O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), da coligação “Araguatins Não Pode Parar”, chega na eleição de 2024 com seu núcleo de sustentação totalmente reformulado, se comparado com a eleição de 2020, quando se sagrou vencedor.
Em 2020, seu grande fiador era o empresário Edison Taboção. Para 2024, é o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres (REPU). As grandes estrelas políticas em 2020 eram os senadores Kátia Abreu (PSD) e Irajá Abreu (PSD); para 2024, é o governador Wanderlei Barbosa (REPU).
Se tratando de figuras locais, em 2020, os coordenadores de toda a campanha e que estiveram na linha de frente foram seus atuais adversários políticos: Professora Elizabete (atual vice e agora candidata a prefeita), Wiston Gomes (deputado estadual) e Fatinha Coelho (articuladora). Para essas posições em 2024, Aquiles optou por um núcleo familiar. Aliados contaram ao jornal Folha do Bico que o gestor quer pessoas de estrita confiança e escalou a filha Wesla Sousa, o genro e secretário municipal Jessé da Silva e o irmão Gleides Pereira.