Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Aquiles, Amélio e vereadores juntam forças para que UNIRG instale curso de Medicina

Publicado

em

Equipe da UNIRG que começou a visitar os municípios esta semana

A equipe da Universidade de Gurupi (UNIRG) e da Fundação UNIRG, além de visitar Araguatins está semana, vai estar em outros municípios na região norte do Tocantins, com o objetivo de avaliar e conhecer estruturas para possível instalação da instituição.

A comissão é composta pelo presidente da Fundação, Thiago Miranda; a reitora da Universidade, Drª Sara Falcão; o diretor financeiro, Oximano Jorge e o engenheiro civil, Elizaldo Coelho Filho.

O grupo passa nesta segunda, dia 17, por Pium e Paraíso, onde já existe a instituição funcionando com a implantação do curso de medicina. Na terça, 18, equipe vai até Araguacema, Caseara e Colinas.


O Bico do Papagaio, recebe a comitiva, na quarta, dia 19, nas cidades de Araguatins e Augustinópolis. Em Araguatins a equipe se reúne com autoridades locais para discutir sobre a estruturação da instituição e depois segue até Augustinópolis, onde a convite do reitor da Universidade do Estadual do Tocantins, Augusto de Rezende Campos, a equipe vai conhecer a estrutura da instituição pública.

A reitora da UNIRG, Sara Falcão, explicou que os prefeitos protocolaram um documento solicitando a expansão da instituição para as respectivas cidades. Mas ela frisou que para possibilitar a implantação dos cursos é necessário cumprir alguns critérios. “São avaliados a cessão de um prédio com toda a estrutura necessária, de acordo com as diretrizes dos cursos a serem implantados, além de um estudo da viabilidade de quais cursos se adequarem nessas cidades”, frisou a gestora.

Nos bastidores, nossa equipe apurou, que existe uma disputa acirrada entre os municípios para receberem a instituição, que deve oferecer entre outros, o curso de Medicina. No Bico, apenas Araguatins está na disputa e por interesse da própria instituição, é o município favorito a receber o campus. Paralelo, o prefeito Aquiles da Areia (PP); o deputado estadual, Amélio Cayres (SD) e a Câmara Municipal, trabalham nos bastidores para construir as condições da confirmação da instalação da UNIRG em Araguatins.

“Nós fechamos questão, e já, há vários dias, estamos eu, o prefeito Aquiles e os vereadores, juntando esforços para ter essa confirmação. Augustinópolis já tem definido o curso de Medicina da UNITINS, agora trabalhamos para a também implantação do curso de Medicina em Araguatins, por meio da UNIRG. O Bico do Papagaio inteiro ganha”, disse Amélio Cayres a nossa reportagem na tarde desta segunda-feira.

Para o vereador Jairo Ribeiro (MDB), a escolha da UNIRG por Araguatins, será a decisão mais acertada e os Poderes estão se empenhando juntos para consolidar a situação. “A Câmara Municipal, todos os vereadores, estão dispostos e colaborando. O que depender do Parlamento Municipal, vamos contribuir com tudo. Nesta quarta estaremos juntos na visita técnica e vamos mostrar que a decisão mais acertada é a instalação em Araguatins que oferece as melhores condições estruturais.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura recua e discute funcionamento da Praia da Ponta

Publicado

em

Nesta manhã de segunda, 14, em Araguatins, no Bico do Papagaio, o secretário Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude, Wanderley Ribeiro da Silva e sua equipe, se reuniram com barraqueiros e barqueiros para tratar sobre a viabilidade de funcionamento da Praia da Ponta este ano.

Na semana passada, a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, informou ao webjornal Folha do Bico, que não haveria intenção do município em realizar temporada oficial e que os estabelecimentos instalados na Praia da Ponta, estariam sem licença ambiental e autorização municipal.

Na reunião desta segunda, a assessoria da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude, disse que a pauta foi alternativas de protocolos, organização e viabilidade de funcionamento da praia, com intuito de proporcionar segurança aos frequentadores, levando em consideração a atual situação epidemiológica causada pela pandemia da Covid-19.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saúde oficializa 2 novos óbitos por Covid e município acumula 57 mortes

Publicado

em

Nesta segunda, 14, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou duas novas mortes em Araguatins, no Bico do Papagaio. Agora são 57 óbitos acumulados desde o início da pandemia. as informações estão no Boletim Epidemiológico.

As vítimas oficializadas nesta segunda são:

Homem de 43 anos. Comorbidades: doença cardíaca crônica. Óbito em 15/04/21 no domicílio.

Mulher de 93 anos. Comorbidades: hipertensão arterial sistêmica e diabetes. Óbito em 06/04/21 no domicílio.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Profissionais da Educação a partir dos 30 anos serão vacinados esta semana

Publicado

em

Confira as datas e local:

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze