Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Cláudio desarticula “Grupo da Elite” e se torna presidente da Câmara

Publicado

em

Bem que eles tentaram, mas como vem acontecendo o auto-denominado “Grupo da Elite” sofreu mais uma importante derrota, agora para o vereador Cláudio Santana (PMDB) que confirmou seu favoritismo e venceu com larga vantagem a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores.

Com oito votos de nove possíveis, Santana se tornou pela segunda vez presidente da Câmara Municipal. A Mesa Diretora que administrará a Casa de Leis no próximo biênio ficou formada com: Cláudio Santana(PMDB), Presidente; Conceição(PSB), Vice-presidente; Josenildo Marques(DEM), 1º Secretário, Gleides(PSB), 2º Secretário e Sérginho do Chagas(PMDB), Membro.

Vitória larga, mas dura

Cláudio Santana apesar de vencer com folga a disputa, teve de ser firme para suportar as investidas de seus adversários em membros de sua chapa. O mais assediado foi o vereador Gleides, que por algumas horas se transformou no virtual presidente.

A princípio o candidato do grupo oposicionista sempre foi Nemésio Parente(PR) que tentou de todas as formas, assessorado por Pretinho e Tolentino formar uma chapa vencedora. Assim que terminou a eleição estadual de 3 de outubro, os lideres do auto-denominado “Grupo da Elite”, começaram imediatamente a colocar em prática o projeto de tomar o comando da Câmara Municipal. Fizeram as contas e chegaram a conclusão que tinham três votos certos: o do próprio Nemésio Parente, este o candidato; o voto de Zé do Coco, atual presidente da Câmara e já acertado com Nemésio desde 2008 com voto trocado pois Parente havia votado nele, e, Di Assis(PR) que na verdade virou quase um menino de recados de Nemésio. O 4º voto sempre foi uma dúvida, pois era o voto do vereador Abraão, este, sempre observado com desconfianças, pois nunca adotou uma posição firme, portanto era um voto a ser trabalhado, mas com possibilidades de conquistas.

Faltava ao grupo o 5º e decisivo voto. Daí deu-se inicio ao festival de promessas na tentativa de cooptar um aliado na chapa de Santana. Após muita analise o “Grupo da Elite” escolheu o vereador Gleides como alvo, por considera-lo a figura mais frágil e fácil de ser cooptada.

Identificado o alvo a estratégia também foi logo bolada. O primeiro passo seria trazer para próximo das articulações o irmão de Gleides, o empresário Aquiles, que seria uma importante ponte de aproximação.

Após convencer Aquiles foi a vez de efetivamente elaborar uma que convencesse Gleides. A proposta foi oferecer ao parlamentar a permanência de Antônio Mauro, atual chefe da Unidade Regional do Naturatins, no cargo. Mauro é amigo pessoal e apoiador de Gleides.

Desde então, Gleide passou a ser pressionado pelos dois lados. Um oferecendo o cargo no Naturatins, o outro coagindo pela palavra anteriormente empenhada.

Na noite de segunda-feira, 6, vésperas da eleição, o “Grupo da Elite” se reuniu na residência do vereador Nemésio Parente para tentar uma última ofensiva sob Gleides e derrotar Santana. Eis que a última cartada desesperada foi dada, e resolveram retirar a candidatura de Nemésio Parente e hipotecar apoio ao próprio Gleides para presidente.

Pronto, Gleides aceitou e passou a ser o candidato do grupo. Dormiu como virtual presidente da Câmara.

Ontem, terça-feira, 7, o dia amanheceu ainda mais cedo para os parlamentares, pois havia tempo para articulações. Muitas conversas foram travadas antes do inicio da sessão na Câmara. Essas conversas levantaram muitas suspeitas e desconfianças, principalmente dentro do grupo que virtualmente apoiaria Gleides, havendo parlamentar titubeando no apoio à Gleides, pois o acordo havia sido feito com a participação de Tolentino e Pretinho, pessoas totalmente fora do dia-a-dia da Câmara, isso gerou indignação, revolta e desconfiança em alguns parlamentares que começaram a sinalizar a possibilidade de não votar em Gleides e migrar para o grupo de Santana.

Percebendo que poderia estar entrando em fria e acabar sem nada, Gleides resolveu pegar do “saco, pelo menos o cordão”, desistiu de ser candidato a presidente e voltou a compor com Cláudio Santana, assim ocupando uma cadeira na Mesa Diretora da Câmara e desarticulando por completo o “Grupo da Elite”, que já não tinha mais tempo para uma reação.

Não havendo mais formas e tempo para negociações a eleição foi iniciada e apenas a chapa de Cláudio Santana foi apresentada, vencendo com oito dos nove votos possíveis.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
50 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze