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sexta-feira, 19 / abril / 2024

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ARAGUATINS: Diálogo Pedagógico debate Currículo da Educação Infantil

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O Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus de Araguatins, realizou na semana passada, o I Diálogo Pedagógico, com o tema “Currículo da Educação Infantil à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. O evento foi organizado pelos acadêmicos do 2º período de Pedagogia, sob responsabilidade da professora mestre Maria Ovídia Muniz Portilho, sendo parte do programa da disciplina Currículo no Contexto Escolar, com transmissão pela plataforma Google Meet.

O evento teve como objetivo compreender como está organizada a educação infantil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A discussão contou com a participação da professora doutora Karla Bianca, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a mediação do professor doutor Eraldo Madeiro, da Unitins. A programação reuniu acadêmicos dos cursos de Pedagogia e de Letras da Unitins, além de estudantes, professores, gestores e coordenadores pedagógicos de escolas de educação infantil e outros.

“Falar sobre a BNCC na Educação Infantil é essencial e, por isso, eu e a minha turma somos gratos pela presença ilustre da professora Karla Bianca, que foi responsável pela excelente explanação”, declara a acadêmica Evelyn Madeiro, do 2° período do curso de Pedagogia, ao fazer um balanço do evento que, segundo ela, proporcionou um momento estimulante de construção do conhecimento.

Para a assessora pedagógica Ana Irene Carneiro Borges Lucena, o I Diálogo Pedagógico produziu bons resultados. “Um evento como esse enriquece o curso e traz novas perspectivas de um futuro promissor para nossos acadêmicos”, ressalta.]

De acordo com a coordenadora do curso Aquenubia Gonçalves da Silva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implica, sem dúvida, em um desafio muito elevado para os professores em formação inicial, em cursos de Pedagogia. “O diálogo sobre currículo escolar da educação infantil mostra à comunidade acadêmica a importância de se conhecer, discutir, investigar, adequar a prática ao atual currículo proposto na BNCC”, destaca.

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