Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Curso de emergência sanitária em suínos começa nesta quarta, 28

Publicado

em

Com o maior número de propriedades com criação de suínos e o segundo maior rebanho do Estado, o município de Araguatins sediará o curso de capacitação em emergência sanitária em suínos, entre os dias 28 a 30 de agosto, no Campus do Instituto Federal de Araguatins. A capacitação será para técnicos e inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) dos municípios do norte do Tocantins.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Suídea, Regina Gonçalves Barbosa, a capacitação dos profissionais da Agência faz parte do plano estratégico do Estado de controle de doenças que afetam os suínos, principalmente após o surgimento de casos de Peste Suína Clássica (PSC) nos estado do Piauí e Ceará. “Nesta capacitação vamos proporcionar aos profissionais mais conhecimentos para atendimento rápido e preciso das doenças que acometem a suinocultura”, destacou Regina.

Entre os temas que serão abordados no curso estão: Atendimento à notificação de suspeita de Síndrome Hemorrágica dos Suínos – preparativos, material, informações e medidas iniciais; Principais doenças que ocorrem em criatórios/diagnósticos diferencial para a PSC; Plano de contingencia para a PSC; Experiências em atendimentos aos focos de PSC no Ceará e Piauí – estudo de casos; Teoria dos métodos de sacrifícios para suínos, necropsia, colheita e envio de amostras e aula prática.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha disse que com a capacitação destes profissionais da região norte do Estado, a Agência contará com um bom número de técnicos e inspetores capacitados a atuarem em possíveis casos de emergência sanitária em suínos.

Dados

No Tocantins, o rebanho de suínos em granjas e criatórios de subsistência é de aproximadamente 274.089 animais, distribuídos em 31.262 propriedades. Já em Araguatins o rebanho de suínos é de 9.601 animais em 1.092 propriedades.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: representante da Sousa Cruz visita 9º BPM

Publicado

em

Na última sexta-feira, 22, o capitão José Carlos da Costa Abreu, que está respondendo pelo comando do 9º BPM, recebeu o coordenador de segurança da empresa Sousa Cruz, na região Norte e Nordeste, Bruno da Hora de Sousa.

A visita serviu para estreitar os laços e efetivar futuras parcerias entre a empresa de cigarro e a Polícia Militar (PM) por meio do 9º BPM.

Conhecida anteriormente como Souza Cruz, a empresa é uma indústria de cigarros brasileira, atual subsidiária da British American Tobacco no Brasil (BAT Brasil).

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Reforma do Núcleo de Saúde da Fundação Pró-Tocantins é entregue

Publicado

em

Na manhã da última sexta, 22, foi entregue a reforma da sede do Núcleo de Saúde da Polícia Militar, em Araguatins, no Bico do Papagaio. O órgão de saúde pertencente a entidade privada e sem fins lucrativos, Fundação Pró-Tocantins (FPTO).

Em parceria com a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), a entrega da obra, com recursos próprios da FPTO, foi a fim de possibilitar melhoria na qualidade da saúde e bem-estar dos militares da PM e Corpo de Bombeiros e seus dependentes na área do 9º Batalhão.

Atualmente o Núcleo de Saúde em Araguatins presta aos usuários da FPTO atendimento odontológico e psicológico. De acordo com o major Sodré, em breve o órgão estará retomando com o atendimento fisioterapêutico, e assim, garantindo mais qualidade de vida para os militares e seus dependentes. Após o descerramento da placa os participantes participaram de um café da manhã.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: Parte de objetos furtados em loja de celular são recuperados

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na noite desse domingo, 24, diversos objetos que haviam sido furtados do interior de um comércio do ramo de eletrônica, durante a madrugada do dia 23, sábado, na cidade de Itaguatins, no Bico do Papagaio.

A PM tomou conhecimento após denúncia formulada pela própria vítima, 32 anos, dando conta de que parte dos objetos furtados de sua empresa havia sido localizados em uma residência em Itaguatins.

A companheira de um dos suspeitos do furto, disse a PM que seu companheiro havia deixado uma sacola contendo vários objetos no meio das flores do jardim daquela casa. Os policiais encontraram os objetos e apreenderam todo o material.

Os suspeitos de envolvimento direto no furto dos materiais apreendidos não foram localizados. O material foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos.

Continue lendo
publicidade Bronze