- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 25 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Definidas as datas para início das ações do Projeto PAIS

Mais Lidas

As 125 famílias que serão beneficiadas com o Projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada Sustentável – estão ansiosas para que as atividades sejam iniciadas. Na última terça-feira, 2, elas participaram de uma reunião para conhecer as diretrizes do projeto, no auditório do IFTO – Instituto Federal de Educação em Araguatins. A gerente de Projetos Ambientais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e coordenadora do projeto, Amanda Oliveira Santos, e o gerente de Olericultura do órgão e técnico responsável por acompanhar as ações do PAIS, Valdivino Fraga de Melo, apresentaram aos agricultores os critérios para implantação e execução do mesmo.

Na reunião, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer e sanar as dúvidas quanto à metodologia a ser aplicada no projeto. “Vamos trabalhar estimulando a sustentabilidade sem o uso de produtos químicos e aproveitando os espaços para consorciar culturas e criações garantindo a diversificação da produção das famílias”, ressalta Santos.

As próximas atividades estão programadas para os dias 16, 17 e 18 de março, período em que será ministrada capacitação para produção de composto nas propriedades das famílias beneficiadas, onde já tem uma quantidade suficiente de esterco colhido. “Com a implantação do projeto vamos repassar aos agricultores as técnicas de aproveitamento e reaproveitamento do que temos disponível no nosso ambiente”, esclarece o gerente Fraga de Melo. Essa ação será realizada em vários municípios para facilitar a participação e aprendizado dos agricultores e técnicos.

Ainda neste período serão demarcados, nestas propriedades, os locais onde serão implantados os projetos. Segundo informações da coordenadora do PAIS no Ruraltins, a partir de maio o projeto será executado.

Sobre o Projeto

Por meio da Produção Agroecológica Integrada Sustentável as 125 famílias receberão capacitação e todos os itens necessários para o cultivo das hortas, frutas e a criação de aves. As famílias são dos 25 municípios do Extremo-Norte do Estado, Bico do Papagaio, como é mais conhecida, sendo cinco famílias em cada um. O projeto é desenvolvido pela parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS – e Ruraltins. A escolha dos municípios é devido a região ter o menor Índice de Desenvolvimento Humano e o maior número de pessoas.

Treinamento com os extensionistas

Enquanto os agricultores estavam reunidos para conhecerem o projeto, na última terça-feira, 2, os extensionistas do Ruraltins da região do Bico do Papagaio participavam de um treinamento com os representantes do MDS, Pedro Bavaresco e Daniela Cerqueira. No treinamento os extensionistas foram instruídos para aplicar o questionário de avaliação e monitorarem o Projeto. “Serão aplicados três questionários sendo que o primeiro será antes da implantação da PAIS, outro após seis meses e o último no fim do contrato”, disse o supervisor regional do Ruraltins em Araguatins, Felismino Coelho Alves Filho. (Bárbara Vasconcelos)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias