Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Colégio Osvaldo Franco e SENAR fazem parceria e promovem curso de formação para merendeiras

Publicado

em

As merendeiras do Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, tiveram a oportunidade de participar de um curso de formação continuada com o tema ‘Aproveitamento Integral dos Alimentos: Alimentação Alternativa’, entre os dias 14 e 17 de outubro. A iniciativa é da unidade escolar onde elas atuam, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O curso foi ofertado com o intuito de melhorar a qualidade da distribuição e preparo da merenda escolar dos estudantes. Professora Mariza Oliveira de Almeida, que foi a instrutora do curso, fala sobre as práticas desenvolvidas. “Todo o processo de confecção dos alimentos durante o curso de formação teve como base os cardápios da alimentação Escolar da Seduc. Buscamos aproveitar alimentos, para aprender a preparar pratos como torta de abóbora, pão enriquecido com casca de cebola, pão de abóbora, doce de beterraba, arroz com frango e abóbora, entre outros”, exemplificou.

A merendeira Roclânia Barbosa destacou os aprendizados com a formação. “O curso nos fez repensar sobre tudo que se pode aproveitar, de forma nutritiva e saborosa na hora de preparar os alimentos”.

O curso foi ministrado na cantina do Colégio Estadual Osvaldo Franco e contou com a participação de merendeiras de outras escolas de Araguatins.

Curso

O curso de formação surgiu a partir de uma parceria entre o gestor da unidade Eliabe Antonio Miguel e a professora Elizabete Rocha, do Senar. Organizada em quatro módulos, a formação apresentou diversas receitas práticas, utilizando alimentos alternativos e reaproveitamento de cascas e sementes.

Eliabe Antonio reforçou a importância de valorização dos servidores da escola. “Investir em conhecimento e qualificação faz parte das atribuições da escola. A qualificação favorece o melhor desempenho das funções do servidor e amplia sua visão de mundo”, destacou.

Além dos conhecimentos práticos adquiridos, as cursistas serão certificadas com uma carga horária de 40 horas de curso.

Organizada em quatro módulos, a formação apresentou diversas receitas práticas utilizando alimentos alternativos e reaproveitamento de cascas e sementes. O aproveitamento nutritivo e a adequada alimentação de forma a evitar a obesidade nas crianças e adolescentes foi o que destacou Adriana Borges, coordenadora de apoio financeiro do CEOF.

Além dos conhecimentos práticos adquiridos, os cursistas que serão certificados com uma carga horária de 40 horas de curso, têm uma excelente oportunidade de aprimoramento profissional, o que é muito importante nos dias atuais de grandes dificuldades. (Com informações Ascom CEOF)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: “Leviano. Mentiu e vai ter de provar na Justiça”, rebate dono de imóvel sobre Aquiles

Publicado

em

Não demorou para que André Gonçalves, dono do imóvel onde está instalada a sede da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiro, em Araguatins, no Bico do Papagaio, rebatesse o prefeito Aquiles da Areia (PP), que o acusou de propor “rachadinha” no aluguel, para manter a corporação funcionando no prédio de sua propriedade.

Aquiles fez a declaração, logo após, o fim da reunião entre integrantes do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura e do Poder Legislativo, onde ficou definido um novo local para a unidade.

André foi duro ao rebater Aquiles e disse que vai acionar a Justiça, para exigir retratação. “Espero que ele prove as afirmações levianas e mentirosas que fez a meu respeito. Se ele acha que pelo fato de ser prefeito, pode falar o que quiser, sem apresentar nada que constate a acusação, ele está enganado. Vai ter de provar tudo na Justiça”, disse André.

Ele ainda explicou, que desde o dia que Aquiles assumiu a Prefeitura, nunca esteve pessoalmente com o gestor e não tratou de assunto de aluguel, e nenhum outro, embora na manhã da última terça-feira, dia 26, tenha sido procurado pelo vereador Marlúcio, por meio de contato telefônico, o qual propôs a redução no valor do aluguel de modo que o Corpo de Bombeiros continuasse operando no mesmo local, por ser o mais adequado, com o que concordou André.

Segundo André, a atitude do prefeito na manhã desta quarta, 27, causou perplexidade e indignação, pois desvirtuou os fatos e denegriu sua imagem, imputando-lhe fato criminoso, pelo que será acionado civil e criminalmente, e terá que provar suas alegações perante a Justiça.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Aquiles diz que dono de imóvel propôs “rachadinha” em aluguel do Corpo de Bombeiros

Publicado

em

Na manhã desta sexta, 27, após reunião, o prefeito Aquiles da Areia (PP), colocou fim as especulações sobre a sede do Corpo de Bombeiros, em Araguatins e garantiu um novo local para a instalação da base da corporação.

Do encontro, participaram representes da unidade da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiro, capitão Lopes e subcomandante Nascimento; os vereadores Darlan Pernambuco (DEM), Marlucio dos Santos (REPUBLICANOS) e Rômulo Ferreira (REPUBLICANOS); as secretárias de Saúde e também de Desenvolvimento Social e da Habitação, Simydarkuia Araújo da Silva e Ivonete Monteiro, respectivamente.

Ao final, Aquiles gravou um vídeo onde explica a situação e fez uma revelação grave. Segundo o gestor, o dono do prédio onde atualmente é instalada toda estrutura da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, teria lhe procurado e proposto o que o prefeito qualificou como “rachadinha” e “rachadona”. Ele também afirmou que não participa desse tipo de “maracutaia” e “falcatrua”.

No meio político e empresarial “rachadinha” é o nome popular dado para “desvio de pagamentos”. Na prática, trata-se de uma divisão de parte ou de todo o pagamento de salário ou serviço prestado a partir de um acordo anteriormente estabelecido.

Veja as declarações do prefeito:

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Educação realiza formação continuada para profissionais da pasta

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação, deu inicio na segunda, 25, à primeira formação continuada de 2021. Abertura do encontro aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Alfredo Paulino. Na ocasião a secretária municipal de Educação, Maria José Lima de Oliveira, desejou boas vindas e parabenizou os profissionais pelos avanços registrados pela Educação municipal.

Na primeira formação do ano, estão sendo ministrados conteúdos para professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, secretários escolares, auxiliares de secretarias, coordenardes de bibliotecas e assistentes administrativos.

Continue lendo
publicidade Bronze