- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 24 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Dia Nacional do Mototaxista é comemorado por profissionais

Mais Lidas

Na sexta-feira, 24, mototaxistas de Araguatins, no Bico do Papagaio, se reuniram para comemorar o Dia Nacional dos Mototaxistas, festa em que se reuniram com seus familiares e amigos. Um jantar foi servido.

Em Araguatins, os mototaxistas iniciaram suas atitudes há aproximadamente 26 anos, com poucos membros, mas com o decorrer dos anos, foram se multiplicando e se organizando.

Hoje, os mototaxistas são organizados por meio da Associação dos Mototaxistas de Araguatins (AMTA), que tem como seu atual presidente, Edimarques Dias. A AMTA atualmente conta com 60 profissionais que trabalham noite e dia pelas ruas da cidade servindo a população araguatinense.

Sobre a profissão

Um mototáxi é um tipo de transporte alternativo público individual na qual os passageiros têm ampla escolha de local de embarque ou desembarque, o que não acontece com as modalidades de transporte em massa. É semelhante ao táxi, porém utilizando uma motocicleta em vez de um carro.


Não há um consenso sobre a origem da atividade em território brasileiro. Algumas fontes afirmam que o serviço de mototáxi surgiu em 1994 na cidade de Xinguara, interior do Pará. Roberto Rocha de Lima e sua esposa Dulcinéa Benfica da Silva Lima abriram uma locadora de motos, começando com poucas unidades, porém os negócios cresceram e a quantidade de motos também. Depois disso, os mesmos abriram um ponto de mototáxi na entrada da cidade, sendo considerados os pioneiros no ramo de mototáxi no Brasil.

Outras informações dão conta de que o serviço de mototáxi surgiu no Brasil no mesmo ano, mas na cidade de Crateús, interior do Ceará, na época, um funcionário do Banco do Brasil, comprou 10 motos para alugar, destinadas ao transporte de pessoas. Há ainda outra fonte que afirma de que pode ter surgido através de uma ideia de um motoqueiro desempregado, da cidade de Bauru, interior de São Paulo, em 1996, quando, para conseguir se sustentar, ele pendurou uma faixa em frente à rodoviária da cidade com os seguintes dizeres “ajude um motoqueiro corridas a 1,00 real”.

Em julho de 2009, o Senado Federal aprovou um projeto que regulamenta o trabalho dos mototaxistas profissionais: o motoboy, o mototaxista e o motovigia terão que ter idade mínima de 21 anos, o mínimo de dois anos de habilitação na categoria “A” e habilitação em curso especializado.

Hoje, praticamente em todas as cidades brasileiras é verificado esse tipo de serviçoe tem sido incorporado muito ultimamente nos bairros ou regiões menos ricas, uma alternativa de subsistência aos jovens de classe baixa que, sem alternativa de emprego, procuram nesta atividade uma fonte de renda para sobreviver.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias