Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Aula Magna terá tema “Impactos da pandemia na educação”

Publicado

em

Os cursos de Letras e Pedagogia do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promoverão no dia 09 de agosto, a partir das 19h, a aula magna com o tema “Impactos da pandemia na educação: perspectivas locais diante de um problema global”, marcando o início das atividades do semestre letivo 2021/2. O evento será transmitido pelo canal da Proex/Unitins no YouTube. As inscrições poderão ser feitas pelo Sistemas de Eventos da Unitins no período de 26 de julho a 09 de agosto.

Segundo os organizadores, a aula magna tem como objetivo discutir os impactos da pandemia na Educação, frisando 13 consequências geradas pelo fechamento das escolas, baseado nos dados da Unesco, em nível global e, ainda, alertar os participantes sobre os desafios enfrentados na Educação pela comunidade local durante a pandemia e identificar os problemas locais em consonância e em dissonância com os problemas globais durante o ensino remoto.


O professor Victor Fernandes, coordenador do curso de Letras/Câmpus Araguatins, defende que a aula magna, pelo tema instigante que traz, pode promover a integração da comunidade acadêmica com as discussões que, segundo ele, englobam os impactos na Educação ocasionados durante a pandemia da Covid-19. “Diante do cenário mundial, as escolas tiveram que se reinventar com práticas de ensino remoto. Inúmeras unidades escolares paralisaram suas aulas por falta de recursos tecnológicos e, com o agravamento da pandemia, crianças, adolescentes e adultos passaram a conviver muito mais tempos juntos, gerando uma série de consequências“, ressalta o professor, explicando que são essas consequências apontadas pela Unesco que serão debatidas no evento.

A professora Aquenubia Gonçalves, coordenadora do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, complementa que a aula magna foi pensada para compartilhar experiências vivenciadas no município de Araguatins em tempo de pandemia pelos futuros professores e profissionais da área da Educação. Ela avalia que a discussão contribuirá, principalmente, com a percepção dos alunos dos cursos de formação de professores. “Acredito que o evento servirá para que compreendam e possam pensar na reorganização das práticas a serem aplicadas, uma vez que a Educação pós-pandemia jamais será igual. Muitos ajustes fazem-se necessários para se atingir o ideal”, recomenda.

A coordenadora observa que as crises ensinam a todos que estão dispostos ao novo. “Espero, sinceramente, que o momento possa contribuir para se pensar que depois da pandemia a educação possa voltar melhor e ainda forte”, sintetiza. (Ruy Bucar)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Juliano Ribeiro já assumiu Saúde informalmente

Publicado

em

O substituto da médica Simydarkuia Araújo da Silva, no comando da Secretaria Municipal de Saúde, já está trabalhando. A nomeação ainda não foi publicada no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal, mas Juliano Ribeiro de Souza, segue desempenhando a função normalmente.

Iderlan Borges Pinheiro, chegou a ser cotado para o cargo, indicado pelo contador e conselheiro da gestão Aquiles, Jailson Pontes, que anteriormente já havia emplacado os nomes de Wendell Silva Miranda, secretário de Administração e Finanças e Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho, como secretário de Governo e Relações Institucionais.


Todavia, Jailson conseguiu emplacar Iderlan, como o “número 2” da Saúde, será uma espécie de subsecretário municipal. Iderlan também já exerce a função sem a publicação da nomeação.

Juliano Ribeiro é técnico em contabilidade e bacharel em Administração Pública. Foi secretário municipal de Saúde em Natividade e Chapada de Natividade; foi diretor geral do Hospital Regional de Arraias; superintendente em Saúde no município de Dianópolis, além de diretor administrativo e vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado Tocantins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Deputados do Bico ainda não se manifestaram sobre afastamento de Carlesse

Publicado

em

Mais de uma semana após mais uma operação da Polícia Federal, causar devastação no meio político tocantinense, com novo afastamento de governador, os deputados estaduais biquenses, Jair Farias (MDB), Fabion Gomes (PL) e Amélio Cayres (SD), seguem calados.

Mauro Carlesse (PSL) afastado por 180 dias, por decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por conta de um suposto pagamento de propina e obstrução de investigações e a ascensão do governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), não esboçou reações públicas dos parlamentares que representam o Bico do Papagaio.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 28

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze