Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Comarca adere a pacto pela sustentabilidade durante Projeto TO Sustentável

Publicado

em

O projeto Justiça Cidadã também tem foco na sustentabilidade, por isso, o Poder Judiciário do Tocantins apresentou o projeto TO Sustentável, seguindo os preceitos do Plano de Logística Sustentável (PLS), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A proposta foi apresentada nesta segunda-feira, 23, aos servidores da Comarca de Araguatins, no Bico do Papagaio. “Nós temos o compromisso com o meio ambiente e precisamos fazer a nossa parte, garantir um futuro para os nossos descendentes é nossa responsabilidade”, afirmou o presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ao convidar a diretora do Fórum, a juíza Nely Alves da Cruz, para assinar o Pacto pela Sustentabilidade. 

O projeto visa engajar todos os integrantes do Poder Judiciário na causa sustentável, buscando gerir com racionalidade os recursos naturais. “Essa já é uma preocupação da Comarca de Araguatins e agora nos comprometemos ainda mais com esta causa”, afirmou a juíza Nely Alves.

Durante a passagem do Projeto Justiça cidadã, os servidores da Comarca participaram de palestra sobre o tema, ministrada pelo servidor Júlio César Oliveira, integrante do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJTO. “Todos nós temos conhecimento de ações simples, atitudes que contribuem com o meio ambiente e evitam o desperdício. Devemos colocar em prática e concretizarmos esse pacto pela sustentabilidade. Todos nós somos responsáveis”, ressaltou.

O grupo recebeu dicas simples, mas importantes, como manter o ar-condicionado em temperatura média de 24 graus, pois economiza energia, desligar o monitor do computador quando não estiver sendo usado, imprimir somente o necessário, evitar o uso de copo descartável, entre outras pequenas atitudes que fazem a diferença na sustentabilidade.

PLS

A comissão gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins é presidida pela desembargadora Ângela Prudente. A magistrada também assina o Pacto pela Sustentabilidade, que está sendo proposto a todas as comarcas do Estado. Já o projeto TO Sustentável integra o planejamento estratégico do Tribunal e tem coordenação do juiz Pedro Nelson Coutinho. O PLS possui 117 indicadores que são monitorados para a melhor gestão dos recursos naturais, sendo que para 2019 estão sendo priorizados os seguintes temas, copo descartável, água envasada, energia elétrica e papel. (Kézia Reis/Fotos: Rondinelli Ribeiro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura faz recuperação de trecho do córrego Brejo

Publicado

em

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, uma ação emergencial foi realizada para corrigir o crime ambiental contra o córrego Brejo, que corta parte da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio.

Nas última semana, uma pessoas, ainda não identificada, jogou no córrego, resíduos de aterro misturado com gesso, no final da Rua Vicente Bernardinho, onde a via termina, por conta do córrego. A intenção seria facilitara o acesso aos bairros Três Poderes e Buriti. Toda ação foi feita sem autorização dos órgãos competentes.

Agora, a ação emergencial da Prefeitura recuperou o local.

Prefeitura e Naturatins não informaram que haverá punição ao responsável pela prática delituosa.

Imagem da agressão ambiental, agora corrigida pela Prefeitura
Continue lendo

Bico do Papagaio

Diretorias de Ensino do Bico promovem formação para professores do ensino médio

Publicado

em

Dando continuidade à retomada gradual das atividades não presenciais na rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc) promove a segunda etapa da formação para os professores da 1ª e 2ª série do ensino médio, da qual também participam coordenadores pedagógicos, diretores escolares, além de supervisores e assessores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

A formação, que teve início nessa segunda, 3, e prossegue até sexta-feira,7, atenderá à 3,5 mil professores lotados nas 291 unidades escolares que ofertam esta modalidade de ensino. Como medida de segurança, o encontro será on-line, por meio da ferramenta google meet, em salas virtuais com capacidade para 250 profissionais. Na pauta, estão previstas a apresentação da proposta de retomada das aulas, orientação sobre as rotinas pedagógicas, além do planejamento dos roteiros de estudos.

“A formação tem ainda o intuito de estreitar os laços com os professores e demais profissionais das escolas. A programação foi organizada de forma que possamos levar a eles o nosso planejamento, cuidando para que todos tenham as informações necessárias para que o retorno das aulas não presenciais ocorra de forma segura para estudantes e professores”, enfatiza a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Aulas não presenciais

A retomada gradual do ano letivo na rede estadual teve início no dia 29 de junho, com o ensino não presencial para os alunos da 3ª série do ensino médio. As aulas para os estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio está prevista para o dia 10 de agosto.

A proposta de retomada traz cinco pilares: a segurança dos profissionais da educação e dos estudantes; o respeito à diversidade da comunidade escolar do Estado; a garantia de que os estudantes da rede estadual não percam o ano letivo de 2020; a segurança que o ano de 2021 não seja comprometido em decorrência do ano de 2020; e ainda assegura a conclusão do ensino médio para os alunos da 3ª série do ensino durante o calendário civil de 2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 4

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO

Veja as vagas de emprego em outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade