Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Defensoria propõe Ação Civil para que Banco do Brasil retome atendimento

Publicado

em

O Núcleo de defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em parceria com a 1ª Defensoria Cível de Araguatins, propôs uma Ação Civil Pública, com preceito mandamental em tutela de urgência, em face do Banco do Brasil S.A., com objetivo de obrigar a instituição financeira a restabelecer o funcionamento da agência do município de Araguatins, no extremo norte do Estado.

A agência foi totalmente destruída no dia 1º de março passado, quando bandidos explodiram o local para roubar o banco. Desde então, os moradores que precisam de atendimento presencial ou em caixas eletrônicos são obrigados a se deslocar para os municípios de Augustinópolis e Araguaína, no Tocantins, ou para Marabá no Pará, e Imperatriz no Maranhão. Deslocamentos que podem chegar a mais de 230 quilômetros. O Banco do Brasil montou em Araguatins um ponto de atendimento em uma residência que não oferece condição adequada para atender os usuários, sendo que neste local não é possível realizar transações que envolvam dinheiro em espécie.

No dia 8 de junho passado a DPE-TO encaminhou ao Banco uma recomendação solicitando a adoção de providências, num prazo de 72 horas, quanto a divulgação na cidade de canais alternativos de atendimento, Serviço de Atendimento ao Cliente e Ouvidoria, além de informar quais providências efetivas estão sendo adotadas para restabelecer o atendimento bancário na agência física do município.

Apesar disso o Banco não seguiu a recomendação expedida pela Defensoria e não apontou qualquer prazo ou proposta exequível em curto prazo para a solução do problema, demonstrando pouco caso com usuários financeiros do município de Araguatins.

“Já são mais de 90 dias sem agência física funcionando na cidade, que gera um grande transtorno para a comunidade e prejuízo para todo mundo, porque para sacar dinheiro é preciso se deslocar para a agência do Banco em outro município”, argumentou o coordenador do Nudecon, defensor público Fabrício Brito.

“Aqui em Araguatins temos muitas pessoas idosas que dependem das suas aposentadorias, que na maioria das vezes, são de apenas um salário mínimo. Obrigar essas pessoas a tirarem do pouco que já ganham para pagar um transporte até outra cidade para conseguirem sacar o benefício é inaceitável” afirmou a defensora pública Maria Sônia Barbosa.

A falta de uma agência vem gerando prejuízos aos usuários e ao comércio, já que, sem poderem realizar saques em Araguatins, o dinheiro de aposentados, pensionistas, servidores públicos, comerciantes e moradores em geral, termina não circulando na cidade.

A Ação Civil Pública proposta pela Defensoria requer que o Banco do Brasil promova, no prazo máximo de 72 horas, o restabelecimento do funcionamento da agência física no município de Araguatins, em imóvel próprio ou locado, apropriado para o acolhimento e atendimento ao público.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Nesta segunda, 23, completa 1 ano que parte do Cais desmoronou

Publicado

em

Esta segunda, 23, completa exatamente 1 ano, que parte de um dos principais cartões postais do Bico do Papagaio, desmoronou. Na madrugada de 23 de novembro de 2019, provocada por uma infiltração de água da chuva, favorecida por uma obra de revitalização do local, sem que medidas preventivas fossem tomadas, o Cais de Araguatins, caiu.

Por sorte, ninguém ficou ferido.

Durante todo esse período, nenhuma medida concreta foi adotada pela Prefeitura Municipal, a não ser, a instalação de tapumes, para evitar a aproximação de pessoa ou veículos, pela Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O local, que sempre foi ponto de encontro para moradores, turistas e visitantes, é marcada pela decadência.

A população de modo geral se queixa da situação e lamenta a falta de iniciativa do poder público, de não ter iniciado de imediato a reconstrução.

Continue lendo

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Ação dos bombeiros impede que fogo destrua caminhão

Publicado

em

A intervenção dos bombeiros militares do 2º Batalhão, em Araguaína, foi fundamental no combate ao incêndio em uma carreta na madrugada desta segunda-feira, 23. O caminhão Volvo FH 440, com placa MSK 1321 – Ananindeua – PA, estava na Rodovia Belém-Brasília, na BR 153, altura do município de Darcinópolis, quando o motorista Renan Martins de Oliveira percebeu as chamas no conjunto de rodas da parte traseira.

Apesar da distância, cerca de 80km de Araguaína, os bombeiros militares chegaram a tempo e combateram o sinistro, evitando que as chamas se alastrassem a destruíssem a carreta.

O fogo se limitou ao conjunto de rodas traseiras do caminhão, que teve o combate concluído após cerca de três horas de ação. (Luiz Henrique Machado)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Homem de 28 anos morre em acidente entre Pálio e moto

Publicado

em

Na noite deste domingo, 22, um acidente nas mediações da rotatória da rodovia Transamazônica (BR-230), no distrito Transaraguaia, deixou uma vítima fatal.

Um veículo Fiat Pálio colidiu com uma moto Honda XLR, placa de Araguaína, onde seu condutor, Elielson Vitalino dos Santos, de 28 anos, veio a óbito. O motorista do Pálio fugiu sem prestar socorro.

O local do sinistro foi isolado e a perícia acionada, além do Instituto Médico Legal (IML) para remoção do corpo.

Continue lendo
publicidade Bronze