Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Em reunião com prefeitos do Bico, Tiago Dimas reforça necessidade de núcleo técnico da Caixa

Publicado

em

O deputado federal Tiago Dimas (SD) participou, durante o recesso parlamentar, em Araguatins, de reunião com prefeitos e lideranças do Bico do Papagaio. O encontro, promovido pelo senador Eduardo Gomes (MDB), contou com 13 prefeitos da região e ainda com a presença do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.

Na reunião, o deputado reforçou a importância de a Caixa Econômica Federal instalar, imediatamente, um núcleo técnico em Araguaína para poder atender as demandas de análise de projetos das prefeituras do Norte e do Bico do Papagaio. Atualmente, essas prefeituras têm imensas dificuldades sempre que qualquer projeto que envolva recursos federais repassados pela Caixa precise de ajuste ou mesmo exista uma necessidade de mudança. Isso porque a documentação necessariamente tem que ir a Palmas para análise, em procedimentos que chegam a demorar meses de tramitação. “Os prefeitos sofrem muito com isso e a municipalidade mais ainda. Obras que poderiam ser feitas rapidamente atrasam por muito tempo por pura burocracia”, explicou o deputado Tiago Dimas.

Ao explicar aos prefeitos que já tinha feito essa solicitação pessoalmente ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, os gestores agradecerem e falaram que essa distância realmente vem prejudicando os municípios. “Essa dificuldade pode ser diminuída com um núcleo mais próximo das cidades, um núcleo com autonomia que trabalhasse com essa função”, destacou Tiago Dimas.

Bons olhos

No dia 25 de maio, o deputado havia feito essa reivindicação a Guimarães e outros executivos do banco durante café da manhã em Palmas com toda a bancada tocantinense do Congresso Nacional. Na ocasião, o presidente do banco indicou que a reivindicação poderia ser atendida. “A gente vai analisar. Acho que faz sentido. Vamos fazer, não quero prometer, mas tudo o que estás falando faz sentido”, ressaltou Guimarães.

Projeto

Paralelamente a essa reivindicação junto a Caixa Econômica Federal, o gabinete do deputado já está trabalhando na elaboração de um projeto de lei que acabe com a obrigatoriedade de os recursos federais terem de passar pela Caixa Econômica antes de chegar aos cofres dos municípios.

A ideia é que o dinheiro seja passado pelo ministério responsável diretamente para as prefeituras. O futuro projeto já conta com o apoio do prefeito Ronaldo Dimas. “Hoje, já há o controle interno das prefeituras, há controle do TCE (Tribunal de Contas do Estado), do TCU (Tribunal de Contas da União), da Controladoria Geral da União e tudo sujeito a eventual atuação do MPF (Ministério Público Federal). Não precisamos de excesso de fiscalização. Temos que facilitar a realização das obras, das ações em prol da população”, salientou Ronaldo Dimas.

Visitas

Além dessa reunião em Araguatins, Tiago Dimas ainda aproveitou o recesso parlamentar e deu prosseguimento à série de visitas que vêm fazendo aos municípios tocantinenses. No Bico do Papagaio encontrou apoiadores de campanha, como o deputado estadual Fabion Gomes, a vice-prefeita de Nazaré, Iêda Barros, e vereadores de Tocantinópolis e Luzinópolis, que intermediaram encontro junto aos prefeitos Paulinho do Bonifácio e Gustavo Nonato, respectivamente, onde discutiram as principais demandas dos municípios, uma vez que o deputado já tem buscado a liberação de recursos para as cidades.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Servidores municipais protestam contra demissões

Publicado

em

Servidores municipais de São Miguel, município do Bico do Papagaio, exonerados pelo prefeito, Alberto Moreira (SD), na semana passada, protestaram na Câmara Municipal e também na Prefeitura, na manhã desta segunda, 25.

Os trabalhadores foram aprovados em um concurso público do ano de 2016, mas agora, quase cinco anos depois, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), em um ato moroso, determinou que Alberto Moreira exonerasse os servidores, levando graves transtornos ao gestor e aos trabalhadores.

Os servidores alegam que as demissões são arbitrárias e ainda agravadas pelo fato de se estarem em meio a uma pandemia com proporções humanitárias catastróficas, colocando a estabilidade das famílias com anos de dedicação ao município, em risco.

Eles também ponderam, que o Ministério Público, se manifestou atestando que não houve irregularidades no certame. Recomendando ao prefeito que não realizasse as demissões.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Em jogo eletrizante, TEC derrota Interporto e vai disputar final do Tocantinense 2020

Publicado

em

O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), venceu o Interporto nesta segunda-feira (25) na semifinal do Tocantinense 2020. A disputa começou com o Tigre na frente com dois gols ainda no primeiro tempo, Tozin marcou o primeiro para a equipe portuense e Lelo marcou o segundo. No segundo tempo o Tocantinópolis empatou com dois gols do centroavante Jheimy. O segundo gol foi aos 46 minutos do segundo tempo.

Com tudo igual, a disputa foi para os pênaltis. O TEC então se saiu melhor marcando quatro, enquanto o Interporto fez apenas dois. Os dois times tinham empatado no jogo de ida, realizado em março de 2020, antes do campeonato ser paralisado por causa da pandemia de Covid-19,

A partida entre os dois times estava prevista para o domingo (24), mas foi adiada. A decisão foi em solidariedade ao trágico acidente que matou quatro atletas e o presidente do Palmas, além do piloto do avião que os transportava.

Agora o Tocantinópolis aguarda o vencedor do jogo entre Palmas e Araguacema pela outra semifinal. A partida seria no dia 28 de janeiro, mas também foi adiada por causa do acidente e não tem data para acontecer. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Representante da Sousa Cruz visita 9º BPM

Publicado

em

Na última sexta-feira, 22, o capitão José Carlos da Costa Abreu, que está respondendo pelo comando do 9º BPM, recebeu o coordenador de segurança da empresa Sousa Cruz, na região Norte e Nordeste, Bruno da Hora de Sousa.

A visita serviu para estreitar os laços e efetivar futuras parcerias entre a empresa de cigarro e a Polícia Militar (PM) por meio do 9º BPM.

Conhecida anteriormente como Souza Cruz, a empresa é uma indústria de cigarros brasileira, atual subsidiária da British American Tobacco no Brasil (BAT Brasil).

Continue lendo
publicidade Bronze