- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 18 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Aldivino recebe medalha

Mais Lidas

No dia 15 de dezembro, o Professor Aldivino foi condecorado pelo Governo Federal, no auditório do MEC em Brasília, com a Medalha Nilo Peçanha, pelos relevantes serviços prestados ao Brasil, na área do Ensino Profissional.

Tal Comenda comemora o Centenário do Ensino Técnico Profissional Brasileiro. Essa grande jornada teve início em 23 de setembro de 1909, quando o Presidente Nilo Peçanha assinou o Decreto nº 7.566, criando 19 “Escolas de Aprendizes Artífices”, destinadas ao ensino profissional primário e gratuito para os “desafortunados” (órfãos, abandonados, etc).

A trajetória do Professor Aldivino, na área do ensino profissional, teve início em 1973, na cidade de Pedro Afonso, quando lá esteve chefiando uma equipe do Projeto Rondon, oriunda de São Paulo-Capítal. Aldivino atuou em Guaraí e Pedro Afonso por 45 dias, chefiando uma Equipe do Projeto Rondon, nos meses de janeiro e fevereiro de 1973. Retornou à sua sede em São Paulo e no mês de abril do mesmo ano, resolveu interiorizar-se em Pedro Afonso. Lá chegando, lecionou história, inglês, português e todas as disciplinas da área do ensino Normal, no Colégio das Freiras em Pedro Afonso. Logo foi nomeado para o cargo de confiança de Superintendente Regional de Educação e Cultura, ocasião em que fundou o Colégio Estadual Agrícola de Pedro Afonso, naquela época, denominado de Escola Agro-Artezanal. Em 1974, com a ajuda do então Deputado Federal José Wilson Siqueira Campo, conseguiu que o Governador Leonino Di Ramos Caiado, reconhecesse oficialmente a Escola, que funciona normalmente, até os dias de hoje.

Em 1975, Aldivino ingressou no MEC, através da Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (COAGRI) que o designou para dirigir a Escola Agrotécnica Federal de Urutaí-GO, onde permaneceu até, 1980. Em seguida, continuou dirigindo Escolas Agrotécnicas, até sua aposentadoria em 1998 (EAFs de Cáceres-MT, Salinas-MG, Araguatins-TO e Colorado do Oeste-RO). Além disso, o MEC designou-o para implantar e dar assistência pedagógica às Escolas Agrotécnicas de Boa Vista-RR e de Codó-MA.

Aposentado em 1998, após 24 anos de atuação na educação profissional, sempre como gestor,  foi convocado pelo Governador Siqueira Campos para assumir uma função de Confiança no Governo do Estado, como Assessor Especial. Ajudou a implantar o PROVIDA e logo após, foi nomeado como Assessor Especial para Acompanhar o Processo de Implantação da Escola Técnica Federal de Palmas. Nesta época, início de 1999, a ETF-Palmas estava com suas obras completamente paralizadas. O Prof. Aldivino deslocou-se diversas vezes a Brasília, onde foi recebido pelo Ministro Paulo Renato. Preparou um extenso e detalhado relatório sobre as necessidades orçamentárias para a continuidade das obras e  aquisição de  equipamento da ETF-Palmas e com a ajuda do Governador Siqueira, dos Senadores e Deputados Federais do Tocantins, conseguiu que o Ministro Paulo Renato liberasse a verba necessária. No início do ano de 2000 Aldivino concluiu esta missão que Siqueira lhe havia confiado.

Com a absoluta certeza do dever cumprido, Aldivino deu por encerrada sua estadia em Palmas, mudou-se e fixou-se em Araguatins, onde vive com seus familiares. (Assessoria de imprensa do Professor Aldivino)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

19 Comentários

  1. Parabens! Prof° Francisco, esses méritos são mais do que merecidos, nos anos 90, tive a oportunidade de trabalhar na antiga EAFA, e conheci o grande ser humano que cv é, pois mesmo ocupando tão importantes cargos, jamais lhe faltou a humildade para com o próxima, e todos que o conhecem sabem que cargo algum; fará lhe senti estrela, diferentes de muitos que conheço. Gostaria muito de vê-lo na DRE. “2011”

  2. Ôoooo Siqueira, comparar um car desse nivel, com Marcia Amado e diná??? Parece piada. Aldivino, contamos com sua inteligencia e vontade de ver Araguatins prosperar. Fazendo uma analise real sem paixoes politicas, sem amores e olhando a realizade, vejo q nossa cidade tem dois nomes com sabedoria e pulso para transforma-la numa grande metropole, são eles: Vagner Praxedis e Aldivino, gostem vcs ou nao essa é a unica verdade.

