Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Comitê do Sub-registro localiza adultos sem a Certidão de Nascimento

Publicado

em

Maria Dinalva, sua família e Olinda Nogueira, coordenadora da açãoO Comitê do Sub-registro do Tocantins encontrou várias pessoas adultas na região de Araguatins, sem a Certidão de Nascimento. Um dos casos curiosos foi o da senhora Maria Dinalva Ribeiro da Cruz, pois o marido a deixou com cinco filhos, nenhum deles registrados em cartório. Maria Dinalva morava no estado do Pará na cidade de Marabá e mudou-se há três anos para Araguatins. Até este ano, ela vinha conseguindo matricular os filhos na escola, mas em Araguatins, as escolas exigiram dela a Certidão de Nascimento dos filhos. Propiciar o acesso à documentação básica à população sem documentos é uma das missões dos mutirões do Comitê do Sub-registro, que estão sendo realizados no Tocantins.

O Comitê do Sub-registro está realizando mutirões da Certidão de Nascimentos nos municípios pólos. O mutirão em Araguatins foi realizado nos dias 22 e 23 de janeiro.

Os sem documentos

O filho mais velho de Maria Dinalva, Paulo Sérgio Ribeiro da Silva, tem 17 anos, em seguida vem Rosinalva de 16 anos, que também é mãe de um filho de pouco mais de 1 ano, Deusinalva de 15, Raieli de 14 e Raiane de 13 anos.

O trabalhador rural Domingos Melo dos Santos, 43 anos, nasceu na área rural e sempre trabalhou na roça. Assim que atingiu a adolescência, Domingos saiu de casa sem documentos pois, pela falta de interesse do pai não foi registrado quando criança. Nunca freqüentou escola, e agora sentiu a necessidade de tirar todos os seus documentos.

Outro caso registrado no atendimento do mutirão do sub-registro em Araguatins foi o de José Calixto Pereira Ribeiro, 23 anos, que trabalha em fazenda e chegou a freqüentar a Escola Municipal Presidente Kennedy. Não conheceu os pais, foi criado pelas avós, a paterna até os 15 anos e a partir daí, pela avó materna até sua morte. Ele tirou sua Certidão de Nascimento e aproveitou para solicitar também a Carteira de Identidade, o CPF e a Carteira de trabalho.

Euzilene Moreira de Araújo, doméstica também aproveitou a ação do Sub-registro para retirar sua Certidão de Nascimento. Aos 22 anos, ela ainda não tinha documentos. Seus quatro irmãos só se registraram após a idade adulta pois os pais não se preocuparam em registrá-los. Ela já tem um filho de 1 ano e 4 meses, quer registrá-lo e acha importante ter sua cidadania legal. (Roberto Oliveira – Foto: Leide Curcino)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze