Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bico passa a contar com Promotoria Ambiental da Confluência dos Rios Araguaia e Tocantins

Publicado

em

Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Tocantins

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO) aprovou, nesta segunda-feira, 5, a criação da Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Confluência dos Rios Araguaia e Tocantins, com sede na cidade de Araguatins.

A atuação regional do novo órgão do MPTO envolverá municípios das comarcas do Bico do Papagaio, região que possui características socioambientais diferenciadas, inclusive no que se refere à presença de populações indígenas e a conflitos agrários, segundo explicou o procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, autor da proposição da criação da Promotoria Regional.

Serão abrangidas pelo novo órgão as comarcas de Ananás, Araguatins, Araguaína, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Filadélfia, Itaguatins, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá, que totalizam 38 municípios.

Esta será a terceira promotoria de Justiça com atuação regionalizada e específica para a proteção do meio ambiente. No ano de 2018, o Ministério Público do Tocantins instituiu a Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia do Rio Araguaia, com sede em Formoso do Araguaia; e a Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia do Rio Tocantins, com sede em Miracema.

Com este terceiro órgão, todos os 139 municípios passam a contar com a cobertura de uma promotoria especializada na área do meio ambiente.

Eficiência

A intenção do Ministério Público ao criar as promotorias regionais é tornar mais eficiente sua atuação na defesa do meio ambiente, já que essa temática é tecnicamente mais complexa e exige um trabalho articulado com outros órgãos. Ao atuar de forma exclusiva na área, o promotor de Justiça também pode se dedicar com maior ênfase à defesa do meio ambiente.

A atividade das promotorias regionais ambientais não se restringe à defesa dos recursos hídricos, havendo 14 atribuições designadas para elas. (Flávio Herculano)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Servidores municipais protestam contra demissões

Publicado

em

Servidores municipais de São Miguel, município do Bico do Papagaio, exonerados pelo prefeito, Alberto Moreira (SD), na semana passada, protestaram na Câmara Municipal e também na Prefeitura, na manhã desta segunda, 25.

Os trabalhadores foram aprovados em um concurso público do ano de 2016, mas agora, quase cinco anos depois, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), em um ato moroso, determinou que Alberto Moreira exonerasse os servidores, levando graves transtornos ao gestor e aos trabalhadores.

Os servidores alegam que as demissões são arbitrárias e ainda agravadas pelo fato de se estarem em meio a uma pandemia com proporções humanitárias catastróficas, colocando a estabilidade das famílias com anos de dedicação ao município, em risco.

Eles também ponderam, que o Ministério Público, se manifestou atestando que não houve irregularidades no certame. Recomendando ao prefeito que não realizasse as demissões.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Em jogo eletrizante, TEC derrota Interporto e vai disputar final do Tocantinense 2020

Publicado

em

O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), venceu o Interporto nesta segunda-feira (25) na semifinal do Tocantinense 2020. A disputa começou com o Tigre na frente com dois gols ainda no primeiro tempo, Tozin marcou o primeiro para a equipe portuense e Lelo marcou o segundo. No segundo tempo o Tocantinópolis empatou com dois gols do centroavante Jheimy. O segundo gol foi aos 46 minutos do segundo tempo.

Com tudo igual, a disputa foi para os pênaltis. O TEC então se saiu melhor marcando quatro, enquanto o Interporto fez apenas dois. Os dois times tinham empatado no jogo de ida, realizado em março de 2020, antes do campeonato ser paralisado por causa da pandemia de Covid-19,

A partida entre os dois times estava prevista para o domingo (24), mas foi adiada. A decisão foi em solidariedade ao trágico acidente que matou quatro atletas e o presidente do Palmas, além do piloto do avião que os transportava.

Agora o Tocantinópolis aguarda o vencedor do jogo entre Palmas e Araguacema pela outra semifinal. A partida seria no dia 28 de janeiro, mas também foi adiada por causa do acidente e não tem data para acontecer. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Representante da Sousa Cruz visita 9º BPM

Publicado

em

Na última sexta-feira, 22, o capitão José Carlos da Costa Abreu, que está respondendo pelo comando do 9º BPM, recebeu o coordenador de segurança da empresa Sousa Cruz, na região Norte e Nordeste, Bruno da Hora de Sousa.

A visita serviu para estreitar os laços e efetivar futuras parcerias entre a empresa de cigarro e a Polícia Militar (PM) por meio do 9º BPM.

Conhecida anteriormente como Souza Cruz, a empresa é uma indústria de cigarros brasileira, atual subsidiária da British American Tobacco no Brasil (BAT Brasil).

Continue lendo
publicidade Bronze