  3. EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA QUE A TAL LEIDIANE LAVASSE A BOCA COM SODA, ANTES DE REFERIR-SE DESTA MANEIRA A UM CIDADÃO DO QUILATE DO PROF.ALDIVINO.

    ESTIVE NA FORMATURA DO MEU SOBRINHO E CONFESSO QUE O ALDIVINO PROFERIU UM DISCURSO DE ALTO NÍVEL. REPRESENTOU O GOVERNADOR Á ALTURA, COM GABARITO.

    LEIDIANEM MINHA QUERIDA! RECOLHA-SE NO SEU CANTO. INVEJA MATA. ENGULA O QUE ESCREVEU E TENHA UMA MÁ DIGESTÃO.

  4. OUVI O DISCURSO DO PROFESSOR E FIQUEI IMPRESSIONADO. FOI MUITO CLARO, FEZ CITAÇÕES APROPRIADAS PARA O MOMENTO. REPRESENTOU MUITO BEM O GOV.SIQUEIRA CAMPOS.

    ARAGUATINS TEM QUE TER ORGULHO DO ALDIVINO. ELE FOI UMA DAS 100 PERSONALIDADES AGRACIADAS COM A MEDALHA NILO PEÇANHA, ESCOLHIDAS DENTRE 190 MILHÕES DE BRASILEIROS. ISTO É FANTÁSTICO. ARAGUATINS ESTÁ DE Parabens por ter um cidadão deSTA QUALIDADE COMO MORADOR.

    O FATO DO PROF. TER REPRESENTADO A Autoridade máxima do Tocantins, merece divulgação.

    Peço a FOLHA DO BICO QUE DIVULGUE ESTA NOTICIA. DIVULGUEM Também o texto do discurso por ele proferido na EAFA, NA NOITE DO DIA 18.

    PARABENS MESTRE ALDIVINO!

  5. Nobre Professor,

    Saiba que o senhor representa o que tem de bom no Brasil. O senhor é exemplo de dignidade, honestidade e honra. Sempre por onde passou desempenhou um grande trabalho, e não sou eu que falo não, são todos por onde o senhor estever, mostrando dignidade e eficiencia.

    As vezes fico me perguntando o que um homm como o senhor fica fazendo nessa terra de pessoas sem preparo, sem cultura, sem indole. Terra de um povo invejoso, covarde, corrupto e ganancioso.

    Caro Aldivino, seu nome deveria estar sendo lembrado para o cargo de secretário estadual da educação, e não para diretor regional de ensino, esse velho Siqueira é velho e retrogrado mesmo.

    Lembro-me da dedicação que o senhor teve ao implantar sozinho a antiga EAFA e comparo com os atuais gestores de hoje, Décio e Nairton, pessoas sem preparo e preguiçosas. Fico triste.

    Mas também tenho critica a fazer ao senhor. As vezes me decepciono com certos comportamentos seus, tipo seguir pessoas como as que o senhor segue hoje, larga esse povo tenha coragem e nos dê o presente de ser nosso candidato a prefeito. Nossa cidade esta abandonada e precisa de um homem de coragem para transforma-la.

  6. Aproveitando a audiencia do espaço. rsssssssssssss, gostaria chamar a atenção da juventude e povo em geral, principalmente aqueles que usam o cais no momento de lazer. Vamos parar de jogar sujeira cais abaixo, pois a beira rio estar uma imundicie(bando de sebosos). E, as autoridades queiram por gentileza providenciar limpeza e colocar tambores para coleta lixo. Fuiiiiiiiiiiii…………..

  7. Sr José Sales vc não sabe nada da História da EAFA, dizer que esse cidadão implantou SOZINHO… São Um Bando de babão, que querem tirar proveito do sucesso do outro. Se o TO é Terra de um povo invejoso, covarde, corrupto e ganancioso, é porque vc mora aqui. Pega os trapos e vai embora FDP.

  8. Parabens, amigo Prof. Francisco.

    Nós aqui de Pedro Afonso estamos orgulhosos.

    Consideramos o Sr. um Pedroafonsino. Morou aqui por 02 anos e fez muito por nossa educação.

    Esta honraria, que é a medalha Nilo Peçanha, foi mais que merecida.

    Abraços,

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias