- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Durante ações no município, Tom Lyra diz que é necessário compreender necessidades do empresariado local

Mais Lidas

Na semana passada com agenda de atividades em Araguatins, no Bico do Papagaio, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (AMETO), Tom Lyra, abordou temas voltados ao desenvolvimento econômico e a prospecção de alternativas para fomentar a atração de novos investimentos para o município.

Tom Lyra visitou o Campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), que tem cerca de 1.400 alunos matriculados e conta com cursos nas áreas de Tecnologia e Ciências Agrárias nas modalidades de ensino médio integrado e em nível superior.

Para o diretor-geral da unidade, Josafá Carvalho Aguiar, a visita do secretário trouxe grandes possibilidades para a instituição, visto que com a parceria do Estado é possível a criação e implementação de projetos que beneficiem não apenas os alunos, mas toda a comunidade em geral.

Mineradoras

Entre as empresas visitadas está a Mineradora São João, responsável por 50 empregos diretos e que diariamente extrai entre 350 e 400 toneladas de material já acabado. A empresa trabalha com 5 produtos minerais, são eles: areia, pedrisco, seixo 0, seixo 0 britado e Seixo 1.


A segunda visita foi a Mineradora Dutra, que está em fase de implantação e pretende atuar no beneficiamento do rejeito de ouro. A empresa também conta com 47 áreas registradas para a extração de minério que estão em fase de estudo para verificação da viabilidade. O diretor da Dutra, Jader Ribeiro, falou sobre a importância desse olhar atento do Estado para o ramo da mineração. “Trabalhamos há muitos anos com mineração, e agora podemos contar com o apoio do Governo para desenvolver nosso setor, essa parceria é fundamental para alcançar o sucesso e construir um futuro sólido para o crescimento da extração mineral do estado e assim atingir toda a sua potencialidade”, apontou.

Casa de farinha

Ainda em Araguatins, o secretário Tom Lyra, visitou o Projeto de Assentamento Indiana, onde vivem 17 famílias de assentados que tiram seu sustento da venda de farinha de mandioca produzida no local e revendida nas feiras da cidade.

Tendo como objetivo a melhoria das condições para essa produção, os assentados solicitaram recursos para a construção de uma casa de farinha, na ocasião, Tom Lyra, assumiu o compromisso de levar a demanda dos assentados ao governador Mauro Carlesse, assim como aconteceu na cidade de Gurupi, onde o recurso para a construção de um projeto semelhante foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE-TO).

De acordo com o secretário Tom Lyra, ações como esta são de suma importância para o atendimento das demandas da população e dos setores produtivos do Estado. “Na gestão de Mauro Carlesse, prezamos pela proximidade com as pessoas e com as cadeias de produção, visto que são elas que impulsionam a economia do Tocantins, gerando emprego e renda para a população. É preciso caminhar lado a lado com os empresários para compreender suas necessidades e assim desenvolver projetos que venham ao encontro dessas demandas e que contribuam para o crescimento e sucesso desses empreendimentos, seguindo as diretrizes do Governador”, finalizou.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias