Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Em entrevista, diretora da FAIARA esclarece polêmicas e aponta futuro da instituição

Publicado

em

A atual diretora da Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA), professora Maria do Socorro Sobreira, concedeu entrevista ao site Folha do Bico para falar sobre a nova fase vivida pela instituição. Durante a conversa, Socorro Sobreira esclareceu pontos como a entrega de diplomas à alunos que já concluíram graduação, construção de uma sede própria e estratégia para melhora do ensino oferecido. Confira a integra da entrevista:

FOLHA DO BICO – Como será o novo momento vivido pela FAIARA?

Socorro Bobreira – É um momento de reestruturação da instituição e na retomada das atividades, a FAIARA priorizou a conclusão dos acadêmicos do 8º período como forma de possibilitar sua inserção no mercado de trabalho no início de 2012, bem como participar de concursos que estão sendo lançados respeitando e atendendo as perspectivas dos acadêmicos que se programaram para isso. A partir de fevereiro, retomaremos a rotina das demais turmas, mantendo a qualidade e valorizando o profissional com a melhoria no valor pago da hora-aula e melhores condições de trabalho.

Já lançamos o edital do vestibular 2012/1 para os cursos de Administração, Letras e Pedagogia e o edital de seletivo para o curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia, mantendo a qualidade e valorizando o profissional com a melhoria no valor pago da hora-aula e melhores condições de trabalho.

FOLHA DO BICO – Quais as questões pendentes existentes na instituição hoje?

Socorro Sobreira – Algumas pendências já foram resolvidas, como as referentes à Receita Federal, hoje a FEBIP/FAIARA já tem posse de todas as certidões positivas com efeitos de negativa de débitos, o que nos habilita a participar de qualquer certame. As pendências referentes à organização e entrega de documentos, estão em processo de regularização. As dívidas com professores, prestadores de serviços e funcionários, foram parceladas e já efetuamos o pagamento de duas parcelas, além do pagamento rigorosamente em dias dos salários.                                                                                                    

Quanto às questões junto ao Ministério da Educação (MEC), a instituição, no último dia 14 de dezembro, em atendimento ao item 1.5 do Edital SERES/MEC nº 01/2011, inseriu os documentos que comprovam a validade e a regularidade dos atos autorizativos estaduais da Instituição (atos de Credenciamento e Recredenciamento) e de seus respectivos cursos (atos de Autorização e Reconhecimento) no e-MEC – sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil. 

FOLHA DO BICO – Como será feito a organização e entrega de diplomas à acadêmicos que já concluíram o curso e ainda não receberam a documentação?

Socorro Sobreira – A FAIARA, devido às pendências que tinha, não podia emitir os diplomas, agora já com toda a documentação necessária, já estamos organizando a documentação acadêmica, como esse processo tem prazos já definidos pela legislação, para trâmites, não podemos entregá-los ainda esse ano, mas ainda no primeiro semestre de 2012, já teremos todos entregues.

FOLHA DO BICO – O que os estudantes podem esperar de melhorias daqui por diante?

Socorro SobreiraA FAIARA atenderá as exigências do MEC, contratando professores Especialistas, Mestres e Doutores de acordo com a necessidade de cada curso. Pretende-se ainda, promover eventos de caráter científico estimulando a pesquisa e possibilitando a divulgação de trabalhos de relevância social. 

FOLHA DO BICO – Existe algum projeto de implementação para estrutura física da faculdade?

Socorro Sobreira – A FEBIP, já possui um terreno, então, ao invés de investirmos em adequação de uma estrutura alugada, será lançada a pedra fundamental da construção do prédio da FAIARA, o que garantirá a expansão da instituição, tanto no aspecto físico quanto na oferta de novos cursos.vamos iniciar as obras de nossa sede própria no segundo semestre 2012.

FOLHA DO BICO – Novos cursos poderão ser oferecidos no futuro?

Socorro Sobreira – Com certeza, já temos a equipe pedagógica trabalhando nos projetos para a proposição de novos cursos.

FOLHA DO BICO – Apesar de ter enfrentado problemas, as avaliações submetidas pelo MEC posicionaram a FAIARA em um nível igual a de faculdades como FACIMP, UNISULMA e ITPAC, isso se deve a que?

Socorro Sobreira – Na verdade encaramos o resultado do ENADE 2008 como algo positivo, pois insere a instituição do rol de faculdades do Estado do Tocantins e permite uma análise crítica do desempenho dos acadêmicos e, consequentemente, da instituição em geral. É a partir desse resultado e das diretrizes do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que temos definir estratégias para a melhoria desse resultado no próximo ENADE.

FOLHA DO BICO – Qual estratégia será adotada para melhorar o desempenho as avaliações do MEC?

Socorro SobreiraOtimização dos serviços prestados, através de regularização  de todas as pendências e cumprimento de todas as recomendações feitas anteriormente pelo CEE, sistematização e ordenamento dos departamentos institucionais e implantação do Sistema Interno de Avaliação Permanente.

FOLHA DO BICO – Quais a vantagem que a senhora apresentaria para um estudante optar por estudar na FAIARA?

Socorro SobreiraEstudar em uma Faculdade totalmente legalizada e que compõe a esfera federal de educação superior, que trabalha em busca da excelência e não permite menos de seus acadêmicos, o que consequentemente contribui efetivamente tanto para a formação de profissionais melhor qualificados ,como de cidadãos competentes no exercício da cidadania e gerenciamento de suas vidas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
12 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze