Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Definidas as datas para início das ações do Projeto PAIS

Publicado

em

As 125 famílias que serão beneficiadas com o Projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada Sustentável – estão ansiosas para que as atividades sejam iniciadas. Na última terça-feira, 2, elas participaram de uma reunião para conhecer as diretrizes do projeto, no auditório do IFTO – Instituto Federal de Educação em Araguatins. A gerente de Projetos Ambientais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e coordenadora do projeto, Amanda Oliveira Santos, e o gerente de Olericultura do órgão e técnico responsável por acompanhar as ações do PAIS, Valdivino Fraga de Melo, apresentaram aos agricultores os critérios para implantação e execução do mesmo.

Na reunião, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer e sanar as dúvidas quanto à metodologia a ser aplicada no projeto. “Vamos trabalhar estimulando a sustentabilidade sem o uso de produtos químicos e aproveitando os espaços para consorciar culturas e criações garantindo a diversificação da produção das famílias”, ressalta Santos.

As próximas atividades estão programadas para os dias 16, 17 e 18 de março, período em que será ministrada capacitação para produção de composto nas propriedades das famílias beneficiadas, onde já tem uma quantidade suficiente de esterco colhido. “Com a implantação do projeto vamos repassar aos agricultores as técnicas de aproveitamento e reaproveitamento do que temos disponível no nosso ambiente”, esclarece o gerente Fraga de Melo. Essa ação será realizada em vários municípios para facilitar a participação e aprendizado dos agricultores e técnicos.

Ainda neste período serão demarcados, nestas propriedades, os locais onde serão implantados os projetos. Segundo informações da coordenadora do PAIS no Ruraltins, a partir de maio o projeto será executado.

Sobre o Projeto

Por meio da Produção Agroecológica Integrada Sustentável as 125 famílias receberão capacitação e todos os itens necessários para o cultivo das hortas, frutas e a criação de aves. As famílias são dos 25 municípios do Extremo-Norte do Estado, Bico do Papagaio, como é mais conhecida, sendo cinco famílias em cada um. O projeto é desenvolvido pela parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS – e Ruraltins. A escolha dos municípios é devido a região ter o menor Índice de Desenvolvimento Humano e o maior número de pessoas.

Treinamento com os extensionistas

Enquanto os agricultores estavam reunidos para conhecerem o projeto, na última terça-feira, 2, os extensionistas do Ruraltins da região do Bico do Papagaio participavam de um treinamento com os representantes do MDS, Pedro Bavaresco e Daniela Cerqueira. No treinamento os extensionistas foram instruídos para aplicar o questionário de avaliação e monitorarem o Projeto. “Serão aplicados três questionários sendo que o primeiro será antes da implantação da PAIS, outro após seis meses e o último no fim do contrato”, disse o supervisor regional do Ruraltins em Araguatins, Felismino Coelho Alves Filho. (Bárbara Vasconcelos)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze