Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Ecosol Territorial recebe equipamentos

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 20, a secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral visitou as instalações do futuro Ponto de Apoio do projeto de Economia Solidária (Ecosol Territorial), em Araguatins. O local é resultado de uma parceria com a Prefeitura local que cedeu o espaço para os empreendedores do Ecosol da região.

Concomitante à visita, os empreendedores receberam os equipamentos de escritório, como computador, impressora, mesas, cadeiras, ar condicionado, estruturas para montar barracas nas feiras e os armários. Esta etapa representa 90% de conclusão do Economia Solidária, faltando apenas reuniões para retirar dúvidas que ainda possam existir por parte dos participantes, e finalmente a comercialização dos produtos, conforme antecipou a gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Mara Noleto.

“Agora que recebemos o material, poremos em prática o que foi falado nas capacitações que estamos realizando desde maio. Acredito que ao ver essa estrutura aqui, os empreendedores ficarão ainda mais animados”, disse Natanael Oliveira da Cunha, agente solidário, de Esperantina.

O agente de Araguatins, Manoel Alves de Oliveira disse que essa etapa fortalecerá o empreendimento de fato, pois até o momento, o trabalho das ações do Ecosol consistia em mobilizar, cadastrar e até mesmo incentivar a articulação de pessoas que desenvolvem o mesmo tipo de serviço, mas de forma desarticulada.

“Fizemos um processo de cadastramento. Conseguimos identificar cerca de oito cooperativas, uma delas é a colônias de pecadores que têm mais de 800 associados. O desafio que temos agora é trazer esses associados, e fazer com que entendam como irá funcionar o Ecosol”, pontuou.

A Secretária Patrícia do Amaral disse que a Setas está com um cronograma de entrega desses equipamentos. Na região do Bico do Papagaio, além de Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Carrasco Bonito, Esperantina, Sampaio e São Miguel do Tocantins também receberão ou já receberam os equipamentos.

“Esse é um passo muito importante para centenas de famílias, que terão no projeto do Ecosol uma fonte para a geração de emprego e renda. Pontencializar a autonomia financeira dos cidadãos é uma das políticas do Governo do Estado”, disse a secretária, acrescentando que os investimentos do Ecosol em 17 cidades foram de quase R$1mihão de reais. (Sonia Pugas/Fotos: Carlessandro Souza)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Promoções, comidas regionais e shows culturais marcam programação da Feira do Empreendedor

Publicado

em

A cidade de Esperantina, no Bico do Papagaio, é considerada o portal da região conhecida como Bico do Papagaio e no último final de semana, 26 e 27, recebeu a Feira do Empreendedor. O objetivo é fomentar o empreendedorismo e estimular a competitividade dos empresários do município, com foco na micro e pequena empresa. Além disso, a ação proporcionou um ambiente de negócios, em que os empreendedores pudessem expor produtos e identificar oportunidades.

Participaram 14 microempreendedores que ao serem desafiados, desenvolveram produtos baseando-se nas potencialidades locais. “Reinventaram a maneira de apresentar os produtos que já comercializavam e se empenharam em fortalecer métodos de atendimento com qualidade para fidelizar novos clientes e gerar negócios. Fomos surpreendidos com a criatividade deles ao utilizarem recursos simples, mas com muita riqueza de detalhes e adequação a proposta que fizemos a eles”, afirmou a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro.

A ação foi realizada pelo Sebrae Tocantins e ofereceu capacitações, como boas práticas no manuseio de alimentos e excelência em atendimento. Segundo a analista do Sebrae, Juliana Massom, responsável pela preparação dos empresários e organização, o evento buscou “despertar do comportamento empreendedor dos participantes, a geração de renda e estímulo a competitividade”.


Para a coordenadora do departamento de eventos do município de Esperantina, Suene Oliveira, a feira era muito esperada pelos empresários e moradores, com excelente movimentação da economia local. “Nós da organização, vimos muita alegria e empolgação nos feirantes, que resultou em geração de renda e descoberta de novas maneiras de empreenderem e apresentarem seus produtos”, pontuou.

O gerente do Sebrae em Araguatins, André Naves, informou que a Feira de Esperantina faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae e que conta com a adesão do município. “São ferramentas de negócios que, além de criarem um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento humano e empresarial, contribuem para um verdadeiro ambiente de transformação. O público contou com promoções, exposição e venda de comidas regionais e shows culturais”, enfatizou. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: TCE reconsidera posição e declara legal concurso público de 2016 da Prefeitura

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) acolheu pedido de reconsideração do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e alterou a Resolução nº 1.046/2020, que considerava ilegal o concurso público realizado em 2016 pela Prefeitura de São Miguel, no Bico do Papagaio.

A decisão que altera a resolução e declara legal o concurso público possui caráter definitivo e foi proferida pelo Pleno do TCE, sendo publicada nesta terça-feira, 30.

Além de considerar os argumentos sustentados pelo promotor de Justiça Elizon de Sousa Medrado, os conselheiros levaram em conta as manifestações da equipe técnica do Corpo Especial de Auditores e do Ministério Público de Contas, além da fundamentação do voto do relator, conselheiro substituto Márcio Aluízio Moreira Gomes.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Imobiliária Eliane Aguiar comemora aniversário

Publicado

em

Aconteceu no domingo dia 28, em Araguatins, no Bico do Papagaio, a comemoração do primeiro ano de abertura da Imobiliária Eliane Aguiar Empreendimentos Imobiliários, um adas maiores e mais atuantes do mercado na região.

A comemoração aconteceu com a presença da promoter e influenciadora, Gilda Bonfim e da fotografa, Lucinalva Ferreira.

O encerramento aconteceu nesta segunda-feira, 29, com um culto de ações de graça em frente à imobiliária.

Eliane Aguiar disse que o crescimento da empresa tem se impulsionado a cada mês, e vem mostrando a força da economia araguatinense, mesmo nesse momento de crise que passa o país.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze