Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Chafé Literário leva cultura a estudantes

Publicado

em

Os alunos da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, em Araguatins, no Bico do Papagaio, realizaram na quarta, 13, o 1ª Chafé Literário, uma das ações do projeto Um Olhar Literário, que tem como principal objetivo apresentar as obras clássicas brasileiras aos alunos.

O projeto nasceu no ano de 2018, mas só este ano está sendo desenvolvido. Conta com seis ações voltadas para o desenvolvimento literário dos estudantes.

A professora Nizelda, idealizadora da ação, vê os alunos como protagonistas da ação foi maravilhoso e apreciar o projeto foi emocionante. “É glorioso ver os resultados do seu trabalho, da sua dedicação diária. Agradeço meus alunos, pois sem eles esta ação não teria se concretizado e a equipe da minha escola por todo apoio”, disse a professora.

Os estudantes da Escola Aldinar Gonçalves de Carvalho de Araguatins realizaram, nesta quarta-feira, 14, o 1° Chafé Literário, uma das ações do projeto Um olhar Literário: apreciação das obras clássicas brasileiras, que tem como principal objetivo apresentar as obras clássicas brasileiras aos alunos.

No Chafé Literário, foram realizadas apresentações dos livros selecionados com encenações, músicas e danças. As atividades contaram com a participação de outras escolas, acadêmicos de instituições de ensino do município e convidados locais. Também foi realizado um bate-papo sobre o jovem e o mercado de trabalho.

A professora Nizelda Pereira dos Santos, idealizadora da ação, comemorou os resultados alcançados com execução do Chafé Literário. “Ver os alunos como protagonistas dessa ação foi maravilhoso, e apreciar o projeto foi emocionante. É glorioso ver os resultados do nosso trabalho, fruto da nossa dedicação diária”.

O aluno Antônio Agacy, do 9º ano, falou da importância do evento como fonte de aprendizagem. “Esse evento foi de suma importância para nós alunos da escola Aldinar, uma forma diferente de aprendermos literatura, além de demonstrarmos os nossos dons artísticos nas apresentações”, ressaltou.  

Para a aluna Jhanayna Cândido de Oliveira, do 9º ano, o Chafé Literário foi um momento de integração. “Foi excelente, teve muitas apresentações envolvendo literatura brasileira e teve também participações de alguns alunos, com apresentações magníficas e a participação de alunos de outras escolas. Achei muito interessante esse Projeto”, enfatizou.

Ações

Além do Chafé Literário, as outras cinco ações do projeto Um olhar Literário: apreciação das obras clássicas brasileiras, que são: arrecadação de livros literários para ampliar o acervo da biblioteca da escola; visita ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO), câmpus de Araguatins; realização de leitura dos clássicos; produção de curta-metragem das obras lidas; e realização de mesa-redonda.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Foragido de presídio de Marabá invade casa e mata idoso de 77 anos

Publicado

em

Um idoso de 77 anos foi morto a facadas dentro da própria casa em Darcinópolis, na região do Bico do Papagaio, durante uma tentativa de roubo. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria reagido e entrou em luta corporal com o suspeito. O criminoso foi localizado e preso horas depois pelos militares.

O crime aconteceu na tarde de sábado (28) no setor Alto Bonito. Quando chegaram ao local os PMs encontraram a vítima sem vida e com várias perfurações no lado do corpo. Também encontraram móveis revirados e uma das janelas com sinais de arrombamento.

Os militares começaram a fazer buscas pela região e encontraram um homem com lesões no braço. Ao ser questionado, o suspeito confessou o crime e disse que subtraiu R$ 150 da vítima.

O idoso estaria dormindo, mas acordou no momento em que o criminoso entrou no quarto. Eles começaram a brigar e o assaltante acabou desferindo vários golpes de facão na vítima e depois fugiu do local.

O suspeito mostrou o local onde jogou a arma do crime, que foi recuperada pela polícia. Ele foi levado para a central de flagrantes de Araguaína e segundo a PM é um fugitivo da Casa de Prisão de Marabá, onde respondia por um latrocínio cometido em Jacundá (PA).

A perícia esteve na casa do idoso e o corpo foi levado pra o Instituto Médico Legal. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: PM apreende revólver calibre 38 e faca com suspeito

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na noite do último sábado, 28, a prisão de um homem de 65 anos, por porte ilegal de arma de fogo, durante patrulhamento pelo Centro da cidade de Buriti, norte do Estado. Em poder do autor a equipe de policiais militares do 9º Batalhão da PM apreendeu um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma faca.  

O autor, ao avistar a viatura da PM, demonstrou nervosismo e diante da atitude comportamental do suspeito os policiais militares resolveram proceder com a abordagem pessoal, momento em que acabaram encontrando as armas na cintura do idoso. O autor e os objetos apreendidos pela PM foram levados à Central de Flagrantes de Araguatins para as providências necessárias.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com auxílio de videomonitoramento, PM recupera motocicleta furtada e apreende dois menores suspeitos

Publicado

em

A Polícia Militar recuperou na manhã dessa segunda-feira, 23, em um bairro de Araguatins, norte do Estado, uma motocicleta Honda CG 125 Fan, que havia sido furtada na manhã do último sábado, dia 21, em Araguatins. Na ação, a PM acabou apreendendo dois menores de 16 anos, suspeitos de terem furtado o veículo de um homem de 30 anos.

As primeiras informações que chegaram à PM dando conta do furto da motocicleta partiram da própria vítima que ligou na Central de Operações da PM (Copom) e fez a denúncia.

Os policiais militares chegaram até aos menores infratores graças às imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento do 9º Batalhão da PM (9° BPM) e informações levantadas pela equipe de agentes da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM.

A motocicleta e os adolescentes infratores foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para as providências.

Continue lendo
publicidade Bronze