Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Educação dos filhos é garantida através de renda do leite, após Assistência Técnica e Gerencial do SENAR

Publicado

em

Na chácara São Francisco, município de Araguatins, no Bico do Papagaio, o produtor rural Francisco Machado e sua esposa Edna Bezerra contam com uma produção de 100 litros de leite por dia, principal atividade e renda da família. Essa quantidade de litros só se tornou possível após o produtor receber a Assistência Técnica e Gerencial do SENAR (ATeG), por 18 meses.

Entre as ações de resultado e de impacto destacou-se à implantação de um canavial que está atendendo ao rebanho na época da seca. “Durante a Assistência nós entendemos que deveríamos investir na nossa propriedade, a partir daí seguimos as orientações do técnico de campo do SENAR e tivemos um retorno excelente.”, relata o produtor.

Ainda segundo ele, aprender sobre o planejamento da propriedade foi um dos ensinamentos repassados “Aprendi sobre manejo, controle de doenças nos animais, como mastite, aprendi sobre o planejamento da propriedade, com isso minha renda aumentou, a quantidade de litros de leite dobrou e foi quando eu comecei a investir nos estudos dos meus filhos” relembra.

Pai de 03 filhos, o produtor Francisco, tem investido na educação dos filhos, através da renda da propriedade. O filho Samuel Bezerra é Técnico em agronegócio, formado pelo SENAR no Polo de Araguatins, a filha Taina Bezerra é formada em enfermagem e a caçula do casal, Sâmia Bezerra, está finalizando o curso de “Técnico em agropecuária.”

Segundo ele, da renda produzida foram custeadas transporte para faculdade, alimentação, mensalidade, aluguel, energia e água. A atividade do leite continua garantindo a sobrevivência da família e a educação dos filhos.

Segundo a estudante, filha do produtor Sâmia Bezerra, é um orgulho saber que a produção da bovinocultura de leite tem lhe garantido sua educação “Minha paixão pelo campo vem desde a infância, e eu sempre quis me profissionalizar em alguma área relacionada ao agro, principalmente para ajudar meu Pai com as demandas aqui da fazenda. Quando recebemos a assistência técnica e percebemos que nossa renda melhorou, tive a certeza que iria trilhar por esse caminho” finaliza.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Vacinação contra Covid-19 é iniciada. Dr Wiston é o primeiro vacinado

Publicado

em

Nesta manhã de quinta, 21, a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação contra a Covid-19. A primeira etapa serão 147 doses, destinadas aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento da doença.

O primeiro paciente a ser vacinado foi, Wiston Fernandes Dantas, o médico mais tradicional da cidade, que atua há várias décadas na região e mora em Araguatins.

A Secretaria informou q a vacinação dos demais profissionais prossegue nesta quinta.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Regional está com 80% das UTIs Covid ocupadas

Publicado

em

Segundo informações consolidadas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para esta quarta, 20, a taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug), está em 80%. A unidade possui ao todo, 10 leitos, estando portanto, apenas 2 desocupados.

Os números só são menores que do Hospital Estadual de Combate a Covid-19 (Hospital de Campanha), que está com todos os seus 10 leitos de UTI ocupados.

A situação geral do estado, quanto aos leitos de UTI para Covid-19, é nesta quarta de 60% de ocupação. Ao todo, o estado tem 147 leitos, estando 88 ativos.

Com relação a ocupação de leitos clínicos, o HRAug está em uma situação um pouco melhor, com tomada de 67%. A unidade dispõe de 12 leitos, estando 8 com pacientes.

Continue lendo
publicidade Bronze