Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Educação dos filhos é garantida através de renda do leite, após Assistência Técnica e Gerencial do SENAR

Publicado

em

Na chácara São Francisco, município de Araguatins, no Bico do Papagaio, o produtor rural Francisco Machado e sua esposa Edna Bezerra contam com uma produção de 100 litros de leite por dia, principal atividade e renda da família. Essa quantidade de litros só se tornou possível após o produtor receber a Assistência Técnica e Gerencial do SENAR (ATeG), por 18 meses.

Entre as ações de resultado e de impacto destacou-se à implantação de um canavial que está atendendo ao rebanho na época da seca. “Durante a Assistência nós entendemos que deveríamos investir na nossa propriedade, a partir daí seguimos as orientações do técnico de campo do SENAR e tivemos um retorno excelente.”, relata o produtor.

Ainda segundo ele, aprender sobre o planejamento da propriedade foi um dos ensinamentos repassados “Aprendi sobre manejo, controle de doenças nos animais, como mastite, aprendi sobre o planejamento da propriedade, com isso minha renda aumentou, a quantidade de litros de leite dobrou e foi quando eu comecei a investir nos estudos dos meus filhos” relembra.

Pai de 03 filhos, o produtor Francisco, tem investido na educação dos filhos, através da renda da propriedade. O filho Samuel Bezerra é Técnico em agronegócio, formado pelo SENAR no Polo de Araguatins, a filha Taina Bezerra é formada em enfermagem e a caçula do casal, Sâmia Bezerra, está finalizando o curso de “Técnico em agropecuária.”

Segundo ele, da renda produzida foram custeadas transporte para faculdade, alimentação, mensalidade, aluguel, energia e água. A atividade do leite continua garantindo a sobrevivência da família e a educação dos filhos.

Segundo a estudante, filha do produtor Sâmia Bezerra, é um orgulho saber que a produção da bovinocultura de leite tem lhe garantido sua educação “Minha paixão pelo campo vem desde a infância, e eu sempre quis me profissionalizar em alguma área relacionada ao agro, principalmente para ajudar meu Pai com as demandas aqui da fazenda. Quando recebemos a assistência técnica e percebemos que nossa renda melhorou, tive a certeza que iria trilhar por esse caminho” finaliza.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Auri tem registro de candidatura indeferido

Publicado

em

O candidato à Prefeitura de Axixá, Dr. Auri (PTB), teve o pedido de registro indeferido pelo juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da 11ª Zona Eleitoral. A decisão foi publicada nesta terça, 20.

O magistrado apontou os fatos de reprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Câmara de Vereadores, relativa as contas da gestão de Auri à frente da Prefeitura no exercício financeiro de 2015.

A medida cabe recurso. Leia AQUI a decisão completa.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Tocantinópolis e Esperantina tem novas confirmações de óbitos por Covid-19

Publicado

em

Mais duas mortes foram confirmadas como sendo pro Covid-19 no Bico do Papagaio. Os óbitos são nos municípios de Tocantinópolis e Esperantina. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

O óbito em Tocantinópolis é de um paciente do sexo masculino, de 64 anos, com obesidade, hipertensão e diabetes. Ele faleceu em 27 de agosto, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Já a vítima de Esperantina, é mulher de 43 anos, com diabetes e obesidade. O óbito aconteceu no dia 17 de outubro, também no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Carretas batem de frente na BR-153

Publicado

em

Um acidente envolvendo caminhões foi registrado na manhã desta terça-feira (20) na BR-153 entre Wanderlândia e Araguaína, no Bico do Papagaio. Os bombeiros informaram que foram chamados para retirar um corpo preso às ferragens. A pista está totalmente interditada para retirada dos veículos.

A colisão aconteceu próximo de uma ponte sobre o ribeirão Lajes.

A Polícia Rodoviária Federal informou que uma equipe também foi para o local atender a ocorrência. Ainda não há informações sobre o que provocou a colisão, mas chovia no momento do acidente. (G1)

Continue lendo
publicidade Bronze