos, até agora mais de 4,6 milhões  de alunos já fizeram ou fazem de graça cursos oferecidos pelo PRONATEC. Segundo Dilma, o Brasil nunca teve um programa de formação profissional com a dimensão do PRONATEC.

PRONATEC Araguatins

O PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.  Em Araguatins os cursos dos programas ministrados pelo campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) tem como meta qualificar 680 pessoas em 2013. Só no PRONATEC Campo foram formados 120 alunos no curso de auxiliar técnico em agropecuária nos assentamentos Palmares, Oziel Pereira, localizado no município de Cachoeirinha e Mártires da Terra, no município de São Bento.

No primeiro semestre deste ano, o PRONATEC formou, no total, mais de 300 alunos nos cursos de: auxiliar técnico em agropecuária, auxiliar administrativo, montador e reparador de computadores, uso e conservação dos recursos hídricos e produtor de embutidos e defumados.

Café com a Presidenta

Veiculado uma vez por semana, o programa de rádio “Café com a Presidenta” traz ao público um bate-papo de seus minutos entre a presidenta Dilma Rousseff e o jornalista Luciano Seixas.

O programa é produzido pela Diretoria de Serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e tem supervisão editorial da SECOM. Todas as segundas-feiras, às 6 horas da manhã, é transmitido, via satélite, no mesmo canal de distribuição de “A Voz do Brasil”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ANANÁS: Com registro de novo óbito, município é o 3º do Bico em mortes por Covid-19

Publicado

em

Foi confirmada nesta quarta, 20, a 17ª morte por Covid-19, no município de Ananás, no Bico do Papagaio. As informações estão no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

A vítima é um homem de 78 anos, com hipertensão e faleceu na segunda, dia 18, no Hospital de Ananás.

O município é o terceiro em número de mortos pela doença, atrás de Araguatins com 31 óbitos e Tocantinópolis com 24.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quarta, 20

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Mercado Municipal e Feira Coberta passarão por reforma

Publicado

em

O Mercado Municipal Antônio Alves de Sousa e a Feira Coberta do Município Antônio Goiano de Lucena passarão por reformas e adequações na estrutura para melhor atender às necessidades da comunidade local.

As melhorias vão priorizar medidas sanitárias e de saúde pública. A ideia é que as obras ofereçam otimização do local, proporcionando maior segurança para atender aos moradores, turistas e profissionais locais.

Continue lendo
publicidade Bronze