Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Chafé Literário leva cultura a estudantes

Publicado

em

Os alunos da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, em Araguatins, no Bico do Papagaio, realizaram na quarta, 13, o 1ª Chafé Literário, uma das ações do projeto Um Olhar Literário, que tem como principal objetivo apresentar as obras clássicas brasileiras aos alunos.

O projeto nasceu no ano de 2018, mas só este ano está sendo desenvolvido. Conta com seis ações voltadas para o desenvolvimento literário dos estudantes.

A professora Nizelda, idealizadora da ação, vê os alunos como protagonistas da ação foi maravilhoso e apreciar o projeto foi emocionante. “É glorioso ver os resultados do seu trabalho, da sua dedicação diária. Agradeço meus alunos, pois sem eles esta ação não teria se concretizado e a equipe da minha escola por todo apoio”, disse a professora.

Os estudantes da Escola Aldinar Gonçalves de Carvalho de Araguatins realizaram, nesta quarta-feira, 14, o 1° Chafé Literário, uma das ações do projeto Um olhar Literário: apreciação das obras clássicas brasileiras, que tem como principal objetivo apresentar as obras clássicas brasileiras aos alunos.

No Chafé Literário, foram realizadas apresentações dos livros selecionados com encenações, músicas e danças. As atividades contaram com a participação de outras escolas, acadêmicos de instituições de ensino do município e convidados locais. Também foi realizado um bate-papo sobre o jovem e o mercado de trabalho.

A professora Nizelda Pereira dos Santos, idealizadora da ação, comemorou os resultados alcançados com execução do Chafé Literário. “Ver os alunos como protagonistas dessa ação foi maravilhoso, e apreciar o projeto foi emocionante. É glorioso ver os resultados do nosso trabalho, fruto da nossa dedicação diária”.

O aluno Antônio Agacy, do 9º ano, falou da importância do evento como fonte de aprendizagem. “Esse evento foi de suma importância para nós alunos da escola Aldinar, uma forma diferente de aprendermos literatura, além de demonstrarmos os nossos dons artísticos nas apresentações”, ressaltou.  

Para a aluna Jhanayna Cândido de Oliveira, do 9º ano, o Chafé Literário foi um momento de integração. “Foi excelente, teve muitas apresentações envolvendo literatura brasileira e teve também participações de alguns alunos, com apresentações magníficas e a participação de alunos de outras escolas. Achei muito interessante esse Projeto”, enfatizou.

Ações

Além do Chafé Literário, as outras cinco ações do projeto Um olhar Literário: apreciação das obras clássicas brasileiras, que são: arrecadação de livros literários para ampliar o acervo da biblioteca da escola; visita ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO), câmpus de Araguatins; realização de leitura dos clássicos; produção de curta-metragem das obras lidas; e realização de mesa-redonda.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Apoiadores e militantes fazem festa e prometem intensificar campanha de Rocha Miranda

Publicado

em

A manhã desta quinta, 29, foi de festa para os apoiares e simpatizantes da candidatura de Rocha Miranda (PTB), da Coligação “De Volta ao Progresso”, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), reformar decisão de primeira instância e deferir seu registro de candidatura.

Em diversos pontos da cidade, foram registradas comemorações e na frente do comitê central, dezenas de pessoas foram até o local comemorar.

Rocha Miranda que acompanhou o julgamento de Palmas, deve chegar ainda nesta quinta em Araguatins e acelerar a campanha.

Aliados de Miranda, disseram ao webjornal Folha do Bico, que a partir do momento que o candidato chegar em Araguatins, a campanha será continua. Uma série de ações já está sendo preparada, com o objetivo de recuperar o tempo perdido até o julgamento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Vagas na Câmara sobem para 13, mas concorrência também cresce

Publicado

em

No último mês de julho, os atuais vereadores aprovaram o aumento de 11 para 13 cadeiras na Câmara Municipal. Esse número já passa a valer para esta eleição.

Mesmo com duas cadeiras a mais, a concorrência por elas também cresceu, dado o grande número de postulantes das vagas.

Em 2016, com 11 cadeiras em disputa, foram solicitadas junto a Justiça Eleitoral, 106 pedidos de registro, mas houve um falecimento e um indeferimento, deixando 104 candidatos na disputa, ficando uma média de 9,45 por vaga.

Agora em 2020, foram solicitados 130 registro. Houveram duas renúncias e três indeferimentos. Sobraram 125 candidatos para concorrer às 13 vagas, dando uma média de 9,61 por cadeira.

De 2016 para 2020 a concorrência pelas cadeiras cresceu 0,16, mesmo com mais vagas oferecidas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Candidatura de Rocha Miranda é aprovada pelo TRE

Publicado

em

Por 5 a 1 , a candidatura de Rocha Miranda (PTB), da coligação “De Volta ao Progresso”, foi aprovado pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na manhã desta quinta, 29.

Com a decisão, Rocha Miranda se torna apto a disputar a eleição.

Continue lendo
publicidade Bronze