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terça-feira, 26 / novembro / 2024

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ARAGUATINS: Educação conquista o Selo Ouro de Compromisso Nacional com a Alfabetização

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A Rede Municipal de Educação de Araguatins alcançou uma importante vitória ao conquistar o Selo Ouro de Compromisso Nacional com a Alfabetização, um reconhecimento que reafirma o empenho do município em garantir a qualidade do ensino e promover o desenvolvimento educacional de suas crianças.

A conquista foi celebrada pela secretária municipal de Educação de Araguatins (SEMED), que agradeceu o esforço coletivo dos servidores, educadores e colaboradores. “Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto, comprometido e dedicado em prol da educação de nossas crianças. Não posso deixar de citar também o empenho do nosso gestor municipal, o prefeito Aquiles da Areia, que não mede esforços para com a educação da nossa cidade”, destacou Ulissevânia Sales.

A primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização contou com a participação de 26 estados, do Distrito Federal e de 4.578 municípios, representando 82% das cidades brasileiras. O prêmio é uma iniciativa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que tem como objetivo promover políticas públicas para garantir a alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental.

O selo, dividido em categorias Bronze, Prata e Ouro, é uma certificação simbólica que reconhece as boas práticas e políticas educacionais, sem promover indivíduos, mas destacando o esforço coletivo de secretarias e gestores da educação.

Entre os critérios de avaliação, o Selo Nacional destaca iniciativas que busquem reduzir desigualdades educacionais e implementar estratégias alinhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo central é assegurar a alfabetização plena e a recomposição das aprendizagens, especialmente em decorrência dos impactos gerados pela pandemia.

Para conquistar o reconhecimento, os estados e municípios participantes, em colaboração com a Rede Nacional de Alfabetização (Renalfa), precisaram apresentar ações efetivas e adaptadas às realidades locais. Essa abordagem respeita as diversidades regionais e permite soluções educacionais mais específicas e eficazes.

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