Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Em reunião com prefeitos do Bico, Tiago Dimas reforça necessidade de núcleo técnico da Caixa

Publicado

em

O deputado federal Tiago Dimas (SD) participou, durante o recesso parlamentar, em Araguatins, de reunião com prefeitos e lideranças do Bico do Papagaio. O encontro, promovido pelo senador Eduardo Gomes (MDB), contou com 13 prefeitos da região e ainda com a presença do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.

Na reunião, o deputado reforçou a importância de a Caixa Econômica Federal instalar, imediatamente, um núcleo técnico em Araguaína para poder atender as demandas de análise de projetos das prefeituras do Norte e do Bico do Papagaio. Atualmente, essas prefeituras têm imensas dificuldades sempre que qualquer projeto que envolva recursos federais repassados pela Caixa precise de ajuste ou mesmo exista uma necessidade de mudança. Isso porque a documentação necessariamente tem que ir a Palmas para análise, em procedimentos que chegam a demorar meses de tramitação. “Os prefeitos sofrem muito com isso e a municipalidade mais ainda. Obras que poderiam ser feitas rapidamente atrasam por muito tempo por pura burocracia”, explicou o deputado Tiago Dimas.

Ao explicar aos prefeitos que já tinha feito essa solicitação pessoalmente ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, os gestores agradecerem e falaram que essa distância realmente vem prejudicando os municípios. “Essa dificuldade pode ser diminuída com um núcleo mais próximo das cidades, um núcleo com autonomia que trabalhasse com essa função”, destacou Tiago Dimas.

Bons olhos

No dia 25 de maio, o deputado havia feito essa reivindicação a Guimarães e outros executivos do banco durante café da manhã em Palmas com toda a bancada tocantinense do Congresso Nacional. Na ocasião, o presidente do banco indicou que a reivindicação poderia ser atendida. “A gente vai analisar. Acho que faz sentido. Vamos fazer, não quero prometer, mas tudo o que estás falando faz sentido”, ressaltou Guimarães.

Projeto

Paralelamente a essa reivindicação junto a Caixa Econômica Federal, o gabinete do deputado já está trabalhando na elaboração de um projeto de lei que acabe com a obrigatoriedade de os recursos federais terem de passar pela Caixa Econômica antes de chegar aos cofres dos municípios.

A ideia é que o dinheiro seja passado pelo ministério responsável diretamente para as prefeituras. O futuro projeto já conta com o apoio do prefeito Ronaldo Dimas. “Hoje, já há o controle interno das prefeituras, há controle do TCE (Tribunal de Contas do Estado), do TCU (Tribunal de Contas da União), da Controladoria Geral da União e tudo sujeito a eventual atuação do MPF (Ministério Público Federal). Não precisamos de excesso de fiscalização. Temos que facilitar a realização das obras, das ações em prol da população”, salientou Ronaldo Dimas.

Visitas

Além dessa reunião em Araguatins, Tiago Dimas ainda aproveitou o recesso parlamentar e deu prosseguimento à série de visitas que vêm fazendo aos municípios tocantinenses. No Bico do Papagaio encontrou apoiadores de campanha, como o deputado estadual Fabion Gomes, a vice-prefeita de Nazaré, Iêda Barros, e vereadores de Tocantinópolis e Luzinópolis, que intermediaram encontro junto aos prefeitos Paulinho do Bonifácio e Gustavo Nonato, respectivamente, onde discutiram as principais demandas dos municípios, uma vez que o deputado já tem buscado a liberação de recursos para as cidades.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Polícia e MP novamente na cola de Júlio. Agora, suspeita é de corrupção eleitoral e peculato com uso de retroescavadeira

Publicado

em

Após uma denúncia anônima, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Civil do Tocantins apreenderam nesta segunda-feira, 19, uma máquina retroescavadeira que pertence ao município de Augustinópolis sendo utilizada em uma propriedade particular no município de Buriti do Tocantins. O promotor eleitoral da 21ª Zona Eleitoral do Tocantins, Paulo Sérgio de Almeida, e agentes da polícia civil flagraram o momento exato em que o funcionário da Prefeitura de Augustinópolis operava a retroescavadeira para construir um açude na propriedade rural.

De acordo com o promotor Paulo Sérgio de Almeida, as informações iniciais indicam que a retroescavadeira estava na propriedade particular desde o último domingo, 18, e que a autorização para a realização do serviço irregular teve motivações eleitoreiras. O atual prefeito é candidato a reeleição.

Estão sendo apurados os crimes de corrupção eleitoral e peculato. O operador da retroescavadeira já passou pela oitiva do Ministério Público. A Promotoria Eleitoral está levantando todas as informações para analisar as medidas judiciais cabíveis ao caso. (Luiz Melchiades)

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: 15ª morte por Covid-19 é oficializada

Publicado

em

Xambioá, no Bico do Papagaio, registrou sua 15ª vítima pela Covid-19. A informação foi confirmada no Boletim epidemiológico da Secretaria de estado da Saúde, desta segunda, dia 19.

A vítima é um homem de 72 anos, com diabetes. Ele morreu neste domingo, 18, no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Com modelo de parceria inovador, Complexo de Delegacias começa a ser construído

Publicado

em

Foi iniciada em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, as obras para construção do Complexo de Delegacias da Polícia Civil.

A obra é resultado de parceria envolvendo órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, local e estadual.

O projeto começou a ser rascunhado no final de 2018. No início de 2019, a Prefeitura Municipal realizou a doação da área para construção. Já no final de 2019, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, se reuniu com os deputados estaduais para tratar da construção do Complexo de Delegacias da Polícia Civil e solicitar a destinação de recursos para a obra.

O Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Augustinópolis vai abrigar a 12ª Delegacia de Polícia Civil, a 13ª Delegacia de Polícia Civil e a 2ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Vulneráveis (Deamv);

A licitação para construção do Complexo não teve previsão de lucro (BDI), sendo que a empresa vencedora vai realizar a construção da obra pública apenas e tão-somente com fins sociais. No valor da obra, foram descontados os valores referentes à utilização parcial da mão de obra voluntária dos presos, tendo como contrapartida o direito à remissão de pena, em observância aos fins educativos, produtivos e ressocializadores do trabalho.

Essa será a primeira Delegacia de Polícia Civil do Tocantins construída com essa forma de convênio entre a Polícia Civil e os outros poderes, instituições e particulares.

Continue lendo
publicidade Bronze