Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Comando do 9º BPM formará na próxima semana a última turma do curso do POP

Publicado

em

A equipe de policiais militares instrutores/multiplicadores, responsáveis pela ministração do Curso do Procedimento Operacional Padrão (POP) no quartel do 9º BPM em Araguatins, concluirão as instruções de nivelamento na próxima semana, dia 30, sexta-feira, onde formarão os 23 alunos da 7ª turma.

Semelhante as demais turmas, a última turma contempla alunos das 3 Companhias Operacionais da Unidade. O curso com a primeira turma teve início no dia 7 de maio desse ano.

Está fazendo parte dessa última turma, o comandante do 9º Batalhão, major Weslley Dias Costa, o diretor do Colégio da Polícia Militar (CPM) em Araguatins, major Márcio Cardoso Almeida e o comandante da 2ª Companhia em Augustinópolis, capitão Rondinele Martins Feitoza.

A meta do comandante, major Weslley Dias foi alcançar todo o efetivo da Unidade com as instruções do POP, ao todo, 153 policiais militares beneficiados. “Os profissionais terão a partir de agora suas ações operacionais padronizadas no decorrer da carreira como profissional da Segurança Pública em conformidade a nova cartilha do curso”, afirmou major Weslley.

Integra a equipe de instrutores/multiplicadores do POP, o capitão José Carlos da Costa Abreu, o 1º tenente Calistenes Marcelo Reis de Abreu e o 1º sargento Edmar Silva Miranda, todos lotados no 9º Batalhão.

As aulas acontecem no auditório do quartel e tem duração de duas semanas. O Curso do POP abrange Nível Operador e possui uma carga horária de 100 horas/aulas.

O curso conta com instruções teóricas e práticas. São 50 horas/semanais em cada modalidade, contemplando aulas expositivas e dialogadas, palestras, aulas práticas, oficinas e Quadro de Trabalho Semanal expedido pela seção P/3 do 9º BPM.

O objetivo do POP é uniformizar as ações da Polícia Militar (PM) a fim de melhor servir a comunidade, com conceitos e práticas que envolvem diversas atividades rotineiras e excepcionais, nas quais treinarão técnicas de algemação e condução de infratores da Lei.

Durante as aulas, os militares são capacitados quanto ao estacionamento de viaturas em vias públicas, abordagens à pessoas e em veículos em atitudes suspeitas, posturas adequadas à atuação preventiva do crime, bloqueios policiais nas ruas da cidade, entre muitas outras atuações padronizadas.

Os participantes do curso recebem ainda instruções realistas envolvendo ocorrências de vulto com foco em maximizar o aprendizado dos conceitos do manual do POP e tornar o Policial Militar cada vez mais capacitado para atuar com segurança física e jurídica diante de seus desafios diários.

O curso do POP acontece em todas as Unidades da PMTO. O Procedimento Operacional Padrão possui atualmente um compêndio com mais de 500 páginas, e é cognominado entre os policiais militares de: “a Bíblia do policial militar”.

A participação no curso é por meio de vagas destinadas a Oficiais e Praças lotados na unidade, sendo distribuídos em 7 turmas, de 24 ou 25 alunos. Os policiais militares participantes das instruções foram indicados pela seção de Ensino da Unidade e definidos pelo major Weslley Dias Costa, comandante do Batalhão. (Ascom 9 BPM)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ANGICO: Justiça barra candidatura de ex-esposa de Nego D’água, atual prefeito

Publicado

em

Com o registro da candidatura à prefeita de Raimunda Reis (PP) indeferido, em razão de a candidata ser ex-cônjuge do atual prefeito do município, Deusdete Borges Pereira, conhecido como Nego D’Agua. Em substituição a Raimunda Reis, o PP oficializou o nome Cleofan Barbosa.

A Justiça Eleitoral barrou o nome de Raimunda Reis, por ela ser ex-esposa do atual prefeito, tendo se divorciado no transcorrer do mandato e agora ser lançada candidata pelo próprio ex-marido.

Cleofan já foi vereador por dois mandatos, candidato a vice-prefeito de Nena nas eleições de 2016 e era candidato a vice-prefeito de Raimunda Reis.

Ieda Miranda que estava disputando pela segunda vez o cargo de vereadora foi escolhida pelo grupo do PP para ser a nova candidata a vice-prefeita. (Com informações de Michelle Brasil)

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Coligação “Trabalho, Confiança e Compromisso” muda candidato a prefeito

Publicado

em

A Coligação “Trabalho, Confiança e Compromisso” encabeçada pelo PSD e integrada pelos partidos PL e PT, oficializou na noite desta sexta, 23, a substituição de Valdir Chaves por seu filho Venâncio Chaves.

A mudança aconteceu após a candidatura de Valdir Chaves ter sido indeferida, em razão da queimada de uma roça ocorrida alguns anos atrás, rendendo multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA. O empresário chegou apresentar recurso, porém, optou pela renúncia da disputa.

Valdir Chaves fez um discurso emocionado, onde explicou os motivos da mudança. O ex-candidato a prefeito também agradeceu todas as famílias de Riachinho que estão abraçando a campanha e confiando nas propostas.

O novo candidato a prefeito de Riachinho, Venâncio Chaves (PSD), afirmou que está preparado e seguro para disputar as eleições e assumir a gestão municipal com competência. O jovem de 27 anos também fez um discurso emocionado ao lado do pai, afirmando que esse é o maior desafio de sua vida e que não pretende decepcionar.

“É com responsabilidade e compromisso que encaro a maior missão de minha vida. Assim como o meu pai, conheço as necessidades da nossa gente e das áreas que mais necessitam de atenção, como a saúde, educação, assistência social e agricultura. Com apoio do povo de Riachinho e da Coligação “Trabalho, Confiança e Compromisso”, venceremos estas eleições. É preciso união de todos por uma Riachinho Melhor e mais próspera. Juntos somos mais fortes”, disse o candidato a prefeito. (Com informações de Michelle Brasil)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja os números da Covid-19 deste sábado, 24

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze