Na noite desta segunda-feira, 5 de agosto, durante a Convenção Municipal do MDB e PDT, realizada no auditório da Câmara Municipal de Araguatins, o deputado estadual Wiston Gomes (PSD) fez declarações impactantes em apoio à candidatura de Professora Elizabete (UB) para a Prefeitura Municipal. As falas de Wiston direcionaram críticas diretas e indiretas ao atual prefeito Aquiles da Areia (PP) e reafirmaram seu compromisso com a população de Araguatins.
Críticas ao Prefeito Aquiles da Areia
Em um discurso forte, Wiston Gomes começou sua fala destacando a importância de um gestor que trate a população com respeito e dignidade:
“Homens e mulheres dignos de suas vidas, que têm os seus salários, que trabalham para sustentar suas famílias. Homens e mulheres que têm filhos, netos, que querem ter futuro. Que futuro nós estamos vendo nesse momento? Uma perseguição aqui, outra ali. Um gestor que nós temos que chegar e escolher o lado para chegar. Quadradão. É um quadrado. Eu estou chegando [perto dele], tem que escolher o lado. E político não pode ter lado. Tem que ser uma esfera, tem que ser uma bola, tem que ser redondo. De todo lado, se você chegar no político, tem que estar bem. Entendam isso. Todo lado que o povo chegar, você tem que estar bem. Tem que tratar o povo com respeito. Respeitar o direito dele. Que se ele está te procurando, é porque precisa. Tem alguma necessidade, e você tem que respeitá-lo. Para ouvir, primeira coisa ouvir, não chutar. Primeira coisa ouvir, não xingá-lo. Primeira coisa, tentar entender o que está acontecendo com ele. Com a família, com a necessidade dele. Esse é o nosso pedido. É isso que o povo quer e precisa. De alguém que pense no município. Elizabete, que o município seja grande. E que o município seja maior que o gestor. O município precisa ser maior que o gestor. Eu não posso ser maior que o município. Eu sou apenas um representante que tem dia e hora para terminar o meu mandato.”
Continuação das Críticas à Administração Atual
Wiston continuou suas críticas, questionando a efetividade da atual gestão municipal:
“Minha gente já chega. Já foi dado a oportunidade. O que se diz hoje, é que tem uma administração boa, já foi feito muito. Calma aí gente, não foi feito quase nada. Algumas pinturas, um bloqueteamento que o material todo é comprado da própria empresa. São coisas absurdas. Os valores que vieram para esse município, senador X mandou tantos milhões, senador Y tantos milhões, senador Y dá tantos milhões, e cadê esse dinheiro? Cadê a transformação dessa cidade? Cadê a saúde? Cadê a transformação? Cadê as cirurgias?”
Compromissos com Araguatins
Em sua fala final, o deputado Wiston Gomes reafirmou seus compromissos com a cidade e com os grupos que apoiaram sua trajetória política:
“Eu sonhei muito em chegar aqui, como deputado e eu construí isso ao longo da vida. E Deus me deu essa felicidade. Fui cogitado várias vezes para disputar a eleição de prefeito, mas o momento não é meu. Eu fiz dois compromissos. Elizabete, eu quero falar o que eu já falei em rádio, o que eu já falei para você, o que eu já falei para o Leocy, o que eu já falei para os candidatos a vereadores. Eu fiz compromisso com dois grupos. Fiz um compromisso com a minha cidade, que era a sexta cidade do Estado naquele momento, que nós não poderíamos mais, não existe, essa possibilidade para Araguatins ficar sem deputado. Fiz ou não fiz? Todos aqueles que me ouviram, eu fiz esse compromisso. Araguatins não pôde ficar sem deputado. E aí coloquei meu nome e vocês acreditaram em mim. Fiz compromisso com outro grupo importante, que é o meu grupo do trabalho, onde esse projeto nasceu. E não abro mão deles também, porque foi de lá que eu comecei a construir esse projeto. E isso se chama gratidão. Quem não tem gratidão, saia de perto. Eu tenho gratidão. Eu tenho gratidão a vocês, cidadãos e cidadãs, araguatinense e todas as famílias que foram lá me apoiar e me dedicaram.”