Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Alunos do Colégio Osvaldo Franco fazem visita técnica à Serra do Estrondo

Publicado

em

Tendo como objetivo premiar os melhores alunos do 3º bimestre na disciplina de Ciências, das turmas de 6º ao 9º ano, do Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, no Bico do Papagaio, o projeto de visita técnica à Serra do Estrondo, em Axixá, no município do Bico do Papagaio, consiste em valorizar o desempenho positivo dos alunos, assim como promover de forma ativa e prazerosa o passeio ecológico, podendo observar e conhecer a diversidade do Ecótono no qual estão inseridos.

Na ocasião, o passeio ocorrido no final do mês de outubro, teve o acompanhamento do engenheiro florestal, Eurípedes Marinho, do soldado bombeiro, Worts Nunes Montizuma, das professoras de Ciências, das coordenadoras pedagógicas e do diretor do Colégio.

As alunas Esther Lawanda Barros e Dyovana Araújo dos Santos, consideram que “o dia foi totalmente incrível, cada detalhe gratificante, cada escalada, cada momento, uma vista incrível lá de cima, sem sombra de dúvida esse passeio que ganhamos ficará marcado por toda nossa vida. Não temos palavras para agradecer esse dia tão cheio de aventuras, juntamente com a equipe do Colégio, o Guia que nos explicou cada paisagem, o bombeiro que nos orientou, o motorista Edilson muito legal, e ainda presenciamos um salto de um paraquedista profissional, aprendemos assim, que o importante de uma caminhada não é o tempo percorrido e sim onde queremos chegar”.

Agradecendo a oportunidade de participar dos eventos do Colégio, o bombeiro Worts Nunes Montizuma, considerou muito interessante o passeio, visto que, mesmo sendo um momento de prêmio aos melhores alunos, também serviu a oportunidade para eles adquirirem muitas informações novas, em relação ao clima, à vegetação, à Geografia local, orientações sobre ambiente com um profissional guia, o engenheiro Florestal e orientações sobre primeiros socorros apresentadas pelo Bombeiro Worts.

O engenheiro florestal, Eurípedes Marinho, explica que esse tipo de visita serve como formas de aprendizagens a partir de um convívio social com o Meio Ambiente em que estão inseridos, identificando diferentes Biomas locais. Segundo a professora Ana Cláudia, Bióloga do Colégio. “Esse passeio ecológico à Serra do Estrondo, permitiu que os alunos entrassem em contato com a realidade da natureza. Uma visita ecológica como essa proporciona aos alunos prática e habilidade de observação, seleção, comparação e análise de dados, além de trabalharem com diferentes formas de registros do que foi vivido na prática e aprendido nas aulas na escola”. (Ascom CEOF)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÍTIO NOVO: Após assumir comando do PL, Murilo é demitido por Jair Farias

Publicado

em

Logo após assumir o comando do Partido Liberal (PL), no município de Sítio Novo, no Bico do Papagaio, com as bençãos do deputado federal, Vicentinho Júnior e do ex-senador, Vicentinho Alves, o líder Murilo Farias, que tem despontado como um dos principais nomes para a sucessão do prefeito, Alexandre Farias (MDB), foi demitido do gabinete político do deputado Jair Farias (MDB).

A informação foi confirmada pelo próprio Murilo para nossa reportagem. Ainda conforma Murilo, medida drástica do deputado, veio em seguida a oficialização da filiação.

Além de sobrinho do deputado, Murilo era considerado um dos principais articuladores e suporte da base de Jair Farias, com atuação política e técnica.

Murilo disse ao webjornal Folha do Bico, que foi surpreendido pela decisão do deputado, mas que não recuará do apoio a Vicentinho Júnior e de uma pré-candidatura a prefeito em 2024.

Outros companheiros de Jair Farias, que falaram em off com nossa reportagem, lamentaram a situação e a falta de diálogo, levando em consideração, a importância de Murilo na articulação do grupo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Instituto Líber diz que manifestação da FAIARA/Faculdade Aberta tenta ludibriar alunos e opinião pública

Publicado

em

Após o Ministério Público Federal (MPF) propor uma Ação Civil Pública contra a Fundação Educacional do Bico do Papagaio (mantenedora da Faculdade Integrada de Araguatins, atual Faculdade Aberta do Tocantins), o Instituto Líber e a União Brasiliense de Ensino Superior e Pesquisa Eireli (mantenedora da Faculdade Albert Einstein – Falbe), pela oferta irregular de cursos de graduação e a informação ser divulgada pela Folha do Bico, e outros veículos de imprensa, a FAIARA/Faculdade Aberta divulgou uma Nota, direcionada a alguns veículos de imprensa, comentando o caso. Não concordando com as afirmações, o Instituto Líber rebateu nesta segunda-feira, 18, as declarações.

O Instituto Líder chamou de fatídica a Nota da FAIARA/Faculdade Aberta e afirmou que a mesma está eivada de vícios e completamente fora da realidade dos fatos, além de considerar uma clara tentativa de ludibriar alunos e opinião pública.

Clique AQUI e leia toda argumentação do Instituo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Município chega a 55 mortes por Covid-19

Publicado

em

A Secretária de Estado da Saúde (SES), através de seu Boletim Epidemiológico, oficializou mais dois óbitos provocados pela Covid-19, no município de Tocantinópolis. As mortes foram confirmadas no boletim de sábado, dia 16 e desta segunda, dia 18.

Vítimas:

Mulher, 79 anos. Comorbidades: doença pulmonar obstrutiva crônica. Óbito em 10/10/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.

Homem, 67 anos. Comorbidades: não relatada. Óbito em 06/10/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.

O município desde o início da pandemia acumula 2.512 infectados.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze