Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Colapso na educação estoura em nível nacional, TV Globo mostra reportagem

Publicado

em

Agora é o Brasil que dá razão as cobranças feitas pelos professores da rede municipal de ensino de Araguatins. Iniciando a 3º semana de greve, professores vêem suas reivindicações e cobranças serem noticiadas no Jornal da Globo, no final da noite de ontem, segunda-feira, 26. Logo abaixo o leitor da Folha do Bico pode ver a integra da matéria que foi publicada no site G1 também da Globo e o vídeo na integra da reportagem do Jornal da Globo:

Bar serve de sala de aula improvisada no Tocantins

Todos os dias crianças se reúnem em uma mesa de madeira, embaixo de uma cobertura de palha, para estudar sem material escolar. No fundo, uma mesa de sinuca, ao lado, adultos bebendo. No bar transformado em sala de aula, os alunos se esforçam para aprender.

São algumas das 300 crianças matriculadas na Escola Municipal Maringá, que tem capacidade para apenas 60 alunos e fica em um assentamento rural, na cidade de Araguatins.

Além do grupo que assiste às aulas no bar, outras turmas estudam em sete locais improvisados, com carteiras quebradas e sem energia elétrica. A neta de Dona Joseci estuda em um galpão de madeira usado como salão de festas aos finais de semana.

“Quando vem chuva molha tudo: carteira, papel, livro, tudo”. Além das salas de aula improvisadas as crianças também têm aula em uma casa que foi cedida pela Associação de Moradores do assentamento.

No começo era para ser por apenas seis meses até que a prefeitura construísse um novo prédio, mas já são onze anos funcionando como escola.

No prédio que deveria receber todos os estudantes, o bebedouro é um galão de água e todos usam o mesmo copo. O único banheiro está interditado e virou depósito, as crianças usam o mato. Mas, para o prefeito da cidade, Rocha Miranda, a escola está em boas condições.

“Aluno bebendo água em caneco? Isso é conversa furada, para boi dormir. O que vou fazer é uma escola nova. As crianças vão ter uma escola nova espero que dentro de 120 dias”, promete. (G1 e Jornal da Globo)

                           

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
93 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze