Connect with us

Araguatins

Araguatins e região recebem capacitação sobre o ICMS Ecológico

Publicado

em

Para dar continuidade ao cronograma de oficinas sobre o ICMS – Ecológico 2010, o presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins – , Stalin Júnior, e sua equipe seguem nesta quinta-feira, 11, para Araguatins, em mais uma capacitação aos gestores do município e região. O encontro vai acontecer no auditório da prefeitura, às 14h.

Com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais será apresentado o programa e os benefícios de se promover ações ambientais. Ainda serão discutidos os questionários exigidos para análise e pontuação do ICMS Ecológico; a documentação comprobatória do exercício de 2009; as diretrizes e metodologia de aplicação; e transmitidas informações para que as prefeituras preparem, adequadamente, a documentação a ser apresentada neste ano durante a coleta de dados.

A ação é desenvolvida por técnicos das diretorias de Biodiversidade e Áreas Protegidas e Unidade Regional do Naturatins em Araguaina e se estenderá aos gestores dos 139 municípios tocantinenses.

A primeira oficina de 2010 aconteceu em Arapoema, contemplando também os municípios Bernardo Sayão, Couto Magalhães, Juarina, Pau D’arco, região Noroeste do Estado.

ICMS Ecológico

O ICMS Ecológico é considerado uma das principais ferramentas de apoio à municipalização do meio ambiente no Tocantins. Sendo um método de redistribuição de 25% da arrecadação total do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que são destinados aos municípios que obtiverem resultados positivos em forma de ações diretas ao meio ambiente, sendo que cada ação desenvolvida deve ser comprovada através de arquivos fotográficos e relatórios que servirão de base na hora da coleta.

Compõem o conjunto de itens que pontuam na tabela do ICMS Ecológico, a implantação e implementação da Política Municipal de Meio Ambiente; existência de unidades de conservação e terras indígenas dentro da área do município; controle e combate às queimadas; saneamento básico; conservação da água; coleta e destinação final do lixo; e a conservação dos solos. (Edvânia Peregrini)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze