- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

ARAGUATINS: Associação de catadores recebe doação de lote para construção de sede definitiva

ACMRA

Mais Lidas

“Me orgulho de dizer que temos um local para fazer nosso trabalho de reciclagem, agora vamos trazer mais catadores para nossa associação”, com essa declaração o presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA), Osmando de Sousa, recebeu com alegria das mãos do Prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, na manhã da quinta-feira, 16, a lei sancionada que garante a doação de um lote à ACMRA para construção de sua sede definitiva, localizado na avenida Castelo Branco, bairro Nova Araguatins.

Com a construção da sede definitiva os catadores terão melhores condições de trabalho, além disso, poderão armazenar e comercializar de forma adequada o material recolhido, influenciando positivamente todo o processo de reciclagem realizado pela associação e promovendo benefícios para o município de Araguatins.

Para a coordenadora do projeto de criação da ACMRA idealizado e executado pelo Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Raimunda Vieira, a doação do terreno é uma conquista não somente para os catadores, mas para toda a população de Araguatins, uma vez que o fortalecimento da Associação de Catadores proporcionará a destinação correta dos resíduos sólidos e uma ampliação das atividades de reciclagem. Raimunda aproveitou o momento, para agradecer o empenho da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura Municipal, que não mediram esforços para que a doação ocorresse.

Raimunda lembrou que o próximo passou consiste na construção do galpão, seguido da aquisição de equipamentos e gestão da ACMRA.

Já o prefeito, Cláudio Santana, fez questão de destacar que a destinação do lixo gerado nas cidades é um problema mundial, o que torna ainda mais relevante o trabalho dos catadores, no sentido de amenizar essa situação, contribuindo com a coleta seletiva, reciclagem e limpeza da cidade. Dessa forma, a prefeitura trabalhou para que a doação do lote para construção da sede da ACMRA fosse concretizada. Claudio informou, ainda, que a prefeitura discutirá com a Associação a celebração de um termo de cooperação para auxiliar na construção da estrutura física de sua sede.

ACMRA

A ACMRA é fruto de um projeto de extensão desenvolvido pelo Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), titulado: “Incentivando à implantação de coleta seletiva no município de Araguatins, por meio da estruturação de uma cooperativa ou associação de catadores de materiais recicláveis”.O projeto teve como parceiros: 9º Batalhão da Polícia da Militar de Araguatins, Associação dos Comerciantes e Industrias de Araguatins (ACIAT), Câmara Municipal de Araguatins, Prefeitura de Araguatins, Sebrae e Rádio Sucesso FM.

Após a elaboração e execução do projeto de criação da ACMRA foi identificada a necessidade da construção de sua sede definitiva . Diante dessa necessidade foi realizada uma reunião com o prefeito, Claudio Santana, que se comprometeu a prospectar uma área que pudesse ser doada e que atendesse às necessidades da ACMRA. Posteriormente, foi elaborado pela prefeitura um projeto de doação do lote e submetido a aprovação da câmara de vereadores. Após aprovação da câmara o projeto de lei foi sancionado pelo prefeito Cláudio Santana.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias