Connect with us

Bico do Papagaio

Araguatins e Augustinópolis receberão ação para auxiliar consumidores endividados a negociarem débitos

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio do PROCON e parceiros, darão início na próxima segunda-feira, 6, ao Programa Estadual de Proteção e Tratamento ao Superendividado – TO em Dia, com o objetivo de oportunizar os consumidores endividados e superendividados a negociação e renegociação de dívidas que estão em atraso. Uma política pública que vai proporcionar a harmonização e equilíbrio das relações de consumo, prevenção e tratamento do superendividamento como forma de evitar a exclusão social do consumidor e a garantia dos direitos dos cidadãos.

O Bico do Papagaio deve ser atendido pelo programa no inicio do ano que vem, pelo municípios de Araguatins e Augustinópolis.

A iniciativa conta com a participação das concessionárias de água e energia, instituições financeiras, empresas de telefonia, lojas de crediário, além de instituições como cartório de protesto, Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), associações comerciais e industriais.

Para o superintendente do PROCON do Tocantins, Walter Viana, o feirão de renegociação é uma ação legítima e pontual considerando que o programa está embasado nas diretrizes trazida pela Lei 14.181/2021 que faz alterações no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e estabelece um novo regime jurídico de prevenção e tratamento do superendividamento no Brasil.

“Vivemos em um cenário em que muitas famílias enfrentam problemas com dívidas, por isso é fundamental entender a lei e como isso reflete no consumidor”, explicou Walter Viana, explicando que, de acordo com dados do SPC Brasil, em 2021, cada pessoa negativada no Tocantins deve, em média R$ 2.761,55, somando todas as dívidas.

O gestor do órgão de defesa do consumidor ressaltou ainda que o Governo do Tocantins, sensibilizado com a atual conjuntura investiu e também buscou parcerias para a promoção desse programa que, certamente, oportunizará o resgate da cidadania de milhares de tocantinenses que uma vez recolocados no eixo consumerista contribuirão para a movimentação e crescimento da economia do Tocantins.

Vale lembrar que durante o feirão, os consumidores também terão acesso ao atendimento habitual do órgão de defesa do consumidor.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Acusado de feminicídio no Mato Grosso é preso em Colinas e iria se esconder em Araguatins

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu, na tarde desta terça-feira, 18, no Terminal Rodoviário de Colinas do Tocantins, um homem, suspeito de cometer um feminicídio na cidade de Aragarças-MT.

 A ação foi resultado do trabalho conjunto de compartilhamento de informações entre as policias militar e civil de Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Segundo o que foi informado o autor era esposo da vítima e teria desferido dez golpes com um objeto pontiagudo em várias parte do corpo da mesma, e após o crime, teria fugido com destino a cidade de Araguatins – TO. 

A agência local de inteligência (ALI) da 3ªCIPM, obteve informações sobre a localização do autor que estaria em um ônibus, que faz o trecho Goiânia – GO – São Luís – MA. Com base  nas informações os policiais localizaram o suspeito que estava com a arma usada durante o crime, na cintura.

Diante dos fatos o autor e a arma branca foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as medidas requeridas no caso.

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Mulher é detida por promover algazarra no bairro Bela Vista

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na madrugada desta terça-feira, 18, um equipamento de som no bairro Bela Vista, localizado no município de Praia Norte, norte do Estado, e realizou ainda a detenção da responsável pelo aparelho, uma mulher de 48 anos.

A equipe da PM chegou ao local após o recebimento de uma denúncia via telefone 190, dando conta da perturbação do sossego alheio provocado por uma caixa de som. Segunda a vítima, homem de 37 anos, ele vem sofrendo com o barulho do aparelho ligado com volume excessivo no interior da residência da vizinha. O denunciante disse ainda que por diversas vezes pediu para que o volume do som fosse diminuído, mas, nunca foi atendido pela a autora. 

Advertida quanto aos procedimentos que seriam adotados frente ao ato ilícito, a mulher foi liberada no local e teve o equipamento de som apreendido. Na sequência, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), no qual a mulher, diante da infração penal, se comprometeu a comparecer perante o juiz em data e hora marcada para prestar os devidos esclarecimentos pela perturbação do sossego alheio, crime tipificado conforme Artigo 42, III da lei 3.688/41 Leis das Contravenções Penais (LCP).

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Náutico será o adversário do Verdão do Bico na primeira fase da Copa do Brasil

Publicado

em

Ficou definido na última segunda-feira, 17, que o Tocantinópolis EC, enfrentará o Náutico na primeira fase da Copa do Brasil. Com mais de um mês até a data do confronto, que será entre o dia 23 de fevereiro e 3 de março, o Verdão do Bico terá mais tempo de preparação.

Vindo de um final de temporada para ninguém colocar defeitos, o Verdão do Bico é o atual campeão tocantinense. O time comandado por Jairo Nascimento teve 100% de aproveitamento, terminando a competição com o melhor ataque, a melhor defesa, o melhor goleiro, Dida, e o artilheiro, o atacante Jheimy. 

Foi o quarto título estadual da equipe desde a sua fundação, em 1989, que se sagrou campeão também em 1993, 2002 e 2015, além de conquistar uma Copa Tocantins em 2004.
O técnico foi mantido para 2022 e o elenco não sofrerá muitas mudanças em relação ao ano passado. O grande destaque, Jheimy, deve seguir no comando de ataque, auxiliado pelo camisa 10 Raí. O atleta, aliás, é um velho conhecido da torcida do Timbu. Raí atuou no clube pernambucano em 2014, entrando em campo em 37 oportunidades.

Visando defender o título tocantinense, o Tocantinópolis EC estreia pelo estadual diante do Capital, às 16h, no próximo dia 22. O treinador Jairo Nascimento deve mandar à campo uma equipe formada por: Dida; Marcinho, Betão, Wanderson e Chico Bala; Rômulo, Balão Marabá, Válber e Raí; Jheimy e Hudson. (Imagem: TocEmFoco)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze