Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Egressos do IFTO conquistam mais de 900 pontos na redação do ENEM

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou na segunda, 29, as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na unidade de Araguatins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), essa divulgação foi motivo de comemoração, diante dos bons resultados dos seus egressos.

Os egressos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio do IFTO, Hillary Lima da Silva e Getulio da Silva Almeida, conquistaram 960 pontos na redação do Enem, aproximando-se da nota máxima que é 1000 pontos. Hillary afirma que os professores de Língua Portuguesa da unidade de Araguatins contribuíram para o seu bom desempenho na redação; indicando obras literárias, incentivando à leitura, escrita adequada e boa argumentação. Ela conta, ainda, que a preparação para o Enem exigiu noites de estudo, assistindo a vídeos, fazendo cursos gratuitos e elaborando redações. Com a nota do Enem, Hillary pretende ingressar no curso de Relações Internacionais.

Getulio da Silva, também, destaca a importância do IFTO para o seu desempenho na prova do Enem. Para ele, a metodologia utilizada pelos professores foi decisiva para o seu resultado. “Serei eternamente grato ao IFTO, pelos ensinamentos que me proporcionou durante esses anos”, frisou Getulio. Ele acrescenta que alguns artifícios o auxiliaram muito, como:  ler redações notas 1000 dos anos anteriores, escrever redações de diferentes temas, semanalmente, e corrigi-las. Além de Hillary e Getulio, outros egressos tiveram notas entre 800 e 920.

Para o diretor-geral da unidade de Araguatins, Josafá Carvalho Aguiar, o desempenho dos estudantes no Enem é resultado do esforço pessoal de cada um deles, aliado ao processo de ensino e aprendizagem oferecido pelo IFTO, que conta com um corpo docente qualificado, constituído de mestres e doutores. O diretor explica que o IFTO oportuniza ao seu estudante ingresso imediato no mercado de trabalho em decorrência da sua formação técnica ou ingresso no ensino superior, sendo os resultados dos estudantes da instituição no Enem 2021 prova disso.

É válido lembrar que desde março de 2020 os estudantes do IFTO tiveram que se adaptar ao ensino remoto, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que inviabilizou a realização das aulas presenciais. Diante dessa realidade, o diretor de ensino da unidade de Araguatins, Claudio Galvão, defende que o IFTO teve que atuar em várias frentes para que fosse assegurada a oferta e os princípios da garantia de padrão de qualidade (Art 3º da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional- LDB ). “Todas estas dificuldades exigiram adaptação de todos os servidores e dos estudantes, pois no ensino remoto os estudantes têm mais protagonismo, exigindo destes mais dedicação e responsabilidade. Percebemos com resultados como esses do Enem que as dificuldades vivenciadas pela nossa instituição foram sendo superadas e foi possível proporcionar o desenvolvimento dos nossos educandos”, pontuou Claudio Galvão.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Conselho de Educação aprova curso de Medicina na UNITINS. Carlesse e Amélio comemoram

Publicado

em

No final da tarde desta terça-feira, 27, o Conselho Estadual de Educação aprovou, em sua 414ª Sessão Plenária, a autorização do funcionamento do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), que será ofertado no campus de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio.

O governador Mauro Carlesse (PSL) e o deputado estadual Amélio Cayres (SD), que se empenharam diretamente em todo o processo de articulação, comemoraram a decisão.

Carlesse já solicitou ao reitor da Unitins, Augusto Rezende, providências para a realização do primeiro vestibular o quanto antes.


“Temos muito o que comemorar pois é mais um sonho que aos poucos vai se tornando realidade. Em breve vamos lançar o primeiro vestibular e assim dar a oportunidade para que nossos jovens possam cursar Medicina, de forma gratuita, lembrando que 50% das vagas vão ser destinadas para alunos de escolas públicas. É uma conquista não só do Governo através da nossa universidade Estadual, a Unitins, mas de toda a comunidade tocantinense, em especial da região do Bico do Papagaio, que não vai precisar mandar o filho para fora do Estado ou até mesmo para fora do país para alcançar essa formação”, destaca o governador.

Amélio reforçou que será uma sonho e um passo de desenvolvimento para a região. “Na verdade é um grande sonho, uma grande realização poder ter participado diretamente da concretização de tudo isso. Sei que cada minuto de empenho valerá apena, porque nossa região vai experimentar um desenvolvimento extraordinário. Não posso deixar de agradecer, tudo o que o governador Carlesse fez, para que isso se tornasse realidade. Ele deu provas claras, que se importa com nossa região e com o desenvolvimento dela”, disse o parlamentar.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Kátia Abreu garante R$ 500 mil para SEMUSA perfurar poços artesianos

Publicado

em

O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Tocantins, Moisés Gomes, esteve com o prefeito Aquiles da Areia (PP) e vereadores, discutindo melhorias no sistema de captação e distribuição do Serviço Municipal de Saneamento de Araguatins (SEMUSA).

O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (27).

Moisés esteve em diversos pontos do sistema de captação e distribuição de água.

Na oportunidade, foi anunciado ao prefeito e vereadores, emenda da senadora Kátia Abreu (PP), no valor de R$ 500 mil para perfuração de poços artesianos no município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Produtor rural pode solicitar bloqueio de ficha sanitária para o não recebimento de animais de áreas noventenadas

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) publicou no Diário Oficial do Estado, da última quinta-feira, 22, a Portaria n° 215, de 19 de julho de 2021, que autoriza produtores rurais ou seus procuradores a solicitar à Agência o bloqueio de suas fichas sanitárias para o recebimento de animais oriundos de áreas e/ou propriedades noventenadas, uma vez que assumem também a condição de noventenados. A medida passa a valer a partir de 1° de setembro deste ano.

Segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles, a exigência visa garantir maior segurança aos produtores rurais que não desejam receber animais que estejam em noventenas. “Às vezes, o produtor por desconhecimento acaba adquirindo um animal que esteja nesta condição e só quando vai emitir a GTA ele descobre que sua propriedade terá que ser noventenada por causa daqueles animais”, explica. 

Laudicéia Teles acrescenta ainda que, com a norma, ele poderá ir a qualquer escritório da Adapec e informar no seu cadastro que não deseja receber animais noventenados. Assim, ele evitará que sua propriedade fique bloqueada para movimentação de animais.

Ainda de acordo com a Portaria, o comprador tocantinense que adquirir animais oriundos de áreas não habilitadas a exportar para o Chile ao receber a Guia de Trânsito Animal (GTA) do vendedor fica obrigado a apresentá-la imediatamente no escritório da Adapec. Com isso, o adquirente evita a suspensão do cadastro e declara ciência da noventena da sua ficha sanitária.

Os estados que possuem restrições para exportação de carne bovina para o Chile são: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. (Welcton de Oliveira)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze