Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Caravana em Defesa da Educação leva acadêmicos para ato político em Brasília

Publicado

em

Cinco acadêmicos do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia (IFTO), campus Araguatins, juntamente com outros acadêmicos tocantinenses, participaram na quarta-feira, 24, do ato político no Congresso Nacional denominado  Caravana em Defesa da Educação Pública, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE/IFTO), em parceria com o DCE/UFT, objetivando debater os caminhos da educação no Tocantins.

Os acadêmicos das duas instituições foram recebidos na sala de reuniões da Câmara pelos Deputados Federais Lázaro Botelho, Ângelo Agnolin e Laurez Moreira, que de prontidão prestaram apoio ao ato estudantil e assinaram a Carta-Manifesto elaborada pelos dois DCE’s. O documento apresenta as reivindicações dos estudantes Universitários e estudantes do Ensino Médio tocantinenses, bem como propostas da União Nacional dos Estudantes quanto à educação em todo o país. Além dos Acadêmicos do IFTO e da UFT também foram membros da caravana dois estudantes do grêmio do Colégio Tiradentes de Palmas e representes de grêmios do IFTO. 

No período da tarde, a caravana foi recebida pelos Deputados Federais Junior Coimbra e Professora Dorinha, que também prestaram apoio às reivindicações estudantis.  Visando incluir as discussões das greves que ocorrem nas universidades e institutos federais, as lideranças estudantis  procuraram parlamentares ligados as Comissões de Educação, tanto da Câmara dos Deputados  quanto do Senado, respectivamente, a Professora Dorinha e a Senadora Lídice da Mata.

A Caravana contou com os seguintes acadêmicos do Campus Araguatins: Elizângela Mendes (Coordenadora de Eventos do Centro Acadêmico de Biologia), Guilherme Oliveira (Vice-Presidente de DCE/IFTO), Lafaiete de Sousa Santos (Vice-Presidente do Diretório Acadêmico do campus), Marina Cabral (Vice-Presidente do Centro Acadêmico de Biologia) e Miquéias Alves da Rocha César (Diretor de Assuntos Acadêmicos de Centro Acadêmico de Agronomia).

Segundo Guilherme Oliveira, vice-presidente do DCE/IFTO: “O estado do Tocantins prova a cada dia que tem um movimento estudantil unificado e que debate o acesso ao ensino em todos os seus segmentos, buscando sempre a melhoria dos cidadãos desse estado jovem. E o DCE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, através de dessas atividades, consolida o sonho de organizar o movimento estudantil dentro da instituição, com a certeza de estarmos no caminho certo e com a certeza de que muito ainda deve ser feito para garantirmos uma educação de qualidade em todo o estado e no país”.  (Por Guilherme Oliveira e Marina Cabral)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
10 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze