Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Catadores discutem cooperativismo‏ e desenvolvimento sustentável

Publicado

em

 Seu Arlindo participou da reunião Sobre o Projeto e chamou catadores para outra reunião à noite

Seu Arlindo participou da reunião Sobre o Projeto e chamou catadores para outra reunião à noite

Com objetivo promover o desenvolvimento sustentável, social, econômico e financeiro de famílias de catadores no Estado do Tocantins o Projeto Lixo & Cidadania, que está sendo executado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), está finalizando a fase de cadastro dos catadores. Passando pelos 139 municípios tocantinenses,  três equipes que trabalham simultaneamente por 3 regiões do Estado visitam dez cidades durante esta semana. Na região do Bico do Papagaio, o Projeto foi bem recebido pelos catadores e tem discutido cooperativismo.

Seu José Arlindo Silva compra materiais recicláveis e revende a indústrias. Ele foi uma das pessoas a participar da reunião de apresentação do Projeto no município de Araguatins, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25, na Prefeitura. Além desta reunião inicial, a equipe convidou os catadores para comparecerem a um reunião a noite para cadastro e resposta do questionário sócio-econômico. Seu José Arlindo fez questão de convidar todos os trabalhadores da catação com os quais tem contato. “Eu tenho interesse que eles melhorem de vida e quis trazer mais catadores para entenderem e participarem do projeto que pode dar cursos para que eles possam atuar de forma mais profissional”, comentou.

Paulo Henrique e a família trabalham com materiais recicláveis e querem formalizar uma coopertaiva

Paulo Henrique e a família trabalham com materiais recicláveis e querem formalizar uma coopertaiva

Paulo Henrique Albuquerque e a família trabalham em um galpão e já têm equipamentos como prensa e caminhões. Junto com outros catadores, eles revendem o material a 3 empresas e esperam ansiosamente pela criação de uma cooperativa no município para melhorar os serviços. “Precisamos de uma empilhadeira e o investimento é muito alto, estamos nos unindo para ter mais força e desenvolver nosso trabalho”, disse.

"Já temos um local na cidade onde pode ser desenvolvido o trabalho de seleção dos materiais recicláveis e reutilizáveis", disse a Secretária

“Já temos um local na cidade onde pode ser desenvolvido o trabalho de seleção dos materiais recicláveis e reutilizáveis”, disse a Secretária

A secretária de meio ambiente de Araguatins, Luana Gama, explicou que assim que a comunidade criar a cooperativa, a prefeitura já tem uma área para doação. “Já temos um local na cidade onde pode ser desenvolvido o trabalho de seleção dos materiais recicláveis e reutilizáveis, mas para que eles possam receber, eles precisam criar uma associação ou cooperativa e a vinda do Lixo & Cidadania inventiva-os ainda mais para fazerem a formalização”, disse.

Reunião

Mais de 15 catadores participaram da reunião sobre o Lixo & Cidadania em Araguatins

Mais de 15 catadores participaram da reunião sobre o Lixo & Cidadania em Araguatins

Mais de 15 catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis participaram da reunião na noite desta segunda,  foram informados sobre as fases do Projeto e responderam ao questionário com 70 questões.

Seu Osmano aproveita a temporada de praia para lucar um pouco mais

Seu Osmano aproveita a temporada de praia para lucar um pouco mais

Trabalhando há dez anos como catador, Osmando Silva, 46, destacou a temporada de praia no aumento da renda e a necessidade de cuidado com a saúde. “Durante as férias o número de material dobra, consigo pegar até 200 kg de latinha por final de semana. Mas precisamos saber como trabalhar melhor para não nos ferirmos ou pegar alguma doença durante o serviço”, analisou.

"É bom saber que tem pessoas pensando na gente", disse Maria sobre o Projeto

“É bom saber que tem pessoas pensando na gente”, disse Maria sobre o Projeto

Incentivada a começar a catar pelo filho de nove anos, Maria da Conceição Santos disse que gostou do Projeto e que espera que a Cooperativa saia logo do papel. “É bom saber que tem pessoas pensando na gente. Mas com a cooperativa vamos ter mais força e quem sabe não conseguimos ganhar os equipamentos do Projeto”, disse se referindo a terceira etapa do projeto que é o aparelhamento de 14 empreendimentos solidários do Estado.

O Lixo & Cidadania chega a dez cidades esta semana

O Lixo & Cidadania chega a dez cidades esta semana

Durante esta terça-feira, 26, a equipe continua no município fazendo a busca ativa de outros catadores que não puderam participar da reunião, fazendo o cadastro deles. A previsão é que a equipe Norte visite ainda Augustinópolis, Sampaio e Praia Norte. Enquanto as outras duas equipes realizam o trabalho em Gurupi, Lagoa da Confusão, Esperantina, Buriti do Tocantins, São Sebastião e Carrasco Bonito.

Diagnóstico

O Lixo & Cidadania é uma ação de política pública para promover o desenvolvimento sustentável de Empreendimentos Econômicos Solidários constituídos por catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis nos municípios tocantinenses, por meio de ações como diagnóstico, capacitação social e profissional, constituição, revitalização, incubação e aparelhamento de empreendimentos, realização de campanha de educação ambiental, entre outros.

A fase de diagnóstico, que está sendo realizada em todo Estado, realiza busca ativa por catadores. As equipes de trabalho são formadas por um catador, um assistente social e um engenheira ambiental visitaram. Após a visita das equipes nos 139 municípios, os dados serão catalogados, devendo finalizar o diagnóstico até setembro deste ano. (Fotos: Carlessandro Souza)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Gestão nova, problemas antigos e população sofrendo na buraqueira

Publicado

em

Moradores de Augustinópolis, uma das principais cidades do Bico do Papagaio, assistem entrar e sair prefeito, e o mesmo problema persistir, a falta de cuidados com a vias urbanas e reclamam da quantidade de buracos, lama e falta de manutenção asfáltica.

Em diversas vias da cidade, seja nos bairros, periferia ou no centro da cidade, existem problemas sérios, que afetam até o que deveria ser um cartão postal da cidade, a Avenida Goiás.

Hoje é impossível, em muitas ruas, veículos trafegarem em linha reta, sem precisar se esquivar da buraqueira.

Moradores reclamam ainda de medidas emergenciais da Prefeitura, na Avenida Goiás, que além de prejudicar o trânsito, não seria um serviço que atenda a real necessidade. Os problemas sem solução, já caminham para uma década, sem que a cidade resolva demandas básicas nas vias, de forma definitiva, fazendo uso apenas de medidas paliativas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Professora Elizabete e líderes recebem Tiago Dimas

Publicado

em

A vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), continua se movimentando nos bastidores políticos. Nesta quinta, 22, ela e um grupo de líderes, organizaram uma reunião com o deputado federal Tiago Dimas (SD).

Na pauta, algumas reivindicações para o município e tratativas para a eleição do ano que vem.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Segundo boletim da Saúde, município chega a 23 mortes por Covid

Publicado

em

Nesta quinta, 22, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou o 23ª óbito por Covid-19, no município de Xambioá, Bico do Papagaio. A morte ocorreu no dia 14 de abril.

A vítima é um homem de 60 anos, sem comorbidades e que estava internado no Instituto Sinai de Araguaína.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze