- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: EAFA/IFTO 28 anos de história e 25 de inauguração

Mais Lidas

1384270_400656746730568_130909776_n
Professor Francisco Aldivino, ex-prefeito José Guilher, ex-primeira dama de Araguatins e atual vereadora Dora, ex-primeira dama do TO, Aureny e governador, Siqueira Campos.

Uma imagem vale mais que mil palavras. A foto à cima, postada nas redes sociais define e imortaliza na história de Araguatins o momento em que era inaugurada a antiga Escola Agrotécnica Federal de Araguatins (EAFA), hoje, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO).

Este momento aconteceu em março de 1988, e reuniu milhares de araguatinenses que se deslocaram da cidade até o povoado Santa Tereza para acompanhar a inauguração, na época prestigiada pelo governador do Tocantins, Siqueira Campos e pelo ministro da Educação, Hugo Napoleão.

A antiga EAFA foi criada pelo Decreto nº. 91.673 de 20 de setembro de 1985, assinado pelo então ministro, Marco Maciel, mas inaugurada em 23 de março de 1988, por Hugo Napoleão.

A instalação da EAFA foi feita em cooperação com o Ministério de Reforma e do desenvolvimento Agrário (MIRAD), por intermédio do Grupo Executivo das Terras de Araguaia (GETAT).

O GETAT foi autorizado a adotar providências necessárias junto ao Ministério da Fazenda para aceitação, pela doação de uma área de 561,84 hectares de terras férteis com pH médio de 6.4  a 7.0 , banhada pelo rio Taquari em 8 km de extensão, no município de Araguatins de que trata a Lei Municipal n.º 321, de 08 de outubro de 1984, para instalação da EAFA.

As obras foram iniciadas com a programação orçamentário de um convênio firmado entre FNDE e o prefeito, José Guilherme Frazão Pereira, principal articulador da grandiosa obra física e cultural, que hoje sem dúvidas se tornou o maior pólo disseminador de conhecimento e cultura da região.

O pedagogo e professor, Francisco Aldivino Gonçalves, foi escalado pelo Ministério da Educação, para comandar a implantação da EAFA.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

3 Comentários

  1. Quem é que não sente saudade daquela EAFA!!!. Ainda mais quando se fala do tempo da escola, dos amigos, das festas na cidade, os primeiros romances… Enfim, essa escola marcou nossa vida, deixando saudades, sobretudo dos colegas… 1998, que seguiram novos destinos. Relembrar tudo isso, é dizer que tudo valeu à pena.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias