Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Colégio Osvaldo Franco e SENAR fazem parceria e promovem curso de formação para merendeiras

Publicado

em

As merendeiras do Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, tiveram a oportunidade de participar de um curso de formação continuada com o tema ‘Aproveitamento Integral dos Alimentos: Alimentação Alternativa’, entre os dias 14 e 17 de outubro. A iniciativa é da unidade escolar onde elas atuam, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O curso foi ofertado com o intuito de melhorar a qualidade da distribuição e preparo da merenda escolar dos estudantes. Professora Mariza Oliveira de Almeida, que foi a instrutora do curso, fala sobre as práticas desenvolvidas. “Todo o processo de confecção dos alimentos durante o curso de formação teve como base os cardápios da alimentação Escolar da Seduc. Buscamos aproveitar alimentos, para aprender a preparar pratos como torta de abóbora, pão enriquecido com casca de cebola, pão de abóbora, doce de beterraba, arroz com frango e abóbora, entre outros”, exemplificou.

A merendeira Roclânia Barbosa destacou os aprendizados com a formação. “O curso nos fez repensar sobre tudo que se pode aproveitar, de forma nutritiva e saborosa na hora de preparar os alimentos”.

O curso foi ministrado na cantina do Colégio Estadual Osvaldo Franco e contou com a participação de merendeiras de outras escolas de Araguatins.

Curso

O curso de formação surgiu a partir de uma parceria entre o gestor da unidade Eliabe Antonio Miguel e a professora Elizabete Rocha, do Senar. Organizada em quatro módulos, a formação apresentou diversas receitas práticas, utilizando alimentos alternativos e reaproveitamento de cascas e sementes.

Eliabe Antonio reforçou a importância de valorização dos servidores da escola. “Investir em conhecimento e qualificação faz parte das atribuições da escola. A qualificação favorece o melhor desempenho das funções do servidor e amplia sua visão de mundo”, destacou.

Além dos conhecimentos práticos adquiridos, as cursistas serão certificadas com uma carga horária de 40 horas de curso.

Organizada em quatro módulos, a formação apresentou diversas receitas práticas utilizando alimentos alternativos e reaproveitamento de cascas e sementes. O aproveitamento nutritivo e a adequada alimentação de forma a evitar a obesidade nas crianças e adolescentes foi o que destacou Adriana Borges, coordenadora de apoio financeiro do CEOF.

Além dos conhecimentos práticos adquiridos, os cursistas que serão certificados com uma carga horária de 40 horas de curso, têm uma excelente oportunidade de aprimoramento profissional, o que é muito importante nos dias atuais de grandes dificuldades. (Com informações Ascom CEOF)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Pesquisa Qualiquanti Gauss, Armindo lidera com 60,83%

Publicado

em

Pesquisa do instituto Qualiquanti Gauss aponta que o candidato Armindo Cayres (SD), lidera a disputa a prefeito de Sampaio, com 60,83% das intenções de votos.

Em seguida está a candidata do MDB, Maria Marques com 29,17%. Juvenil Almeida (PSB) e Coracy de Melo (PT), tem 2,5% cada.

Não Sabe/Não Opinou somaram 5%. Já brancos, nulos ou nenhum 0%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número de identificação TO-05793/2020. Foram entrevistadas 120 pessoas, no dia 14 de outubro.

A margem de erro é de 3,5% (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%.

Pesquisa estimulada

Armindo Cayres (SD) – 60,83%

Maria Marques – 29,17%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 5%.

Brancos, nulos ou nenhum – 0%

Pesquisa espontânea

Armindo Cayres (SD) – 57,50%

Maria Marques – 27,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 10%.

Rejeição

Maria Marques – 27,50%

Coracy de Melo (PT) – 20,83%

Armindo Cayres (SD) – 17,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 15,83%

Não Sabe/Não Opinou – 17,50%

Nenhum desses – 0,83%

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça proíbe uso de fogos de artifício nas campanhas em Araguatins, Buriti, Cachoeirinha, Esperantina e São Bento

Publicado

em

O juiz eleitoral, José Carlos Tajra Reis Júnior, proibiu o uso de fogos de artifícios ou quaisquer outros instrumentos sonoros ou sinais acústicos que venham a causar perturbação do sossego público ou eventual poluição e queimadas, durante a realização da campanha eleitoral 2020, em carreatas, passeatas, comícios ou outros atos relativos à propaganda eleitoral, no âmbito desta 10ª Zona Eleitoral.

Os municípios para quais a decisão vale são: Araguatins, Buriti, Cachoeirinha, Esperantina e São Bento.

A queima de fogos e estampidos em reuniões políticas só será permitida no evento de comemoração da vitória após as eleições (após as 18h do dia 15/11/2020), desde que seja até as 22h e mediante comunicação à Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

Caso os servidores da Justiça Eleitoral ou agentes policiais flagrem a ocorrência de queima de fogos em comício ou em atividades de eventuais candidatos, o responsável será devidamente notificado para cessar a atividade, inclusive verbalmente, sob pena de o evento ser imediatamente suspenso, dissolvido e finalizado; os fogos de artifícios serão apreendidos e o proprietário dos explosivos será pessoalmente notificado, cuja reincidência importará no cometimento do crime previsto no artigo 347 do Código Eleitoral Brasileiro.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Todas as candidaturas a prefeito de Tocantinópolis e Augustinópolis estão aprovadas pela Justiça

Publicado

em

Nos municípios de Tocantinópolis e Augustinópolis, no Bico do Papagaio, todas as candidaturas a prefeito estão deferidas pela Justiça Eleitoral. Portanto, todos estão aptos para a disputa.

Em Tocantinópolis dois nomes disputam o comando do Poder Executivo, são eles: Paulo Gomes (PSD), da Coligação “O Trabalho Vai Continuar” e Salomão Barros (SD), pela Coligação “Agora É A Vez Do Povo”.

No município de Augustinópolis são cinco nomes: Agamemnon Pellegrini (PSB); Antônio do Bar (PSC), pela Coligação “Seriedade e Compromisso”; Giltão (PV); Júlio Oliveira (SD), “Unidos Pelo Futuro de Augustinópolis” e Professor Herculano (PT).

Continue lendo
publicidade Bronze