Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Documentário o “Mistério do Globo Ocular” será exibido hoje em rede nacional de TV

Publicado

em

Chegou a hora do Tocantins e do restante do País conhecer o drama vivido por alguns moradores de Araguatins, acometidos pela misteriosa cegueira. Será exibido nessa quinta-feira, 25, às 23h, pela TV Brasil (Redesat – TV  Palmas), canal 13. a produção tocantinense da série DOCTV IV, “O Mistério do Globo Ocular”, do jornalista Wherbert Araújo.

O filme de 52 minutos aborda a estranha doença que afetou os olhos, principalmente, das crianças da cidade de Araguatins, às margens do rio Araguaia, causando cegueira. O autor e diretor tenta responder ao mistério por meio das várias versões e o imaginário da população, e a abordagem da ciência. A obra teve a sua pré-estreia em junho de 2009 no Cine Sesc, em Palmas, quando foi lançada a série composta por 55 documentários de todo país, produzidos na quarta edição do Programa DOCTV.

O filme já foi apresentado também nas cidades de Araguaína, Pedro Afonso, Paraíso e Miracema, mas é a primeira vez que será exibido em rede de televisão para todo o país. Em caráter nacional, o documentário recebeu destaque no site cultural Overmundo e também no Jornal O Globo.

O documentário é uma co-produção da Redesat, a ABEPEC – Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais,Wherbert Araújo e Virtual Criação e Produção, em parceria com a Public Propaganda e Marketing.

Segundo o diretor, Wherbert Araújo, até hoje não foi dado uma resposta ao problema. Ele afirma que, mesmo depois da produção do documentário, várias pessoas na cidade de Araguatins foram atingidas pela doença. As filmagens foram realizadas em novembro de 2008 e o aparecimento do surto há mais de quatro anos. Segundo Araújo, o documentário chama para reflexão. “Como autor e diretor, quis trazer com o filme uma reflexão para o problema das pessoas afetadas”, disse. Araújo afirmou ainda que, em função do problema, as pessoas que foram atingidas estão tendo a iniciativa da criação de uma ONG para atender e assistir os afetados pela doença.

Concepção do filme

O mistério do globo ocular, como proposto em seu projeto original, não traz respostas a este caso, que levou a cidade de Araguatins, no estado do Tocantins, a tornar-se o centro das atenções da comunidade científica mundial – pois o surto não teve precedentes na história da medicina e tampouco teve sua causa identificada. O filme, dirigido pelo jornalista Wherbert Araújo, traz as hipóteses para o surgimento do surto e traduz, por meio de uma edição ágil, o medo e as perdas sofridas pela comunidade – perdas econômicas  para a cidade e físicas e psicológicas para os personagens envolvidos.

Este é o mérito do filme: não se propor a desvendar o mistério, mas conseguir reproduzir a confusão que transformou a vida de uma cidade no ano de 2005, com a infecção de centenas de pessoas (principalmente crianças do sexo masculino) e que, até hoje, povoa o dia-a-dia da população, pela falta de uma resposta.

Para o problema, só há especulações, perdas e traumas. Mas uma coisa aquela população sabe: a chave do mistério está no desequilibro ambiental. As pistas existem, mas pesquisador de nenhum estado brasileiro ou do exterior conseguiu decrifá-las. Para compor a equipe de produção, foram selecionados os mesmos profissionais que atuaram em Raimunda, a quebradeira, representante de Tocantins no Doc TV III. Na trilha sonora, destaque para a música Noites do Irã, de Rodrigo Maranhão.

Sobre o diretor

Wherbert Araújo é jornalista, natural de Pedro Afonso – TO. Na produção audiovisual, foi o vencedor do festival de cinema universitário do Tocantins, Chico, no ano 2000 como melhor fotografia e melhor júri popular. Atuou na produção local da minissérie cinematográfica Alice, da HBO, cujo primeiros capítulos se passam na capital, Palmas.O Doc TV é sua primeira produção nacional, onde o filme “O Mistério do Globo Ocular” vai representar o Tocantins na quarta edição do concurso

Sobre o DOC TV

O DOCTV – Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais – ABEPEC, Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – ABD.  (Wherbert Araújo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
16 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze