Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Artesã Irenildes Madalena participa de Intercâmbio para Conhecimento de Experiências em Economia Solidária

Publicado

em

Dando início à primeira visita do cronograma de Intercâmbio para Conhecimento de Experiências em Economia Solidária e Banco Solidário, uma equipe composta por 17 representantes, contemplada pelo Projeto Ecosol Territorial, visitou na manhã desta terça-feira, 12, a Associação de Mulheres em Ação (Ama), que desenvolve o projeto Budegama, em Fortaleza (CE). A comitiva é chefiada pela gestora da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, tem a participação de uma das principais artesãs do Bico do papagaio, a araguatinense Irenildes Madalena.

Localizada no bairro Conjunto Esperança, a Ama é referência da Economia Solidária para o Brasil e o exterior. Criada há 12 anos, a Entidade começou do zero, mas contou com o esforço e união de dez mulheres. Ao longo dos anos uma ação paralela dentro da Ama foi ganhando espaço e credibilidade: o Budegama.

A Ama viu na confecção de bonecas uma forma de alavancar a geração de emprego e renda do bairro, e ir mais além com cursos de aperfeiçoamento e troca de experiências. O esforço coletivo já rendeu ao local, vendas de bonecas para o Unicef, ONU e ainda um prêmio no valor de R$50 mil reais do Banco BNDES, por três vezes.

Budegama

O Budegama  é um projeto da Associação das Mulheres em Ação – AMA organizada por mulheres da periferia de Fortaleza. Trata-se de um espaço de articulação, produção e comercialização solidária. O local para além de expor os produtos (artesanatos e confecções), também agrega a produção coletiva de bonecas de pano que estimula a criatividade, incentiva a geração de trabalho e renda, favorece a troca de experiência e convivência entre as mulheres associadas. O trabalho é na base da auto-gestão, onde é realizado a prestação de contas e divididos os lucros de acordo com o que foi vendido. Há um acordo de convivência em que cada associada se compromete a ficar um dia determinado na loja.

Projeto de Economia Solidária – Ecosol Territorial

O Projeto é proveniente de um convênio entre a Setas e o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, tem como objetivo fortalecer organizações de Economia Solidária nos territórios do Bico do Papagaio, Jalapão e região Sudeste do Tocantins com o intuito de promover o desenvolvimento social e a erradicação da pobreza do Estado.

Durante esta semana, um grupo de 17 pessoas visitará os principais projetos considerados bem-sucedidos em Fortaleza, haja vista que os mesmos já desenvolvem ações do Ecosol, e o objetivo é fazer com que os agentes tocantinenses possam absorver as boas práticas e experiências e incrementá-las ou implantá-las no Tocantins.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Novas medidas para enfrentamento à Covid devem ser anunciadas

Publicado

em

Diante do contexto atual da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram na sexta, 5, uma reunião com os profissionais da saúde, membros do Conselho de Saúde, além de representantes de diversas entidades do município.

O encontro, realizado no auditório do CAPS, teve como objetivo debater assuntos pertinentes ao atual cenário da pandemia do Covid19. Foram abordados temas como dados atuais do Coronavírus, as novas medidas que serão adotadas, além de um debate de novas estratégias, ações a serem executadas diante do crítico cenário atual.

Estivaram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, membros do conselho de saúde, Aciat, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Sebrae, Vigilância Sanitária, além dos secretários de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Ainda não foram anunciadas as medidas que serão adotadas. (Com informações da Ascom)

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico têm até 31 de março para solicitar apoio ao fomento do setor agropecuário

Publicado

em

A Plataforma +Brasil disponibilizou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

O objetivo é apoiar projetos de desenvolvimento e fomento ao setor agropecuário para incentivo à produção agro de pequeno e médio porte, disponibilizando meios para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e de processamento agroindustrial. Os municípios interessados em participar do programa têm até o dia 31 de março de 2021. 

O programa também oferece oportunidade de realização de obras agropecuárias de desenvolvimento rural, tais como construção e readequação de estradas vicinais.

Critérios para Seleção

• Existência de dotação orçamentária para atendimento aos projetos;

• Aprovação dos aspectos técnicos das propostas apresentadas;

• Atender a critérios de legalidade estabelecidos pelo Decreto n 6170/2007 e alterações, pela Portaria Interministerial 424/2016 e alterações;

• Estar em situação de adimplência na União, mediante ao SIAFI, CADIN, CAUC e, ainda, nas administrações Estadual e Municipal.

Os interessados devem se cadastrar na Plataforma +Brasil, até o próximo dia 31 de março de 2021. (Brasil 61)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Verdão do Bico vai à Paraíso em busca de reabilitação

Publicado

em

O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), busca reabilitação neste sábado, 6, diante do NC Paraíso, no estádio Pereirão, na cidade de paraíso, região central do estado. O Verdão do Bico perdeu na última rodada dentro do estádio Ribeirão, para o Interporto, por 1 a 0 e ocupa a quarta colocação no Campeonato Tocantinense 2021. O técnico Neto Costa tem todo grupo à disposição.

NC/Paraíso também busca reabilitação nesta rodada. O time que vinha de uma sequência de duas vitórias acabou empatando na última rodada com o Araguacema. Para o duelo deste sábado, o técnico Wilcemo Rodrigues, tem todo elenco à disposição. A equipe ganhou ainda o reforço do centroavante Tony Júnior (inscrito no BID).

A partida pode ser acompanhada pelo Canal Boa Vista, no Youtube clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze